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Critérios Gerais de Avaliação

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Critérios Gerais de Avaliação

2023/2024 – Informação atualizada.

O currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, deve garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuem para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Decreto-Lei n.º 55 de 2018, de 6 de julho de 2018

 

O presente documento define os critérios gerais de avaliação para o Colégio Helen Keller, os quais constituem referenciais comuns para toda a comunidade escolar e a partir dos quais se definem os critérios específicos por ciclo, ano e disciplina. Em qualquer dos casos, é sempre valorizado o domínio de atitudes e valores (que, na nossa escola, representa um domínio de grande relevância) e o domínio de conhecimentos e capacidades.
Na educação pré-escolar, a avaliação assume um caracter essencialmente formativo e são alvo de avaliação quer as atitudes e valores, quer as competências definidas nas metas de aprendizagem. Os diferentes itens avaliados refletem-se nos parâmetros “não adquiriu”, “a desenvolver” ou “adquiriu”.

1. Modalidades de avaliação

A avaliação divide-se em três modalidades, cada uma com as suas especificidades e finalidades:

  • Avaliação Diagnóstica – pretende aferir os conhecimentos prévios que os alunos já têm relativamente a um determinado conteúdo ou conjunto de conteúdos. É com base nesta primeira avaliação que o professor poderá ajustar a sua planificação de modo a ir ao encontro das reais necessidades e potencialidades dos seus alunos.
  • Avaliação Formativa – é a modalidade preferencial de avaliação uma vez que pretende fornecer elementos concretos acerca da evolução individual dos alunos, ajudando a organizar o seu percurso académico. É a avaliação que ocorre de forma contínua e permanente, em todas as aulas, em todas as circunstâncias.
  • Avaliação sumativa – é a que confere uma menção/ classificação ao aluno. É, por defeito, a modalidade aplicada no final de cada período letivo e de cada ano e que prevê a transição ou retenção do aluno.

2. Instrumentos de avaliação
A avaliação feita pelo professor é sustentada em diferentes instrumentos de recolha de informação que podem variar de acordo com o contexto, o aluno, o tema a trabalhar, a disciplina…

Podendo existir outros, apresentam-se, de seguida, os mais frequentes:

  • Grelhas de registo
  • Listas de verificação
  • Rubricas
  • Fichas de trabalho/ testes
  • Portfolio
  • Auto e hétero avaliação

3. Nomenclatura
Todos os trabalhos realizados deverão obedecer à seguinte escala/ nomenclatura:

0 – 19 Muito insuficiente Nível 1
20 – 45 Insuficiente Nível 2
46 – 49 Insuficiente mais Nível 2
50 – 55 Suficiente menos Nível 3
56 – 69 Suficiente Nível 3
70 – 89 Bom Nível 4
90 – 97 Muito bom Nível 5
98 – 100 Excelente Nível 5