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Critérios Gerais de Avaliação
O currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, deve garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuem para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Decreto-Lei n.º 55 de 2018, de 6 de julho de 2018
O presente documento define os critérios gerais de avaliação para o Colégio Helen Keller, os quais constituem referenciais comuns para toda a comunidade escolar e a partir dos quais se definem os critérios específicos por ciclo, ano e disciplina. Em qualquer dos casos, é sempre valorizado o domínio de atitudes e valores (que, na nossa escola, representa um domínio de grande relevância) e o domínio de conhecimentos e capacidades.
Na educação pré-escolar, a avaliação assume um caracter essencialmente formativo e são alvo de avaliação quer as atitudes e valores, quer as competências definidas nas metas de aprendizagem. Os diferentes itens avaliados refletem-se nos parâmetros “não adquiriu”, “a desenvolver” ou “adquiriu”.
1. Modalidades de avaliação
A avaliação divide-se em três modalidades, cada uma com as suas especificidades e finalidades:
- Avaliação Diagnóstica – pretende aferir os conhecimentos prévios que os alunos já têm relativamente a um determinado conteúdo ou conjunto de conteúdos. É com base nesta primeira avaliação que o professor poderá ajustar a sua planificação de modo a ir ao encontro das reais necessidades e potencialidades dos seus alunos.
- Avaliação Formativa – é a modalidade preferencial de avaliação uma vez que pretende fornecer elementos concretos acerca da evolução individual dos alunos, ajudando a organizar o seu percurso académico. É a avaliação que ocorre de forma contínua e permanente, em todas as aulas, em todas as circunstâncias.
- Avaliação sumativa – é a que confere uma menção/ classificação ao aluno. É, por defeito, a modalidade aplicada no final de cada período letivo e de cada ano e que prevê a transição ou retenção do aluno.
2. Instrumentos de avaliação
A avaliação feita pelo professor é sustentada em diferentes instrumentos de recolha de informação que podem variar de acordo com o contexto, o aluno, o tema a trabalhar, a disciplina…
Podendo existir outros, apresentam-se, de seguida, os mais frequentes:
- Grelhas de registo
- Listas de verificação
- Rubricas
- Fichas de trabalho/ testes
- Portfolio
- Auto e hétero avaliação
3. Nomenclatura
Todos os trabalhos realizados deverão obedecer à seguinte escala/ nomenclatura:
0 – 19 | Muito insuficiente | Nível 1 |
20 – 45 | Insuficiente | Nível 2 |
46 – 49 | Insuficiente mais | Nível 2 |
50 – 55 | Suficiente menos | Nível 3 |
56 – 69 | Suficiente | Nível 3 |
70 – 89 | Bom | Nível 4 |
90 – 97 | Muito bom | Nível 5 |
98 – 100 | Excelente | Nível 5 |