Plano Anual de Atividades

2021/2022

Plano Anual de Atividades

Documento de planeamento que define as atividades a desenvolver.

2021/2022 – Documento atualizado!

Introdução

“Crianças Felizes”

O Plano Anual de Atividades (PAA) do Colégio Helen Keller constitui um dos instrumentos de autonomia, previstos na alínea c) do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, que aprova o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.

O Plano Anual de Atividades assume-se como um dos documentos de planeamento, que define os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades e que procede à identificação dos recursos necessários à sua execução, conforme estabelecido na alínea D) do ponto 1 do artigo 9.º, do mesmo diploma. Nos termos do art.º 9.º, n.º 1, do Decreto-lei n.º 137/2012, de 2/7, o Plano Anual de Atividades (PAA) constitui um dos instrumentos de autonomia, devendo definir ações a desenvolver ao longo do ano que se harmonizem com a política educativa constante nos documentos orientadores nacionais e contextuais.

O documento que aqui se apresenta assume-se também como um instrumento de desenvolvimento do currículo, pretendendo as suas propostas, de forma coerente e integradora, obter uma motivação dos alunos para as aprendizagens curriculares, aumentando os seus níveis de interesse, apelando à sua participação na vida da escola e estimulando o exercício da criatividade.

No geral, pretende-se alargar os horizontes dos jovens nos planos curricular, cultural, desportivo e cívico, processo que permitirá ao Colégio Helen Keller prestar à comunidade em que se insere um serviço educativo de grandíssima qualidade.

Objetivos / Metas

O Plano Anual de Atividades (PAA) operacionaliza o Projeto Educativo (PE) numa lógica de curto prazo (ano letivo), constituindo o Plano que mais se aproxima da consecução do Projeto Educativo, programando atividades a realizar de acordo com as prioridades definidas no Conselho Pedagógico. É considerado como elemento decisivo na afetação de meios, nos seus aspetos humano, material e financeiro.

A diversidade de estratégias delineadas dá corpo à ideia central de que, o papel da Escola está muito longe de se esgotar dentro da sala de aula e de que a aprendizagem, nas suas diversas vertentes, pode e deve ocorrer sob as mais variadas formas e em diferentes contextos, por forma a enriquecer o processo ensino/ aprendizagem.

Nestes pressupostos, são objetivos do Plano Anual de Atividades os seguintes artigos:

a). Garantir as condições necessárias para a existência de um clima de trabalho e de convivência que permita o cumprimento de todos os objetivos;

b). Assegurar mecanismos que envolvam a inovação de práticas pedagógicas;

c). Promover a exigência e rigor nas práticas pedagógicas;

d). Incluir objetivos de Educação Cívica no desenvolvimento das várias disciplinas;

e). Assegurar a formação escolar prevista para os diferentes ciclos e anos, tendo em conta os interesses e caraterísticas dos alunos, o seu contexto cultural e social;

f). Criar condições que possibilitem a realização de atividades lúdicas de ocupação dos tempos livres que constituam um desafio cognitivo, estético e ético;

g). Promover uma atmosfera de convívio e de cooperação, viabilizando o desenvolvimento interpessoal;

h). Promover a valorização da Escola como local privilegiado de trabalho, criação e investigação;

i). Criar espaços de debate e reflexão, promotores da partilha de experiências e saberes;

j). Proporcionar a aquisição de saberes essenciais construídos a partir de uma forte intervenção do sujeito;

k). Proporcionar uma maior e melhor motivação para as aprendizagens;

l). Estimular a capacidade reflexiva, valorizando o saber e o espírito crítico;

m). Desenvolver capacidades de aprendizagem autónomas;

n). Desenvolver estratégias de ensino conducentes a aprendizagens significativas, valorizando a teoria e a prática;

o). Fomentar o gosto por uma constante atualização de conhecimentos;

p). Privilegiar o desenvolvimento de competências e a capacidade de adaptação a novas situações;

q). Incentivar a autodisciplina, persistência e trabalho;

r). Promover uma relação pedagógica mais estimulante, a fim de integrar todos os alunos e melhorar as suas aprendizagens;

s). Fomentar um clima de diálogo e de reflexão, com vista à resolução dos diferentes tipos de problemas;

t). Desenvolver o conhecimento e o apreço pelos valores caraterísticos da identidade, língua, história e cultura portuguesas;

u). Promover a segurança e higiene na escola;

v). Possibilitar uma participação ativa dos Pais/ Encarregados de Educação na vida escolar;

w). Fomentar o empenho recíproco entre a Escola e a Família de modo a permitir interações harmoniosas;

Organização das atividades

As atividades que constam do presente documento são descritas de acordo com os dinamizadores, os destinatários, a calendarização e o local onde serão realizadas devendo ser articuladas com as atividades a desenvolver com o currículo das disciplinas envolvidas, bem como a possível ligação aos diferentes projetos da escola. Para dar resposta e cumprir as orientações do Conselho Pedagógico, atividades que integram o Plano Anual de Atividades devem estar assentes no currículo e planeadas de forma articulada, possuindo, tanto quanto possível, uma natureza ampla e interdisciplinar. Assim deverá espelhar na sua matriz os objetivos que o cumprem.

Pela diversidade de origens dos contributos que o integram, o Plano Anual de Atividades constitui um documento aglomerador, capaz de promover a aproximação e a articulação entre ciclos e níveis de ensino, e de envolver os diferentes membros da nossa Comunidade Escolar em torno de objetivos e metas comuns.

Ao longo do ano letivo, é também proposto um leque diversificado de atividades educativas integrando, numa dimensão interativa, o aprofundamento e valorização dos conhecimentos e competências lecionados, nas várias áreas disciplinares, através de atividades extracurriculares, tais como: visitas de estudo, exposições, festas/comemorações, concursos, ações de formação, campanhas de sensibilização ambiental e jornadas desportivas.

DATA
ATIVIDADE
OBJETIVOS
DINAMIZADOR
PÚBLICO-ALVO
AVALIAÇÃO
02 de setembro de

2021

 

– Receção aos novos alunos – Iniciar o novo aluno letivo;

– Sensibilizar os novos alunos para as rotinas e espaços da escola.

Coordenadora do JI / Educadoras Alunos do JI Relatório da Atividade
15 de outubro de

2021

– Dia da Bengala Branca – Comemorar a data;

– Sensibilizar os alunos para as limitações dos seus colegas cegos.

Coordenadora do JI /Educadoras/Auxiliares Educativas Alunos do JI Relatório da Atividade
26 de outubro de

2021

– Dia das Bruxas – Comemorar a data;

– Desenvolver a imaginação através de tradições e símbolos do Dia das Bruxas.

Coordenadora do JI /Educadoras/Auxiliares Educativas Alunos do JI Relatório da Atividade
11 de novembro de

2021

 

– Dia de São Martinho – Comemorar a data. Coordenadora do JI /Educadoras/Auxiliares Educativas Alunos do JI Relatório da Atividade
19 de novembro de

2021

– Dia do Pijama – Angariar de fundos e sensibilização às necessidades das crianças mais desfavorecidas. Coordenadora do JI /Educadoras/Auxiliares Educativas Alunos do JI Relatório da Atividade
17 de dezembro de

2021

 

– Festa de Natal – Celebrar a quadra natalícia;

– Promover o convívio entre todos os elementos da comunidade escolar.

Comunidade Escolar Comunidade Escolar Relatório da Atividade
06 de janeiro de

2022

 

– Dia de Reis – Compreender o significado da data e a sua relação com o Natal. Coordenadora do JI /Educadoras/Auxiliares Educativas Alunos do JI Relatório da Atividade
25 de fevereiro de

2022

 

– Carnaval – Comemorar a data;

– Desenvolver a imaginação através de tradições de Carnaval.

Coordenadora do JI /Educadoras/Auxiliares Educativas Alunos do JI Relatório da Atividade
21 março de

2022

 

– Dia da Árvore – Comemorar a data. Secção Cultural/Alunos do JI/Educadoras/ Auxiliares Educativas Comunidade Escolar Relatório da Atividade
01 de abril de

2022

 

– Páscoa – Comemorar a data. Coordenadora do JI /Educadoras/Auxiliares Educativas Alunos do JI Relatório da Atividade
13 de maio de

2022

 

– Dia da Família – Proporcionar atividades entre as famílias e a comunidade escolar.

 

Coordenadora do JI /Educadoras/Auxiliares Educativas Alunos do JI/Pais/Comunidade Escolar Relatório da Atividade
01 de junho de

2022

 

– Dia Mundial da Criança

– Viagem de final de ano – “Monte Selvagem”

– Proporcionar um dia de atividades diferentes.

– Convívio entre todas as salas do jardim de infância.

Coordenadora do JI /Educadoras/Auxiliares Educativas Alunos do JI Relatório da (s) Atividade (s)
Junho de

2022

 

– Viagem de Finalistas – Comemorar o fim de um ciclo. Coordenadora do JI /Educadoras/Auxiliares Educativas Alunos do JI

(5anos)

Relatório da Atividade
1 de julho de

2022

– Festa Final de Ano/Arraial. – Convívio entre toda a Comunidade Escolar. Toda a Comunidade Escolar Comunidade Escolar Relatório da Atividade
4 de julho

2022

– Atividade de Praia – Convívio entre a comunidade escolar

-Proporcionar novas experiências

Coordenadora do JI /Educadoras/Auxiliares Educativas Alunos do JI Relatório da Atividade
DATA
ATIVIDADE
OBJETIVOS
DINAMIZADOR
PÚBLICO-ALVO
AVALIAÇÃO
10 de setembro de 2021

 

– Receção aos alunos. – Dar a conhecer a todos os alunos o espaço da escola;

– Sensibilizar os alunos para novos espaços;

– Desenvolver entre as crianças, o espírito de interajuda;

– Dar a conhecer a história da vida de Helen Keller

– Incutir nas crianças os aspetos mais importantes de convivência de dia a dia e despertar para uma nova realidade.

Professoras do 1.º Ciclo Alunos do 1.º ciclo Relatório da Atividade
Outubro de 2021 – Visita ao Zoo – Educar e consciencializar os alunos para os problemas das espécies e do ambiente;

– Desenvolver a consciência do valor insubstituível da natureza;

– Promover a mensagem da conservação ao público escolar, garantindo que as gerações futuras apostem e acreditem na importância da conservação da bio diversidade do planeta.

Professoras do 1.º, 2.º e 3.º anos Alunos do 1.º, 2.º e 3.º anos Relatório da Atividade
outubro -Festival Big Bang -Sensibilizar os alunos para os meios artístico como uma forma de expressão. Professoras de 3.º ano Alunos do 3.º anos Relatório da Atividade
6 de outubro de

2021

– Dia do Animal – Sensibilizar os alunos para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies;

– Mostrar a importância dos animais na vida das pessoas;

– Celebrar a vida animal em todas as suas vertentes.

Coordenadora do 1.º Ciclo e Coordenadora da Educação Especial Alunos do 1.º ciclo Relatório da Atividade
15 de outubro de

2021

– Dia da Bengala Branca – Sensibilizar os alunos para as dificuldades que os colegas cegos manifestam relativamente ao espeço que os rodeia;

– Vivenciar as dificuldades reais do dia-a-dia quando se é portador de deficiência visual;

– Fomentar o espírito de entre ajuda.

 

Professoras do 1.º Ciclo e Técnica de Orientação e Mobilidade Alunos do 1.º ciclo Relatório da Atividade
26 de outubro de

2021

– Halloween – Comemorar um dia tipicamente anglo-saxónico;

– Experimentar diversas atividades alusivas à data;

– Explorar personagens fictícias, através da interação com os pares.

Professoras do 1.º Ciclo Alunos do 1.º ciclo Relatório da Atividade
11 de novembro de

2021

 

– Dia de São Martinho – Comemorar o dia de São Martinho. Professoras do 1.º Ciclo / Auxiliares de ação educativa Alunos do 1.º ciclo Relatório da Atividade
19 de novembro de 2021 – Dia do Pijama – Promover atitudes e valores de solidariedade.

 

Professoras do 1.º Ciclo Alunos do 1.º ciclo Relatório da Atividade
Dezembro de 2021 – Ida ao TIL – Teatro Infantil de Lisboa – Assistir a uma peça de teatro, desenvolvendo o espírito crítico;

– Contactar com diferentes formas de arte;

– Alargar o conceito de arte, viabilizando diversos trabalhos posteriores em contexto de escola.

Professoras do 3.º e 4.º anos Alunos do 3.º e 4.º anos Relatório da Atividade
17 de dezembro de 2021 – Festa de Natal – Celebrar a quadra natalícia;

– Exaltar valores e atitudes moralmente corretas;

– Promover o convívio e a partilha entre os elementos da comunidade escolar.

Comunidade Escolar Comunidade Escolar Relatório da Atividade
Janeiro de

2022

– Plano 6 – “Os meus melhores amigos” – Assistir a uma peça de teatro, desenvolvendo o espírito crítico;

– Contactar com diferentes formas de arte;

– Alargar o conceito de arte, viabilizando diversos trabalhos posteriores em contexto de escola.

Professoras de 1.º, 2.º e 4.º anos Alunos do 1.º, 2.º e 3.º  anos Relatório da Atividade
Fevereiro de

2022

– Convento dos Capuchos – Enriquecer os conhecimentos dos alunos. Professoras do 3.º ano Alunos do 3.º ano Relatório da Atividade
14 de fevereiro de 2022 – Dia de São Valentim/Dia da Amizade – Promover a amizade, o respeito mútuo;

– Desenvolver a afetividade, autoestima, empatia…

Professoras do 1.º Ciclo Alunos do 1.º ciclo Relatório da Atividade
25 de fevereiro de 2022 – Carnaval – Comemorar o Carnaval;

– Explorar personagens fictícias, através da interação com os pares;

– Promover a socialização e valores de cidadania;

– Valorizar a criatividade;

– Desenvolver o espírito de desafio e crítico;

– Explorar temas da área de projeto, realizando desta forma a transversalidade do currículo.

Professoras do 1.º Ciclo Alunos do 1.º ciclo Relatório da Atividade
Março de

2022

– Parque de Monserrate – Enriquecer o conhecimento dos alunos; Professoras do 3.º ano Alunos do 3.º ano Relatório da Atividade
14 a 18 de março de 2022 – Semana da Leitura – Mobilizar saberes de diferentes áreas curriculares;

– Cooperar com os outros em tarefas e projetos comuns;

– Dialogar com um escritor/ilustrador.

Professoras do 1.º Ciclo Alunos do 1.º ciclo Relatório da Atividade
22 de março de

2022

– Dia Mundial da Árvores + Dia Eco-Escolas|Galardão – Sensibilizar os alunos para a importância das árvores no nosso planeta;

– Promover a educação ambiental;

– Sensibilizar os alunos para a valorização dos espaços verdes;

– Premiar a Escola/Comunidade escolar pelo trabalho realizado (a nível ambiental) ao longo do ano transato

Professoras do 1.º Ciclo / Secção Cultural Comunidade Escolar Relatório da Atividade
25 de março de

2022

– Jardim Zoológico de Lisboa – Conhecer os animais e o seu habitat;

– Desenvolver conhecimentos sobre os animais.

Professoras do 4.º ano Alunos do 4.º ano Relatório da Atividade
22 de abril de

2022

– Lisbon Story Center – Aumentar os conhecimentos sobre a História de Portugal Professoras do 4.º ano Alunos do 4.º ano Relatório da Atividade
Maio de

2022

– Tapada de Mafra – Educar e consciencializar os alunos para os problemas das espécies e do ambiente;

– Desenvolver a consciência do valor insubstituível da natureza.

Professoras do 1.º e 2.º anos Alunos do 1.º e 2.º anos Relatório de Atividade
14 de maio de

2022

 

– Dia da Família – Convívio entre pais e filhos;

– Partilhar trabalhos realizados pelos filhos.

Comunidade Escolar Comunidade Escolar Relatório da Atividade
01 de junho de 2022 – Dia da Criança – Festejar o Dia Mundial da Criança;

– Promover o contacto entre as diferentes turmas do 1º ciclo;

– Proporcionar atividades lúdicas e ligadas ao desporto.

Professoras do 1.º Ciclo Alunos do 1.º ciclo Relatório da Atividade
Junho de

2022

– Campo Aventura – Desenvolver a autonomia;

– Partilhar vivências;

– Socializar com os colegas e professores;

– Participar em atividades físicas.

Professoras do 1.º, 2.º e 3.º anos Alunos do 1.º, 2.ºe 3.º anos Relatório de Atividade
16 e 17 de junho de 2022 Professoras do 4.º ano Alunos do 4.º ano
01 julho de

2022

– Arraial Final de Ano – Celebrar o final do ano letivo

Promover o convívio entre toda a Comunidade Escolar.

Comunidade Escolar Comunidade Escolar Relatório da Atividade
DATA
ATIVIDADE
OBJETIVOS
DINAMIZADOR
PÚBLICO-ALVO
AVALIAÇÃO
10 de setembro de 2021 – Receção aos alunos – Incutir nas crianças os aspetos mais importantes de convivência de dia a dia e despertar para uma nova realidade. Professores dos 2.º/3º Ciclos Alunos dos 2.º/3º ciclos Relatório da Atividade
24 de setembro de 2021 – Jardim Zoológico – Promover a consciencialização da diversidade de seres vivos, do seu meio e dos seus ecossistemas;

– Promover o reconhecimento e cumprimentos de regras sociais

Professora Sara Grande Alunos da Sala Aventura Relatório da Atividade
Outubro de

2021

– Canguru Matemático sem Fronteiras – Desenvolver a curiosidade e o gosto pela matemática;

– Promover o estudo da matemática;

– Desenvolver a auto-confiança necessária para analisar e resolver situações problemáticas;

– Realizar atividades lúdicas de matemática;

– Resolver problemas e desafios matemáticos.

Professora Alessandra Reis

Professora Susana Guerra

Professora Vera Carvalho

Alunos do 2.º Ciclo Relatório da Atividade
01 de outubro de 2021 – Dia Mundial da Música – Conhecer um exemplo de poesia tradicional e aspetos do folclore ingleses Professor Pedro Coragem Alunos do 3.º Ciclo Relatório da Atividade
15 de outubro de

2021

– Dia da Bengala Branca – Sensibilizar os alunos para as dificuldades que os colegas cegos manifestam relativamente ao espaço que os rodeia; Coordenação dos Diretores de Turma e Técnica de Orientação e Mobilidade Alunos dos 2.º/3º ciclos e Sala Aventura Relatório da Atividade
26 de outubro de

2021

– Halloween:

Concurso de desenho Creeping Mirrors;

Concurso de decoração das salas de aula com motivos alusivos ao tema;

Concurso de decoração de abóboras realizada pelos alunos e famílias

– Assinalar uma tradição tipicamente anglo-saxónica Professor Luís Almeida

Professor Pedro Coragem

Alunos dos 2.º/3º ciclos e Sala Aventura Relatório da Atividade
Novembro de

2021

– Planetário – Fazer a ligação entre o conhecimento teórico e prático;

– Aumentar a motivação dos alunos pela Ciência;

– Aprofundar conhecimentos através da realização de experiências e jogos feitos pelos alunos;

– Proporcionar momentos de convívio entre alunos e professores.

Professor Carlos Santos

Professora Rita Lourenço

Alunos do 7.º ano Relatório da Atividade
Novembro de

2021

– Dia da Ciência – Fazer a ligação entre o conhecimento teórico e prático;

– Aumentar a motivação dos alunos pela Ciência;

– Aprofundar conhecimentos através da realização de experiências e jogos feitos pelos alunos;

– Proporcionar momentos de convívio entre alunos e professores.

Professor Carlos Santos

Professora Rita Lourenço

Professora Vera Carvalho

Alunos dos 2.º/3º ciclos Relatório da Atividade
11 de novembro de

2021

 

– Dia de São Martinho – Comemorar o dia de São Martinho. Auxiliares de ação educativa Alunos dos 2.º/3º ciclos e Sala Aventura Relatório da Atividade
19 de novembro de 2021 – Dia do Pijama – Promover atitudes e valores de solidariedade.

 

Professores dos 2.º/3º Ciclos Alunos dos 2.º/3º ciclos e Sala Aventura Relatório da Atividade
Dezembro de

2021

– Sessão de Jornalismo – Aprofundar os conhecimentos sobre o tema. Professora Sandra Robalo Alunos do 8.º e 9.º anos Relatório da Atividade
15 de dezembro de 2021 – Corta-Mato Escolar – Promover o convívio entre toda a comunidade escolar;

– Incentivar a prática e prazer da corrida;

– Melhorar a capacidade cardiorrespiratória;

– Adaptar o organismo aos esforços prolongados com intensidade moderada.

Professor Fernando Vaz

Professor Frederico Franco

Professor Vasco Branco

Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Relatório da Atividade
17 de dezembro de 2021 – Festa de Natal – Celebrar a quadra natalícia;

– Exaltar valores e atitudes moralmente corretas;

– Promover o convívio e a partilha entre os elementos da comunidade escolar.

Comunidade Escolar Comunidade Escolar Relatório da Atividade
Janeiro de

2022

– Peça de Teatro: “O Príncipe Nabo – Aprofundar os conhecimentos de textos literários estudados;

– Promover o gosto pelo Teatro.

Professora Maria do Carmo Alunos do 5.º ano Relatório da Atividade
Janeiro de

2022

– Peça de Teatro: “Leandro, o Rei da Helíria” – Aprofundar os conhecimentos de textos literários estudados;

– Promover o gosto pelo Teatro.

Professora Margarida Ervedosa

Professora Maria Tomas

Alunos do 7.º ano Relatório da Atividade
Janeiro de

2022

– Apresentação do Episódio: “O Adamastor” – Aprofundar os conhecimentos de textos literários estudados;

– Promover o gosto pelo Teatro.

Professora Sandra Robalo Alunos do 9.º ano Relatório da Atividade
Fevereiro de 2022 – Visita aos Jardins da Embaixada francesa (Palácio de Santos) – Promover o gosto pela cultura francesa. Professora Margarida Ervedosa Alunos do 3.º Ciclo Relatório da Atividade
Fevereiro de

2022

– Sessão de Snoezelan – Proporcionar momentos de relaxamento e bem-estar;

– Estimular os sistemas propriocetivo; auditivo; vestibular, visual e tátil

Professora Sara Grande Alunos da Sala Aventura Relatório da atividade
Fevereiro de

2022

– Pavilhão do Conhecimento/Exposição ou Atividade ligada à disciplina – Fazer a ligação entre o conhecimento teórico e prático;

– Aumentar a motivação dos alunos pela Ciência;

– Aprofundar conhecimentos através da realização de experiências e jogos feitos pelos alunos;

– Proporcionar momentos de convívio entre alunos e professores.

Professora Vera Carvalho Alunos do 6.º ano Relatório da Atividade
14 de fevereiro de 2022 Valentine’s Day: elaboração de mural com mensagens em inglês para os alunos da escola – Promover a amizade, o respeito mútuo;

– Desenvolver a afetividade, autoestima, empatia…

Professor Luís Almeida

Professor Pedro Coragem

Alunos dos 2.º e 3.º ciclos Relatório da Atividade
16 de fevereiro de

2022

– MegaSprinter – Promover o gosto pelo Atletismo;

– Desenvolver processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no quotidiano;

– Participar ativamente, procurando o êxito individual.

Professor Fernando Vaz

Professor Frederico Franco

Professor Vasco Branco

Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Relatório da Atividade
25 de fevereiro de 2022 – Carnaval – Comemorar o Carnaval;

– Explorar personagens fictícias, através da interação com os pares;

– Promover a socialização e valores de cidadania;

– Valorizar a criatividade;

Coordenação dos Diretores de Turma Alunos dos 2.º e 3.º ciclos e Sala Aventura Relatório da Atividade
Março de

2022

– Peça de Teatro: “O Ulisses” – Aprofundar os conhecimentos de textos literários estudados;

– Promover o gosto pelo Teatro.

Professora Maria Tomas Alunos do 6.º ano Relatório da Atividade
Março de

2022

– Viver e contar: Histórias de Guerra e Paz.

– Apresentação das figuras Anne Frank, Filipovic e Malala Jousafzai

– Aprofundar os conhecimentos de textos literários estudados;

 

Professora Sandra Robalo Alunos do 8.º ano Relatório da Atividade
Março de

2022

– SuperTmatik de História – Divulgar e motivar para a vertente mais lúdica da História;

– Promover o trabalho em equipa e, simultaneamente salutar a competitividade entre alunos

Professor António Marques

Professor Vítor Marquês

Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos Relatório da Atividade
Março de

2022

– Torneio Inter-Turmas – Promover o desenvolvimento psico-motor;

– Contactar com jogos coletivos;

– Estimular a cooperação em jogos lúdicos e atividades integradas;

– Incentivar o espírito desportivo e fair-play.

Professor Fernando Vaz

Professor Frederico Franco

Professor Vasco Branco

Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Relatório da Atividade
Março de

2022

– Parque Natural ou Área Protegida – Fazer a ligação entre o conhecimento teórico e prático;

– Aumentar a motivação dos alunos pela Ciência;

– Aprofundar conhecimentos através da realização de experiências e jogos feitos pelos alunos;

– Proporcionar momentos de convívio entre alunos e professores.

Professora Rita Lourenço Alunos do 8.º ano Relatório da Atividade
Março de 2022 – Carsoscópio de Alviela – Fazer a ligação entre o conhecimento teórico e prático;

– Aumentar a motivação dos alunos pela Ciência;

– Aprofundar conhecimentos através da realização de experiências e jogos feitos pelos alunos;

– Proporcionar momentos de convívio entre alunos e professores.

Professora Rita Lourenço

 

Alunos do 7.º ano Relatório da Atividade
Outubro de

2021

– Centro de Ciência Viva – Vila Nova da Barquinha e Castelo de Almourol – Fazer a ligação entre o conhecimento teórico e prático;

– Aumentar a motivação dos alunos pela Ciência;

– Aprofundar conhecimentos através da realização de experiências e jogos feitos pelos alunos;

– Proporcionar momentos de convívio entre alunos e professores.

Professor António Marques

Professora Rita Lourenço

Professora Vera Carvalho

Alunos do 5.º ano Relatório da Atividade
22 de março de

2022

– Dia Mundial da Árvores + Dia

Eco-Escolas|Galardão

– Sensibilizar os alunos para a importância das árvores no nosso planeta;

– Promover a educação ambiental;

– Sensibilizar os alunos para a valorização dos espaços verdes;

– Premiar a Escola/Comunidade escolar pelo trabalho realizado (a nível ambiental) ao longo do ano transato.

Professoras do 1.º Ciclo / Secção Cultural Comunidade Escolar Relatório da Atividade
Abril de

2022

– Semana da Promoção da Leitura – Despertar o interesse pelas línguas e pela literatura;

– Estimular a consciência da diversidade cultural;

– Promover a ligação escola/cultura

Departamento de Línguas e Ciências Sociais e Humanas Alunos dos 2.º e 3.º ciclos / Comunidade Escolar Relatório da Atividade
Abril de

2022

– SuperTmatik de História – Divulgar e motivar para a vertente mais lúdica da História;

– Promover o trabalho em equipa e, simultaneamente salutar a competitividade entre alunos

Professor António Marques

Professor Vítor Marquês

Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos Relatório da Atividade
De 19 a 22

de abril de 2022

– Semana da Educação Física – Alertar a comunidade escolar para a importância da atividade física e benefícios para a saúde;

– Promover o contacto com as modalidades de desporto adaptado;

– Incentivar o espírito desportivo e fair-play;

– Observar a evolução dos alunos em competição.

Professor Fernando Vaz

Professor Frederico Franco

Professor Vasco Branco

Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Sala Aventura Relatório da Atividade
Abril de

2022

– Pavilhão do Conhecimento/Museu da Eletricidade – Aprender a interagir com material didático;

– Retirar conclusões com base nas observações realizadas;

– Aumentar a motivação dos alunos para a Ciência;

– Proporcionar momentos de convívio entre alunos e professores.

Professor Carlos Santos

Professora Rita Lourenço

Alunos do 9.º ano Relatório da Atividade
Abril de

2022

– Quinta Pedagógica dos Olivais – Participar nas atividades diárias e próprias de uma quinta (ex: lavoura, horta e pomares, tarefas do dia a dia dos animais domésticos, compostagem); Professora Sara Grande Alunos da Sala Aventura Relatório da Atividade
Maio de

2022

 

– Museu da Farmácia – Aprender a interagir com material didático;

– Retirar conclusões com base nas observações realizadas;

– Aumentar a motivação dos alunos para a Ciência;

– Proporcionar momentos de convívio entre alunos e professores.

Professor Carlos Santos

Professora Rita Lourenço

Alunos do 8.º ano Relatório da Atividade
Maio de 2022 – SuperTmatik Cálculo Mental e Quis Matemática – Motivar a aprendizagem e o gosto pela matemática;

– Promover a vertente mais lúdicas da matemática;

– Promover o trabalho de equipa e, simultaneamente, a salutar competitividade entre alunos.

Professora Alessandra Reis

Professora Susana Guerra

Professora Vera Carvalho

Alunos do 2.º Ciclo Relatório da Atividade
Maio de 2022 – Mundial Quatar 2020 – Promover o desenvolvimento psico-motor;

– Contactar com jogos coletivos;

– Estimular a cooperação em jogos lúdicos e atividades integradas;

– Incentivar o espírito desportivo e fair-play.

Professor Fernando Vaz

Professor Frederico Franco

Professor Vasco Branco

Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Relatório da Atividade
01 de junho de

2022

– Dia da Criança – Festejar o Dia Mundial da Criança;

– Promover o contacto entre as diferentes turmas;

– Proporcionar atividades lúdicas.

Diretores de Turma Alunos dos 2.º e 3º Ciclos Relatório da Atividade
03 de junho de 2

022

– Dia do Mérito Desportivo – Promover o convívio entre toda a comunidade escolar;

– Reconhecer o mérito desportivo dos alunos.

Professor Fernando Vaz

Professor Frederico Franco

Professor Vasco Branco

Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos
21 de junho de

2022

– Gincana – Promover o convívio entre toda a comunidade do Jardim de Infância;

– Incentivar a prática e prazer da corrida;

– Melhorar a capacidade cardiorrespiratória;

– Adaptar o organismo aos esforços prolongados com intensidade moderada.

Professor Fernando Vaz

Professor Frederico Franco

Professor Vasco Branco

Alunos dos 5 anos e do 1.º ano Relatório de Atividade
Junho de

2022

– Museu das Comunicações – Fazer a ligação entre o conhecimento teórico e prático;

– Aumentar a motivação dos alunos pela Ciência;

– Aprofundar conhecimentos através da realização de experiências e jogos feitos pelos alunos;

– Proporcionar momentos de convívio entre alunos e professores.

Professor Carlos Santos

Professora Rita Lourenço

Alunos do 7.º ano Relatório da Atividade
Junho de

2022

– Viagem de final de ano – Promover o convívio entre os alunos da Sala Aventura;

– Enriquecer o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo.

Professora Sara Grande Alunos da Sala Aventura Relatório da Atividades
01 julho de

2022

– Arraial Final de Ano – Celebrar o final do ano letivo

– Promover o convívio entre toda a Comunidade Escolar.

Toda a Comunidade Escolar Toda a Comunidade Escolar Relatório da Atividade
1.º, 2.º e 3.º

Períodos

– Projeto Soundvision – recriação artística e exposição de capas de vinis icónicas – Apropriação cultural de um vasto legado da História da música;

– Integração e reprodução visual de capas de discos icónicos;

– Promover o interesse por diferentes estilos musicais de diferentes épocas.

Professora Alessandra Reis

Professor Luís Almeida

Professor Jorge de Sousa

Professora Margarida Preto

Professor Pedro Coragem

Professora Vanessa Balsinha

Alunos dos 2.º/3º ciclos Relatório da Atividade
1.º, 2.º e 3.º

Períodos

– Saídas regulares à comunidade circundante – Desenvolver a autonomia dos alunos em tarefas de preparação para a vida;

– Desenvolver competências sociais;

– Conhecer o comércio local;

– Conhecer a aplicar regras de segurança rodoviárias;

– Manipular dinheiro em situações reais.

Professora Sara Grande Alunos da Sala Aventura Relatório da Atividade
1.º, 2.º e 3.º

Períodos

– Pôr as mesas no refeitório – Aumentar a autoestima e a valorização pessoal e social, no sentido de promover a autonomia e potencialidades. Professora Sara Grande Alunos da Sala Aventura Relatório da Atividade
1.º, 2.º e 3.º

Períodos

 Goalball – Dar a conhecer aos alunos o desporto adaptado para pessoas com deficiência visual;

Possibilitar aos alunos a realização de jogos com os olhos vendados, utilização de uma bola de guizos e tendo como fator de orientação as linhas do campo em relevo.

Técnica Ana Luísa Carvalho Alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Relatório da Atividade
Avaliação

Para efetuar o acompanhamento e monitorização do Plano Anual de Atividades 2021/2022, em cada trimestre, será elaborado um documento interno de acompanhamento (avaliação trimestral). Após a realização de cada atividade a estrutura proponente deve registar todas as informações relevantes para melhor avaliação do Plano Anual de Atividades.

No final do ano letivo, será elaborado o relatório de avaliação final, que incluirá uma apreciação geral dos resultados atingidos, uma perspetiva sobre a continuidade das atividades mais relevantes e uma reflexão crítica a partir da qual se perspetivará o Plano Anual de Atividades para o ano letivo 2022/2023.

Conclusão

O Plano Anual de Atividades do Colégio Helen Keller abre-se à diversidade de projetos e atividades; propõe sem condicionar e enriquece sem limitar.

Mais do que uma simples listagem, é um conjunto de intenções que, ao ser elaborado, não prevê situações de impedimento à sua concretização. Por outro lado, é um documento aberto à realização de ações e atividades que, não estando previstas no plano inicial, merecem toda a atenção e disponibilidade quer pelo seu interesse pedagógico, quer pelo seu interesse lúdico.

O presente documento, tal como a dinâmica subjacente às múltiplas variáveis do processo educativo, é um documento em aberto, sujeito à construção e revisão permanentes, procurando ser ao mesmo tempo um retrato fiel do contributo, esforço, vontades e ambições de todos os agentes educativos e parcerias que contribuem para melhorar a realidade educativa da nossa escola.

Num contexto mais amplo, as atividades sustentam a filosofia de uma escola que se pretende inclusiva, oferecendo um ensino aberto a todos e que conta com todos.