Secretaria+351 21 301 19 32

(Chamada para a rede fixa nacional)

Plano Anual de Atividades

2023/2024

Plano Anual de Atividades

Documento de planeamento que define as atividades a desenvolver.

Informação atualizada em setembro de 2023.

Introdução

“Crianças Felizes”

O Plano Anual de Atividades (PAA) do Colégio Helen Keller constitui um dos instrumentos de autonomia, previstos na alínea c) do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, que aprova o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.

O Plano Anual de Atividades assume-se como um dos documentos de planeamento, que define os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades e que procede à identificação dos recursos necessários à sua execução, conforme estabelecido na alínea D) do ponto 1 do artigo 9.º, do mesmo diploma. Nos termos do art.º 9.º, n.º 1, do Decreto-lei n.º 137/2012, de 2/7, o Plano Anual de Atividades (PAA) constitui um dos instrumentos de autonomia, devendo definir ações a desenvolver ao longo do ano que se harmonizem com a política educativa constante nos documentos orientadores nacionais e contextuais.

O documento que aqui se apresenta assume-se também como um instrumento de desenvolvimento do currículo, pretendendo as suas propostas, de forma coerente e integradora, obter uma motivação dos alunos para as aprendizagens curriculares, aumentando os seus níveis de interesse, apelando à sua participação na vida da escola e estimulando o exercício da criatividade.

No geral, pretende-se alargar os horizontes dos jovens nos planos curricular, cultural, desportivo e cívico, processo que permitirá ao Colégio Helen Keller prestar à comunidade em que se insere um serviço educativo de grandíssima qualidade.

Objetivos / Metas

O Plano Anual de Atividades (PAA) operacionaliza o Projeto Educativo (PE) numa lógica de curto prazo (ano letivo), constituindo o Plano que mais se aproxima da consecução do Projeto Educativo, programando atividades a realizar de acordo com as prioridades definidas no Conselho Pedagógico. É considerado como elemento decisivo na afetação de meios, nos seus aspetos humano, material e financeiro.

A diversidade de estratégias delineadas dá corpo à ideia central de que, o papel da Escola está muito longe de se esgotar dentro da sala de aula e de que a aprendizagem, nas suas diversas vertentes, pode e deve ocorrer sob as mais variadas formas e em diferentes contextos, por forma a enriquecer o processo ensino/ aprendizagem.

Nestes pressupostos, são objetivos do Plano Anual de Atividades os seguintes artigos:

a). Garantir as condições necessárias para a existência de um clima de trabalho e de convivência que permita o cumprimento de todos os objetivos;

b). Assegurar mecanismos que envolvam a inovação de práticas pedagógicas;

c). Promover a exigência e rigor nas práticas pedagógicas;

d). Incluir objetivos de Educação Cívica no desenvolvimento das várias disciplinas;

e). Assegurar a formação escolar prevista para os diferentes ciclos e anos, tendo em conta os interesses e caraterísticas dos alunos, o seu contexto cultural e social;

f). Criar condições que possibilitem a realização de atividades lúdicas de ocupação dos tempos livres que constituam um desafio cognitivo, estético e ético;

g). Promover uma atmosfera de convívio e de cooperação, viabilizando o desenvolvimento interpessoal;

h). Promover a valorização da Escola como local privilegiado de trabalho, criação e investigação;

i). Criar espaços de debate e reflexão, promotores da partilha de experiências e saberes;

j). Proporcionar a aquisição de saberes essenciais construídos a partir de uma forte intervenção do sujeito;

k). Proporcionar uma maior e melhor motivação para as aprendizagens;

l). Estimular a capacidade reflexiva, valorizando o saber e o espírito crítico;

m). Desenvolver capacidades de aprendizagem autónomas;

n). Desenvolver estratégias de ensino conducentes a aprendizagens significativas, valorizando a teoria e a prática;

o). Fomentar o gosto por uma constante atualização de conhecimentos;

p). Privilegiar o desenvolvimento de competências e a capacidade de adaptação a novas situações;

q). Incentivar a autodisciplina, persistência e trabalho;

r). Promover uma relação pedagógica mais estimulante, a fim de integrar todos os alunos e melhorar as suas aprendizagens;

s). Fomentar um clima de diálogo e de reflexão, com vista à resolução dos diferentes tipos de problemas;

t). Desenvolver o conhecimento e o apreço pelos valores caraterísticos da identidade, língua, história e cultura portuguesas;

u). Promover a segurança e higiene na escola;

v). Possibilitar uma participação ativa dos Pais/ Encarregados de Educação na vida escolar;

w). Fomentar o empenho recíproco entre a Escola e a Família de modo a permitir interações harmoniosas.

Organização das atividades

As atividades que constam do presente documento são descritas de acordo com os dinamizadores, os destinatários, a calendarização e o local onde serão realizadas devendo ser articuladas com as atividades a desenvolver com o currículo das disciplinas envolvidas, bem como a possível ligação aos diferentes projetos da escola. Para dar resposta e cumprir as orientações do Conselho Pedagógico, atividades que integram o Plano Anual de Atividades devem estar assentes no currículo e planeadas de forma articulada, possuindo, tanto quanto possível, uma natureza ampla e interdisciplinar. Assim deverá espelhar na sua matriz os objetivos que o cumprem.

Pela diversidade de origens dos contributos que o integram, o Plano Anual de Atividades constitui um documento aglomerador, capaz de promover a aproximação e a articulação entre ciclos e níveis de ensino, e de envolver os diferentes membros da nossa Comunidade Escolar em torno de objetivos e metas comuns.

Ao longo do ano letivo, é também proposto um leque diversificado de atividades educativas integrando, numa dimensão interativa, o aprofundamento e valorização dos conhecimentos e competências lecionados, nas várias áreas disciplinares, através de atividades extracurriculares, tais como: visitas de estudo, exposições, festas/comemorações, concursos, ações de formação, campanhas de sensibilização ambiental e jornadas desportivas.

DATA ATIVIDADE OBJETIVOS DINAMIZADOR PÚBLICO-ALVO
04 de setembro de 2023 Receção aos novos alunos ·       Receção aos alunos;

·       Abertura do ano letivo.

Educadoras da Creche e Jardim de Infância Crianças do JI
16 a 20 de outubro de 2023 Semana da Educação Inclusiva ·       Sensibilizar a comunidade escolar para o tema da educação inclusiva. Departamento de Educação Especial Crianças e alunos de todos os ciclos
26 de outubro de 2023 Halloween ·       Desenvolver a imaginação através de tradições e símbolos do Halloween. Educadoras da Creche e Jardim de Infância Crianças da Creche e JI
7 e 8 novembro de 2023 Peça de Teatro – “A cor do limão” ·       Criar hábitos de frequência em atividades culturais;

·       Desenvolver a concentração, a criatividade e o imaginário.

Educadoras do Jardim de Infância Crianças do JI
6 a 09 de novembro de 2023 Semana das Línguas ·       Despertar o interesse pelas línguas e pela literatura;

·       Estimular a consciência da diversidade cultural;

·       Promover a ligação escola/cultura.

Departamento de Línguas e Ciências Sociais e Humanas Crianças e alunos de todos os ciclos
10 de novembro  de 2023 Comemoração do Magusto ·       Festejar o dia de S.º Martinho;

·        Promover o contacto entre a escola e as famílias.

Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias

 

15 de novembro de 2023 “Histórias que nascem” ·       Desenvolver a imaginação e criatividade;

·       Desenvolver a concentração

Educadoras do berçário e creche Crianças do berçário e creche
20 de novembro de 2023 Dia do Pijama ·       Angariar fundos e sensibilizar as crianças para necessidades das mais desfavorecidas. Educadoras do Jardim de Infância Crianças do berçário, creche e JI
15 de dezembro de 2023

 

Festa de Natal ·       Celebrar a quadra natalícia;

·       Promover o convívio entre todos os elementos da comunidade escolar.

Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos

 

05 de janeiro de 2024

 

Dia de Reis ·       Compreender o significado da data e a sua relação com o Natal. Educadoras do Jardim de Infância Crianças do berçário, creche e JI
09 de fevereiro de 2024

 

Carnaval ·       Festejar o Carnaval;

·       Desenvolver a imaginação através de tradições de Carnaval.

Educadoras do Jardim de Infância Crianças do berçário, creche e JI
26 de fevereiro a 1 de março de 2024 Semana das Ciências ·       Estimular o interesse dos alunos pela Ciência;

·       Estimular o gosto e o prazer pela aprendizagem das Ciências.

Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC Crianças e alunos de todos os ciclos
De 18 a 22 de  março de 2024 Semana das Artes e do Desporto ·       Alertar a comunidade escolar para a importância da atividade física e benefícios para a saúde;

·       Promover o contacto com as modalidades de desporto adaptado;

·       Incentivar o espírito desportivo e fair-play;

·       Observar a evolução dos alunos em competição.

Departamento de Artes e Educação Física Crianças e alunos de todos os ciclos

 

21 março de 2024

 

Dia Mundial da Árvore

Dia Eco-Escolas | Galardão

 

·       Sensibilizar as crianças para a importância das árvores no nosso planeta. Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos

 

28 de março de 2024 Páscoa ·       Comemorar a época festiva. Educadoras da Creche e Jardim de Infância Crianças do berçário, creche e JI
março de 2024 Peça de Teatro para bebés “Descobrir o Mundo” ·       Aprender através dos sentidos. Educadoras da Creche Crianças da creche
março de 2024 Planetário de Lisboa ·       Experienciar um ambiente diferente de aprendizagem. Educadoras do Jardim de Infância Crianças do JI
17 de abril de 2024 Companhia cinotécnica da Escola Prática da GNR da Ajuda ·       Conhecer a profissão de GNR. Educadoras do Jardim de Infância Crianças do JI
22 a 26 de abril de 2024 Semana da Leitura ·       Mobilizar saberes de diferentes áreas curriculares;

·       Cooperar com os outros em tarefas e projetos comuns;

·       Dialogar com um escritor/ilustrador.

Departamento do 1.º ciclo Crianças e alunos de todos os ciclos
15 de maio de 2024

 

Dia da Família ·       Proporcionar atividades entre as famílias e a comunidade escolar. Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias
03 de junho de 2024 Dia da Criança ·       Proporcionar um dia de atividades diferentes;

·       Convívio entre os alunos dos diferentes ciclos.

Educadoras da Creche e Jardim de Infância Crianças do berçário, creche e JI
De 03 a 07 de junho de 2024 Semana do Brincar ·       Proporcionar um dia de atividades diferentes;

·       Convívio entre os alunos dos diferentes ciclos

Departamento da Creche e Jardim de Infância Crianças e alunos de todos os ciclos
7 de junho de 2024 Ópera para bebés ·       Desenvolver a sensibilidade e a concentração através da música. Educadoras do Berçário Crianças do berçário
7 de junho de 2024 Quinta da Granja ·       Realizar atividades relacionadas com animais. Educadoras da Creche Crianças da creche
12 de junho de 2024 Teatro Cativar

“As Cantigas da Carolina”

·       Recordar algumas cantigas que conhecem através do teatro musical. Educadoras do Jardim de Infância Crianças do JI (3 e 4 anos)
12 de junho de 2024 Viagem de Finalistas – Campo Aventura ·       Comemorar o fim de um ciclo. Educadoras do Jardim de Infância Crianças do JI (5 anos)
de 17 a 27 de junho 2024  Atividade de Praia ·       Convívio entre as crianças;

·       Proporcionar novas experiências.

Educadoras da Creche e Jardim de Infância Crianças do JI
22 de junho de 2024 Sarau das Extracurriculares ·       Promover a divulgação das atividades desenvolvidas ao longo do ano.

 

Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias
28 de junho de 2024 Arraial de Final de Ano ·       Convívio entre toda a Comunidade Escolar. Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias
5 de julho de 2024 Festa de Finalistas ·       Assinalar o término de um ciclo.

 

Educadoras do Jardim de Infância Crianças dos 5 anos e respetivas famílias
DATA ATIVIDADE OBJETIVOS DINAMIZADOR PÚBLICO-ALVO
08 de setembro de 2023

 

Receção aos alunos ·       Dar a conhecer a todos os alunos o espaço da escola;

·       Sensibilizar os alunos para novos espaços;

·       Desenvolver entre as crianças, o espírito de interajuda;

·       Dar a conhecer a história da vida de Helen Keller;

·       Incutir nas crianças os aspetos mais importantes de convivência de dia a dia e despertar para uma nova realidade.

Docentes do 1.º ciclo Alunos do 1.º ciclo
04 de outubro de 2023 Dia do Animal ·       Sensibilizar os alunos para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies;

·       Mostrar a importância dos animais na vida das pessoas;

·       Celebrar a vida animal em todas as suas vertentes.

Docentes do 1.º ciclo Alunos do 1.º ciclo
16 a 20 de outubro de 2023 Semana da Educação Inclusiva ·       Sensibilizar a comunidade escolar para o tema da educação inclusiva. Departamento de Educação Especial Crianças e alunos de todos os ciclos
17 de outubro de 2023 Dia da Alimentação Saudável ·       Sensibilizar os alunos para uma alimentação saudável e variedade de alimentos. Docentes do 1.º ciclo Alunos do 1.º ciclo
26 de outubro de 2023 Halloween ·       Comemorar um dia tipicamente anglo-saxónico;

·       Experimentar diversas atividades alusivas à data;

·       Explorar personagens fictícias, através da interação com os pares.

Docentes do 1.º ciclo Alunos do 1.º ciclo
03 de novembro de 2023 Peça de Teatro: “A Bela Adormecida” ·       Assistir a uma peça de teatro, desenvolvendo o espírito crítico;

·       Contactar com diferentes formas de arte;

·       Alargar o conceito de arte, viabilizando diversos trabalhos posteriores em contexto de escola.

Docentes do 1.º ciclo Alunos do 1.º ciclo
6 a 09 de novembro de 2023 Semana das Línguas ·       Despertar o interesse pelas línguas e pela literatura;

·       Estimular a consciência da diversidade cultural;

·       Promover a ligação escola/cultura.

Departamento de Línguas e Ciências Sociais e Humanas Crianças e alunos de todos os ciclos
10 de novembro de 2023

 

Comemoração do Magusto ·       Festejar o dia de S. º Martinho;

·        Promover o contacto entre a escola e as famílias.

Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias
20 de novembro de 2023 Dia do Pijama ·       Promover atitudes e valores de solidariedade;

·       Reconhecer a importância da ligação família-escola.

Docentes do 1.º ciclo Alunos do 1.º ciclo
12 de dezembro de 2023 Corta-Mato Escolar

Fase Interna CHK

·       Promover o convívio entre toda a comunidade escolar;

·       Incentivar a prática e prazer da corrida;

·       Melhorar a capacidade cardiorrespiratória;

·       Adaptar o organismo aos esforços prolongados com intensidade moderada.

Departamento de Artes e Educação Física / Desporto Escolar Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos
15 de dezembro de 2023 Festa de Natal ·       Celebrar a quadra natalícia;

·        Exaltar valores e atitudes moralmente corretas;

·       Promover o convívio e a partilha entre os elementos da comunidade escolar.

Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos

 

janeiro de 2024 Corta-Mato Escolar

Fase Regional

·       Promover o convívio entre toda a comunidade escolar;

·       Incentivar a prática e prazer da corrida;

·       Melhorar a capacidade cardiorrespiratória;

·       Adaptar o organismo aos esforços prolongados com intensidade moderada.

Departamento de Artes e Educação Física/Desporto Escolar Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos
07 de fevereiro de 2024 MegaSprinter Escolar ·       Promover o gosto pelo Atletismo;

·       Desenvolver processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no quotidiano;

·       Participar ativamente, procurando o êxito individual.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos
09 de fevereiro de 2024 Carnaval ·       Comemorar o Carnaval;

·       Explorar personagens fictícias, através da interação com os pares;

·       Promover a socialização e valores de cidadania;

·       Valorizar a criatividade;

·       Desenvolver o espírito de desafio e crítico;

·       Explorar temas da área de projeto, realizando desta forma a transversalidade do currículo.

Docentes do 1.º ciclo Alunos do 1.º ciclo
15 de fevereiro de 2024 Dia da Amizade ·       Promover a amizade, o respeito mútuo;

·       Desenvolver a afetividade, autoestima, empatia.

Docentes do 1.º ciclo Alunos do 1.º ciclo
26 de fevereiro a 1 de março de 2024 Semana das Ciências ·       Estimular o interesse dos alunos pela Ciência;

·       Estimular o gosto e o prazer pela aprendizagem das Ciências.

Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC Crianças e alunos de todos os ciclos
fevereiro de 2024 Planetário de Lisboa ·       Estimular o interesse dos alunos pela Ciência;

·       Estimular o gosto e o prazer pela aprendizagem das Ciências.

Docentes do 1.º ciclo Alunos dos 3º e 4º anos
fevereiro de 2024 MegaSprinter Regional ·       Promover o gosto pelo Atletismo;

·       Desenvolver processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no quotidiano;

·       Participar ativamente, procurando o êxito individual.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos
13 de março de 2024 Museu de S.º Roque ·       Observar e identificar alguns animais;

·       Reconhecer diferentes ambientes onde vivem os animais;

·       Contactar com diferentes formas de arte.

Docentes do 1.º ciclo Alunos do 1º ano
14 de março de 2024 Museu de S.º Roque ·       Observar e identificar alguns animais;

·       Reconhecer diferentes ambientes onde vivem os animais;

·       Contactar com diferentes formas de arte.

Docentes do 1.º ciclo Alunos do 2º ano
de 18 a 22 de março de 2024 Semana das Artes e do Desporto ·       Alertar a comunidade escolar para a importância da atividade física e benefícios para a saúde;

·       Promover o contacto com as modalidades de desporto adaptado;

·       Incentivar o espírito desportivo e fair-play;

·       Observar a evolução dos alunos em competição.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos de todos os ciclos
21 de março de 2024 Dia Mundial da Árvore

Dia Eco-Escolas | Galardão

·       Sensibilizar os alunos para a importância das árvores no nosso planeta;

·       Promover a educação ambiental;

·       Sensibilizar os alunos para a valorização dos espaços verdes;

·       Premiar a Escola/Comunidade escolar pelo trabalho realizado (a nível ambiental) ao longo do ano transato.

Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos

 

22 de março de 2024 Dia Mundial da Água ·       Sensibilizar os alunos para a importância da água e sua preservação no nosso planeta. Docentes do 1.º ciclo Alunos do 1º ciclo
22 de março de 2024 Caça ao ovo ·       Comemoração desta época festiva. Docentes do 1.º ciclo Alunos do 1.º ciclo
março de 2024 Corta-Mato Escolar

Fase Nacional

·       Promover o convívio entre toda a comunidade escolar;

·       Incentivar a prática e prazer da corrida;

·       Melhorar a capacidade cardiorrespiratória;

·       Adaptar o organismo aos esforços prolongados com intensidade moderada.

Departamento de Artes e Educação Física/Desporto Escolar Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos
março de 2024 MegaSprinter Nacional ·       Promover o gosto pelo Atletismo;

·       Desenvolver processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no quotidiano;

·       Participar ativamente, procurando o êxito individual.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos
março de 2024 Oficina Musical

Sebastião Antunes

·       Conhecer diferentes estilos musicais;

·       Estimular o gosto pela arte musical.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos do 1.º ciclo
22 de abril de 2024 Dia da Terra ·       Consciencializar os alunos para a importância da preservação do nosso Planeta. Docentes do 1.º ciclo Alunos do 1.º ciclo
22 a 26 de abril de 2024 Semana da Leitura ·       Mobilizar saberes de diferentes áreas curriculares;

·       Cooperar com os outros em tarefas e projetos comuns;

·       Dialogar com um escritor/ilustrador.

Departamento do 1.º ciclo Crianças e alunos de todos os ciclos
30 de abril de 2024 Parque Ambiental de

Santa Margarida e

Borboletário Tropical

·       Sensibilizar as crianças para a importância das borboletas no nosso Planeta;

·       Promover a educação ambiental;

·       Sensibilizar os alunos para a valorização dos espaços verdes.

Docentes do 1.º ciclo Alunos do 1º e 2º ano
15 de maio de 2024 Dia da Família ·       Convívio entre pais e filhos;

·       Partilhar trabalhos realizados pelos alunos.

Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias
29 de maio de 2024 Quinta em Arraiolos ·       Desenvolver a consciência do valor insubstituível da Natureza;

·       Educar e consciencializar os alunos para os problemas das espécies e ambiente.

Docentes do 1º ciclo Alunos do 4º ano
03 de junho de 2024 Dia Mundial da Criança ·       Proporcionar um dia de atividades diferentes;

·       Convívio entre os alunos dos diferentes ciclos.

Docentes do 1º ciclo Alunos do 1º ciclo
de 03 a 07 de junho de 2024 Semana do Brincar ·       Proporcionar um dia de atividades diferentes;

·       Convívio entre os alunos dos diferentes ciclos.

Departamento da Creche e Jardim de Infância Crianças e alunos de todos os ciclos
11 e 12 de junho de 2024 Viagem de Final de Ciclo

Parque Aventura

·       Desenvolver a autonomia;

·       Partilhar vivências;

·       Socializar com os colegas e professores;

·       Participar em atividades físicas.

Docentes do 1º ciclo Alunos do 4º ano
21 de junho de 2024 Festa de Finalistas do 4.º ano ·       Assinalar o término de um ciclo. Docentes do 1.º ciclo Alunos do 4.º ano
22 de junho de 2024 Sarau das Extracurriculares ·       Promover a divulgação das atividades desenvolvidas ao longo do ano.

 

Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias
28 junho de 2024 Arraial Final de Ano ·       Celebrar o final do ano letivo;

·       Promover o convívio entre toda a Comunidade Escolar.

Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclo e respetivas famílias
de 1 a 12 de julho de 2024  Colónia de Férias ·       Convívio entre os alunos;

·       Proporcionar novas experiências.

Docentes do 1.º ciclo Alunos do 1.º ciclo
DATA ATIVIDADE OBJETIVOS DINAMIZADOR PÚBLICO-ALVO
08 de setembro de 2023

 

Receção aos alunos ·       Dar a conhecer a todos os alunos o espaço da escola;

·       Sensibilizar os alunos para novos espaços;

·       Desenvolver entre as crianças, o espírito de interajuda;

·       Dar a conhecer a história da vida de Helen Keller;

·       Incutir nas crianças os aspetos mais importantes de convivência de dia a dia e despertar para uma nova realidade.

Docentes dos 2.º/3.º ciclos Alunos dos 2.º/3.º ciclos
16 a 20 de outubro de 2023 Semana da Educação Inclusiva ·       Sensibilizar a comunidade escolar para o tema da educação inclusiva. Departamento de Educação Especial Crianças e alunos de todos os ciclos
17 de outubro de 2024 Parque Natural ou Área Protegida ·       Fazer ligação entre o conhecimento teórico e prático;

·       Aumentar a motivação dos alunos pelas Ciências;

·       Aprofundar conhecimentos através do contacto com a Natureza.

Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC Alunos do 8º ano
26 de outubro de 2023 Halloween ·       Assinalar uma tradição tipicamente anglo-saxónica. Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas Alunos dos 2.º/3.º ciclos
outubro de 2023 Olimpíadas da Língua Portuguesa ·       Promover o gosto pela língua portuguesa. Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas Alunos dos 2.º/3.º ciclos
outubro de 2023 Torneio de Ténis de mesa ·       Promover o desenvolvimento psico-motor;

·       Estimular a cooperação em jogos lúdicos e atividades integradas;

·       Incentivar o espírito desportivo e fair-play.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos de todos os ciclos
03 de novembro de 2023 Peça de Teatro:

Auto da Barca do Inferno

·       Aprofundar os conhecimentos de textos literários estudados;

·       Promover o gosto pelo Teatro.

Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas Alunos do 9º ano
6 a 09 de novembro de 2023 Semana das Línguas ·       Despertar o interesse pelas línguas e pela literatura;

·       Estimular a consciência da diversidade cultural;

·       Promover a ligação escola/cultura.

Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas Crianças e alunos de todos os ciclos
10 de novembro de 2023 Comemoração do Magusto ·       Festejar o dia de S. º Martinho;

·        Promover o contacto entre a escola e as famílias.

Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias
20 de novembro de 2023 Dia do Pijama ·       Promover atitudes e valores de solidariedade;

·       Reconhecer a importância da ligação família-escola.

Docentes dos 2.º e 3.º Ciclos Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos
27 de novembro de 2023 MAAT

Exposição Paulo Lisboa, Ciclóptico

·       Promover o contacto com a obra de arte em contexto museológico;

·       Discutir e incentivar o questionamento sobre as intenções e opções técnicas e estéticas adotadas pelos artistas.

Departamento de Artes e Educação Física

 

Alunos do 7.º ano
novembro de 2023 Torneio Inter-Escolas ·       Promover o desenvolvimento psico-motor;

·       Contactar com jogos coletivos;

·       Estimular a cooperação em jogos lúdicos e atividades integradas;

·       Incentivar o espírito desportivo e fair-play.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos dos 2.º e 3.º ciclos
novembro de 2023 Museu Nacional de Arte Antiga ·       Promover o contacto com a obra de arte em contexto museológico;

·       Discutir e incentivar o questionamento sobre as intenções e opções técnicas e estéticas adotadas pelos artistas.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos do 9º ano
novembro de 2023 Atividade de Vida Diária

Saída à comunidade circundante

·       Desenvolver a autonomia dos alunos em tarefas de preparação para a vida;

·       Desenvolver competências sociais;

·       Conhecer o comércio local;

·       Conhecer a aplicar regras de segurança rodoviárias;

·       Manipular dinheiro em situações reais.

Departamento de Educação Especial Alunos da Sala Aventura
04 de dezembro de 2023 MAAT

Exposição O Castelo Realista de Mário Cesariny

·       Promover o contacto com a obra de arte em contexto museológico;

·       Discutir e incentivar o questionamento sobre as intenções e opções técnicas e estéticas adotadas pelos artistas.

Departamento de Artes e Educação Física

 

Alunos do 8.º ano
12 de dezembro de 2023 Corta-Mato Escolar

Fase Interna CHK

·       Promover o convívio entre toda a comunidade escolar;

·       Incentivar a prática e prazer da corrida;

·       Melhorar a capacidade cardiorrespiratória;

·       Adaptar o organismo aos esforços prolongados com intensidade moderada.

Departamento de Artes e Educação Física / Desporto Escolar Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos
dezembro de 2023 Festival de Slam do CHK ·       Despertar o interesse pela poesia. Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas Alunos do 3º ciclo
dezembro de 2023 Ateliê do artista Diogo Munoz ·       Contactar com o trabalho do artista: pintura;

·       Experienciar a pintura num ateliê.

Departamento de Educação Especial Alunos da Sala Aventura
15 de dezembro de 2023 Festa de Natal ·       Celebrar a quadra natalícia;

·        Exaltar valores e atitudes moralmente corretas;

·       Promover o convívio e a partilha entre os elementos da comunidade escolar.

Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos
17 de janeiro de 2024 Peça de Teatro

A Aventura de Ulisses

·       Aprofundar os conhecimentos de textos literários estudados;

·       Promover o gosto pelo Teatro.

Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas Alunos do 6.º ano
janeiro de 2024 Torneio Inter-Turmas ·       Promover o desenvolvimento psico-motor;

·       Contactar com jogos coletivos;

·       Estimular a cooperação em jogos lúdicos e atividades integradas;

·       Incentivar o espírito desportivo e fair-play.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos dos 2.º e 3.º ciclos
janeiro de 2024 Corta-Mato Escolar

Fase Regional

·       Promover o convívio entre toda a comunidade escolar;

·       Incentivar a prática e prazer da corrida;

·       Melhorar a capacidade cardiorrespiratória;

·       Adaptar o organismo aos esforços prolongados com intensidade moderada.

Departamento de Artes e Educação Física/Desporto Escolar Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos
janeiro de 2024 Sessão de Snoezelan ·       Proporcionar momentos de relaxamento e bem-estar;

·       Estimular os diferentes sentidos.

Departamento de Educação Especial Alunos da Sala Aventura
07 de fevereiro de 2024 MegaSprinter Escolar ·       Promover o gosto pelo Atletismo;

·       Desenvolver processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no quotidiano;

·       Participar ativamente, procurando o êxito individual.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos
09 de fevereiro de 2024 Carnaval ·       Comemorar o Carnaval;

·       Explorar personagens fictícias, através da interação com os pares;

·       Promover a socialização e valores de cidadania;

·       Valorizar a criatividade;

·       Desenvolver o espírito de desafio e crítico;

·       Explorar temas da área de projeto, realizando desta forma a transversalidade do currículo.

Docentes dos 2.º e 3.º ciclos Alunos dos 2.º/3.º ciclos
15 de fevereiro de 2024 Dia da Amizade ·       Promover interação dentro da comunidade escola;

·       Assinalar uma efeméride com especial interesse dos alunos.

Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas Alunos dos 2.º/3.º ciclos
26 de fevereiro a 1 de março de 2024 Semana das Ciências ·       Estimular o interesse dos alunos pela Ciência;

·       Estimular o gosto e o prazer pela aprendizagem das Ciências.

Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC Crianças e alunos de todos os ciclos
fevereiro de 2024 Canguru Matemática sem Fronteiras ·       Desenvolver a curiosidade e o gosto pela matemática;

·       Promover o estudo da matemática;

·       Promover o trabalho em equipa.

Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC Alunos do 2º ciclo
fevereiro de 2024 Olimpíadas Portuguesas da Matemática ·       Desenvolver a curiosidade e o gosto pela matemática;

·       Promover o estudo da matemática;

·       Promover o trabalho em equipa.

Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC Alunos do 3º ciclo
fevereiro de 2024 MegaSprinter Regional ·       Promover o gosto pelo Atletismo;

·       Desenvolver processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no quotidiano;

·       Participar ativamente, procurando o êxito individual.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos
fevereiro de 2024 O Oleiro vem à escola ·       Conhecer técnicas de olaria;

·       Executar uma peça em barro.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos do 6.º ano
04 de março de 2024 MAAT

Exposição Joana Vasconcelos, Plug-In

·       Promover o contacto com a obra de arte em contexto museológico;

·       Discutir e incentivar o questionamento sobre as intenções e opções técnicas e estéticas adotadas pelos artistas.

 

Departamento de Artes e Educação Física

 

Alunos do 9.º ano
07 de março Teatro Leandro ” O Rei da Helíria” ·       Aprofundar os conhecimentos de textos literários estudados;

·       Promover o gosto pelo Teatro.

 

Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas

 

Alunos do 7.º ano

 

março de 2024 Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos ·       Motivar a aprendizagem da Matemática;

·       Divulgar a vertente mais lúdica da Matemática;

·       Promover o trabalho em equipa.

Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC Alunos de todos os ciclos
21 de março de 2024 Dia Mundial da Árvore

Dia Eco-Escolas | Galardão

·       Sensibilizar os alunos para a importância das árvores no nosso planeta;

·       Promover a educação ambiental;

·       Sensibilizar os alunos para a valorização dos espaços verdes;

·       Premiar a Escola/Comunidade escolar pelo trabalho realizado (a nível ambiental) ao longo do ano transato.

Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos
março de 2024 Realização de uma Revista Literária ·       Promover o gosto pela leitura. Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas Alunos do 3º ciclo
março de 2024 Visita ao Instituto-Português e Embaixada de França em Lisboa ·       Promover o gosto pela cultura francesa. Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas Alunos do 9º ano
março de 2024 Olimpíadas Portuguesas da

Biologia – Júnior

·       Estimular o interesse dos alunos pela Biologia em particular na área experimental.

·       Relacionar a Biologia com a realidade económica e social, promovendo uma melhor cidadania;

·       Promover o intercâmbio de ideias e de experiências entre os links participantes;

·       Estimular o gosto e o prazer pela aprendizagem da Biologia.

Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC Alunos do 9º ano
de 18 a 22 de março de 2024 Semana das Artes e do Desporto ·       Alertar a comunidade escolar para a importância da atividade física e benefícios para a saúde;

·       Promover o contacto com as modalidades de desporto adaptado;

·       Incentivar o espírito desportivo e fair-play;

·       Observar a evolução dos alunos em competição.

Departamento de Artes e Educação Física Crianças e alunos de todos os ciclos
de 20 a 23 de março Viagem de Finalistas do 9º ano ·       Celebrar o final de Ciclo;

·       Promover o convívio entre os alunos do 9º ano.

Diretores de Turma Alunos do 9º ano
março de 2024 Corta-Mato Escolar

Fase Nacional

·       Promover o convívio entre toda a comunidade escolar;

·       Incentivar a prática e prazer da corrida;

·       Melhorar a capacidade cardiorrespiratória;

·       Adaptar o organismo aos esforços prolongados com intensidade moderada.

Departamento de Artes e Educação Física/Desporto Escolar Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos
março de 2024 MegaSprinter Nacional ·       Promover o gosto pelo Atletismo;

·       Desenvolver processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no quotidiano;

·       Participar ativamente, procurando o êxito individual.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos
março de 2024 Oficina Musical

Sebastião Antunes

·       Conhecer diferentes estilos musicais;

·       Estimular o gosto pela arte musical.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos do 5.º e 6.º anos
março de 2024 Atividade de Vida Diária

Saída à comunidade circundante

·       Desenvolver a autonomia dos alunos em tarefas de preparação para a vida;

·       Desenvolver competências sociais;

·       Conhecer o comércio local;

·       Conhecer a aplicar regras de segurança rodoviárias;

·       Manipular dinheiro em situações reais.

Departamento de Educação Especial Alunos da Sala Aventura
março de 2024 Demonstração de Goalball ·       Possibilitar a todos os alunos, conhecer a modalidade Goalball. Departamento de Educação Especial Alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos
10 de abril de 2024 Peça de Teatro

O Príncipe Nabo

·       Aprofundar os conhecimentos de textos literários estudados;

·       Promover o gosto pelo Teatro.

Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas Alunos do 5.º ano
16 de abril de 2024 Sessões de Poesia com Inês Blanc ·       Despertar o interesse pela poesia. Alunos do 8.ºano

 

Alunos do 8.º ano
22 a 26 de abril De 2024 Semana da Leitura ·       Mobilizar saberes de diferentes áreas curriculares;

·       Cooperar com os outros em tarefas e projetos comuns;

·       Dialogar com um escritor/ilustrador.

Departamento do 1.º Ciclo Crianças e alunos de todos os ciclos
23 de abril de 2024 Peça de teatro Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor ·       Aprofundar os conhecimentos de textos literários estudados;

·       Promover o gosto pelo Teatro.

Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas Alunos do 8.ºano

 

abril de 2024 SuperTmatik de História ·       Divulgar e motivar para a vertente mais lúdica da História;

·       Promover o trabalho em equipa e, simultaneamente salutar a competitividade entre alunos.

Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas Alunos dos 2.º/3.º ciclos
abril de 2024 SuperTmatik – Cálculo Mental e Quiz Matemático ·       Motivar a aprendizagem da Matemática;

·       Divulgar a vertente mais lúdica da Matemática;

·       Promover o trabalho em equipa.

Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC Alunos dos 2.º/3.º ciclos
abril de 2024 Parque de Monsanto ·       Fazer ligação entre o conhecimento teórico e prático;

·       Aumentar a motivação dos alunos pelas Ciências;

·       Aprofundar conhecimentos através do contacto com a Natureza.

Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC Alunos dos 5º anos
abril de 2024 Centro de Ciência Viva

Pavilhão do Conhecimento

·       Fazer a ligação entre o conhecimento teórico e prático;

·       Aumentar a motivação dos alunos pela Ciência;

·       Aprofundar conhecimentos através da realização de experiências e jogos feitos pelos alunos.

Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC Alunos do 9.º ano
abril de 2024 Atividade de Vida Diária

Saída à comunidade circundante

·       Desenvolver a autonomia dos alunos em tarefas de preparação para a vida;

·       Desenvolver competências sociais;

·       Conhecer o comércio local;

·       Conhecer a aplicar regras de segurança rodoviárias;

·       Manipular dinheiro em situações reais.

Departamento de Educação Especial Alunos da Sala Aventura
15 de maio de 2024 Dia da Família ·       Convívio entre pais e filhos;

·       Partilhar trabalhos realizados pelos alunos.

Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos
maio de 2024 Festival de Slam do CHK ·       Despertar o interesse pela poesia. Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas Alunos do 3º ciclo
maio de 2024 Visita ao Castelo de Almourol e Centro de Ciência Viva Vila Nova da Barquinha ·       Fazer a ligação entre o conhecimento teórico e prático;

·       Aprofundar conhecimentos sobre factos históricos.

Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas e Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC Alunos do 5.º ano
maio de 2024 Museu de História Natural/Jardim Botânico ·       Fazer a ligação entre o conhecimento teórico e prático;

·       Aumentar a motivação dos alunos pela Ciência;

·       Aprofundar conhecimentos através da realização de experiências e jogos feitos pelos alunos.

Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC Alunos do 6.º ano
maio de 2024 Carsoscópio de Alviela ·       Fazer a ligação entre o conhecimento teórico e prático;

·       Aumentar a motivação dos alunos pela Ciência;

·       Aprofundar conhecimentos através da realização de experiências e jogos feitos pelos alunos.

Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC Alunos do 7.º ano
maio de 2024 Jovens Cientistas em Ação ·       Estimular o interesse dos alunos pela Ciência, em particular na área experimental;

·       Relacionar a Ciência com a realidade económica e social, promovendo uma melhor cidadania;

·       Promover o intercâmbio de ideias e de experiências entre os alunos participantes;

·       Estimular o gosto e o prazer pela aprendizagem das Ciências.

Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC Alunos do 3º ciclo
maio de 2024 Torneio Inter-Turmas 3×3 ·       Promover o desenvolvimento psico-motor;

·       Contactar com jogos coletivos;

·       Estimular a cooperação em jogos lúdicos e atividades integradas;

·       Incentivar o espírito desportivo e fair-play.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos
maio de 2024 Quinta Pedagógica dos Olivais

Oficinas Pedagógicas

·       Participar nas atividades diárias e próprias de uma quinta. Departamento de Educação Especial Alunos da Sala Aventura
4 de junho de 2024 Visita à Feira do Livro de Lisboa ·       Promover o gosto pela leitura. Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas Alunos do 3º ciclo
de 03 a 07 de junho de 2024 Semana do Brincar ·       Proporcionar um dia de atividades diferentes;

·       Convívio entre os alunos dos diferentes ciclos.

Departamento da Creche e Jardim de Infância Crianças e alunos de todos os ciclos
20 junho de 2024 Dia do Mérito Desportivo ·       Promover o convívio entre toda a comunidade escolar;

·       Reconhecer o mérito desportivo dos alunos.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos
21 de junho de 2024 Jantar Finalistas de 6º ano ·       Assinalar o término de um ciclo. Diretores de turma Alunos do 6.º ano
22 de junho de 2024 Sarau das Extracurriculares ·       Promover a divulgação das atividades desenvolvidas ao longo do ano.

 

Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias
junho de 2024 Exame DELF Scolaire em parceria com Alliance Française de Lisboa ·       Obter uma certificação internacional de aprendizagem nível A2 de acordo com o Quadro Europeu de Referência. Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas Alunos dos 9º anos
junho de 2024 Realização de um Prontuário e de uma Gramática ·       Aprofundar o conhecimento e o interesse pela Língua Portuguesa. Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas Alunos do 3º ciclo
junho de 2024 Torneio Inter-Escolas ·       Promover o desenvolvimento psico-motor;

·       Contactar com jogos coletivos;

·       Estimular a cooperação em jogos lúdicos e atividades integradas;

·       Incentivar o espírito desportivo e fair-play.

Departamento de Artes e Educação Física Alunos dos 2.º e 3.º ciclos
junho de 2024 Viagem de Final de Ciclo ·       Celebrar o encerramento do ano letivo.

·       Promover o convívio entre os alunos;

Diretores de Turma Alunos do 6º ano
junho de 2024 Viagem de Final de Ano

Quinta da Granja

·       Celebrar o encerramento do ano letivo;

·       Promover o convívio entre os alunos.

Departamento de Educação Especial Alunos da Sala Aventura
28 junho de 2024 Arraial Final de Ano ·       Celebrar o final do ano letivo;

·       Promover o convívio entre toda a Comunidade Escolar.

Colégio Helen Keller Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias
de 1 a 12 de julho de 2024  Colónia de Férias ·       Convívio entre os alunos;

·       Proporcionar novas experiências.

Docentes dos 2.º/3.º ciclos Alunos do 5.º ao 9.º ano
05 de julho de 2024 Jantar de Finalistas de 9º ano ·       Assinalar o término de um ciclo Diretores de turma Alunos do 9.º ano
Avaliação

Para efetuar o acompanhamento e monitorização do Plano Anual de Atividades 2023/2024, em cada trimestre, será elaborado um documento interno de acompanhamento (avaliação trimestral). Após a realização de cada atividade a estrutura proponente deve registar todas as informações relevantes para melhor avaliação do Plano Anual de Atividades.

No final do ano letivo, será elaborado o relatório de avaliação final, que incluirá uma apreciação geral dos resultados atingidos, uma perspetiva sobre a continuidade das atividades mais relevantes e uma reflexão crítica a partir da qual se perspetivará o Plano Anual de Atividades para o ano letivo 2024/2025.

Conclusão

O Plano Anual de Atividades do Colégio Helen Keller abre-se à diversidade de projetos e atividades; propõe sem condicionar e enriquece sem limitar.

Mais do que uma simples listagem, é um conjunto de intenções que, ao ser elaborado, não prevê situações de impedimento à sua concretização. Por outro lado, é um documento aberto à realização de ações e atividades que, não estando previstas no plano inicial, merecem toda a atenção e disponibilidade quer pelo seu interesse pedagógico, quer pelo seu interesse lúdico.

O presente documento, tal como a dinâmica subjacente às múltiplas variáveis do processo educativo, é um documento em aberto, sujeito à construção e revisão permanentes, procurando ser ao mesmo tempo um retrato fiel do contributo, esforço, vontades e ambições de todos os agentes educativos e parcerias que contribuem para melhorar a realidade educativa da nossa escola.

Num contexto mais amplo, as atividades sustentam a filosofia de uma escola que se pretende inclusiva, oferecendo um ensino aberto a todos e que conta com todos.