2023/2024
Plano Anual de Atividades
Documento de planeamento que define as atividades a desenvolver.
Introdução
“Crianças Felizes”
O Plano Anual de Atividades (PAA) do Colégio Helen Keller constitui um dos instrumentos de autonomia, previstos na alínea c) do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, que aprova o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
O Plano Anual de Atividades assume-se como um dos documentos de planeamento, que define os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades e que procede à identificação dos recursos necessários à sua execução, conforme estabelecido na alínea D) do ponto 1 do artigo 9.º, do mesmo diploma. Nos termos do art.º 9.º, n.º 1, do Decreto-lei n.º 137/2012, de 2/7, o Plano Anual de Atividades (PAA) constitui um dos instrumentos de autonomia, devendo definir ações a desenvolver ao longo do ano que se harmonizem com a política educativa constante nos documentos orientadores nacionais e contextuais.
O documento que aqui se apresenta assume-se também como um instrumento de desenvolvimento do currículo, pretendendo as suas propostas, de forma coerente e integradora, obter uma motivação dos alunos para as aprendizagens curriculares, aumentando os seus níveis de interesse, apelando à sua participação na vida da escola e estimulando o exercício da criatividade.
No geral, pretende-se alargar os horizontes dos jovens nos planos curricular, cultural, desportivo e cívico, processo que permitirá ao Colégio Helen Keller prestar à comunidade em que se insere um serviço educativo de grandíssima qualidade.
Objetivos / Metas
O Plano Anual de Atividades (PAA) operacionaliza o Projeto Educativo (PE) numa lógica de curto prazo (ano letivo), constituindo o Plano que mais se aproxima da consecução do Projeto Educativo, programando atividades a realizar de acordo com as prioridades definidas no Conselho Pedagógico. É considerado como elemento decisivo na afetação de meios, nos seus aspetos humano, material e financeiro.
A diversidade de estratégias delineadas dá corpo à ideia central de que, o papel da Escola está muito longe de se esgotar dentro da sala de aula e de que a aprendizagem, nas suas diversas vertentes, pode e deve ocorrer sob as mais variadas formas e em diferentes contextos, por forma a enriquecer o processo ensino/ aprendizagem.
Nestes pressupostos, são objetivos do Plano Anual de Atividades os seguintes artigos:
a). Garantir as condições necessárias para a existência de um clima de trabalho e de convivência que permita o cumprimento de todos os objetivos;
b). Assegurar mecanismos que envolvam a inovação de práticas pedagógicas;
c). Promover a exigência e rigor nas práticas pedagógicas;
d). Incluir objetivos de Educação Cívica no desenvolvimento das várias disciplinas;
e). Assegurar a formação escolar prevista para os diferentes ciclos e anos, tendo em conta os interesses e caraterísticas dos alunos, o seu contexto cultural e social;
f). Criar condições que possibilitem a realização de atividades lúdicas de ocupação dos tempos livres que constituam um desafio cognitivo, estético e ético;
g). Promover uma atmosfera de convívio e de cooperação, viabilizando o desenvolvimento interpessoal;
h). Promover a valorização da Escola como local privilegiado de trabalho, criação e investigação;
i). Criar espaços de debate e reflexão, promotores da partilha de experiências e saberes;
j). Proporcionar a aquisição de saberes essenciais construídos a partir de uma forte intervenção do sujeito;
k). Proporcionar uma maior e melhor motivação para as aprendizagens;
l). Estimular a capacidade reflexiva, valorizando o saber e o espírito crítico;
m). Desenvolver capacidades de aprendizagem autónomas;
n). Desenvolver estratégias de ensino conducentes a aprendizagens significativas, valorizando a teoria e a prática;
o). Fomentar o gosto por uma constante atualização de conhecimentos;
p). Privilegiar o desenvolvimento de competências e a capacidade de adaptação a novas situações;
q). Incentivar a autodisciplina, persistência e trabalho;
r). Promover uma relação pedagógica mais estimulante, a fim de integrar todos os alunos e melhorar as suas aprendizagens;
s). Fomentar um clima de diálogo e de reflexão, com vista à resolução dos diferentes tipos de problemas;
t). Desenvolver o conhecimento e o apreço pelos valores caraterísticos da identidade, língua, história e cultura portuguesas;
u). Promover a segurança e higiene na escola;
v). Possibilitar uma participação ativa dos Pais/ Encarregados de Educação na vida escolar;
w). Fomentar o empenho recíproco entre a Escola e a Família de modo a permitir interações harmoniosas.
Organização das atividades
As atividades que constam do presente documento são descritas de acordo com os dinamizadores, os destinatários, a calendarização e o local onde serão realizadas devendo ser articuladas com as atividades a desenvolver com o currículo das disciplinas envolvidas, bem como a possível ligação aos diferentes projetos da escola. Para dar resposta e cumprir as orientações do Conselho Pedagógico, atividades que integram o Plano Anual de Atividades devem estar assentes no currículo e planeadas de forma articulada, possuindo, tanto quanto possível, uma natureza ampla e interdisciplinar. Assim deverá espelhar na sua matriz os objetivos que o cumprem.
Pela diversidade de origens dos contributos que o integram, o Plano Anual de Atividades constitui um documento aglomerador, capaz de promover a aproximação e a articulação entre ciclos e níveis de ensino, e de envolver os diferentes membros da nossa Comunidade Escolar em torno de objetivos e metas comuns.
Ao longo do ano letivo, é também proposto um leque diversificado de atividades educativas integrando, numa dimensão interativa, o aprofundamento e valorização dos conhecimentos e competências lecionados, nas várias áreas disciplinares, através de atividades extracurriculares, tais como: visitas de estudo, exposições, festas/comemorações, concursos, ações de formação, campanhas de sensibilização ambiental e jornadas desportivas.
DATA | ATIVIDADE | OBJETIVOS | DINAMIZADOR | PÚBLICO-ALVO |
04 de setembro de 2023 | Receção aos novos alunos | · Receção aos alunos;
· Abertura do ano letivo. |
Educadoras da Creche e Jardim de Infância | Crianças do JI |
16 a 20 de outubro de 2023 | Semana da Educação Inclusiva | · Sensibilizar a comunidade escolar para o tema da educação inclusiva. | Departamento de Educação Especial | Crianças e alunos de todos os ciclos |
26 de outubro de 2023 | Halloween | · Desenvolver a imaginação através de tradições e símbolos do Halloween. | Educadoras da Creche e Jardim de Infância | Crianças da Creche e JI |
7 e 8 novembro de 2023 | Peça de Teatro – “A cor do limão” | · Criar hábitos de frequência em atividades culturais;
· Desenvolver a concentração, a criatividade e o imaginário. |
Educadoras do Jardim de Infância | Crianças do JI |
6 a 09 de novembro de 2023 | Semana das Línguas | · Despertar o interesse pelas línguas e pela literatura;
· Estimular a consciência da diversidade cultural; · Promover a ligação escola/cultura. |
Departamento de Línguas e Ciências Sociais e Humanas | Crianças e alunos de todos os ciclos |
10 de novembro de 2023 | Comemoração do Magusto | · Festejar o dia de S.º Martinho;
· Promover o contacto entre a escola e as famílias. |
Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias
|
15 de novembro de 2023 | “Histórias que nascem” | · Desenvolver a imaginação e criatividade;
· Desenvolver a concentração |
Educadoras do berçário e creche | Crianças do berçário e creche |
20 de novembro de 2023 | Dia do Pijama | · Angariar fundos e sensibilizar as crianças para necessidades das mais desfavorecidas. | Educadoras do Jardim de Infância | Crianças do berçário, creche e JI |
15 de dezembro de 2023
|
Festa de Natal | · Celebrar a quadra natalícia;
· Promover o convívio entre todos os elementos da comunidade escolar. |
Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos
|
05 de janeiro de 2024
|
Dia de Reis | · Compreender o significado da data e a sua relação com o Natal. | Educadoras do Jardim de Infância | Crianças do berçário, creche e JI |
09 de fevereiro de 2024
|
Carnaval | · Festejar o Carnaval;
· Desenvolver a imaginação através de tradições de Carnaval. |
Educadoras do Jardim de Infância | Crianças do berçário, creche e JI |
26 de fevereiro a 1 de março de 2024 | Semana das Ciências | · Estimular o interesse dos alunos pela Ciência;
· Estimular o gosto e o prazer pela aprendizagem das Ciências. |
Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC | Crianças e alunos de todos os ciclos |
De 18 a 22 de março de 2024 | Semana das Artes e do Desporto | · Alertar a comunidade escolar para a importância da atividade física e benefícios para a saúde;
· Promover o contacto com as modalidades de desporto adaptado; · Incentivar o espírito desportivo e fair-play; · Observar a evolução dos alunos em competição. |
Departamento de Artes e Educação Física | Crianças e alunos de todos os ciclos
|
21 março de 2024
|
Dia Mundial da Árvore
Dia Eco-Escolas | Galardão
|
· Sensibilizar as crianças para a importância das árvores no nosso planeta. | Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos
|
28 de março de 2024 | Páscoa | · Comemorar a época festiva. | Educadoras da Creche e Jardim de Infância | Crianças do berçário, creche e JI |
março de 2024 | Peça de Teatro para bebés “Descobrir o Mundo” | · Aprender através dos sentidos. | Educadoras da Creche | Crianças da creche |
março de 2024 | Planetário de Lisboa | · Experienciar um ambiente diferente de aprendizagem. | Educadoras do Jardim de Infância | Crianças do JI |
17 de abril de 2024 | Companhia cinotécnica da Escola Prática da GNR da Ajuda | · Conhecer a profissão de GNR. | Educadoras do Jardim de Infância | Crianças do JI |
22 a 26 de abril de 2024 | Semana da Leitura | · Mobilizar saberes de diferentes áreas curriculares;
· Cooperar com os outros em tarefas e projetos comuns; · Dialogar com um escritor/ilustrador. |
Departamento do 1.º ciclo | Crianças e alunos de todos os ciclos |
15 de maio de 2024
|
Dia da Família | · Proporcionar atividades entre as famílias e a comunidade escolar. | Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias |
03 de junho de 2024 | Dia da Criança | · Proporcionar um dia de atividades diferentes;
· Convívio entre os alunos dos diferentes ciclos. |
Educadoras da Creche e Jardim de Infância | Crianças do berçário, creche e JI |
De 03 a 07 de junho de 2024 | Semana do Brincar | · Proporcionar um dia de atividades diferentes;
· Convívio entre os alunos dos diferentes ciclos |
Departamento da Creche e Jardim de Infância | Crianças e alunos de todos os ciclos |
7 de junho de 2024 | Ópera para bebés | · Desenvolver a sensibilidade e a concentração através da música. | Educadoras do Berçário | Crianças do berçário |
7 de junho de 2024 | Quinta da Granja | · Realizar atividades relacionadas com animais. | Educadoras da Creche | Crianças da creche |
12 de junho de 2024 | Teatro Cativar
“As Cantigas da Carolina” |
· Recordar algumas cantigas que conhecem através do teatro musical. | Educadoras do Jardim de Infância | Crianças do JI (3 e 4 anos) |
12 de junho de 2024 | Viagem de Finalistas – Campo Aventura | · Comemorar o fim de um ciclo. | Educadoras do Jardim de Infância | Crianças do JI (5 anos) |
de 17 a 27 de junho 2024 | Atividade de Praia | · Convívio entre as crianças;
· Proporcionar novas experiências. |
Educadoras da Creche e Jardim de Infância | Crianças do JI |
22 de junho de 2024 | Sarau das Extracurriculares | · Promover a divulgação das atividades desenvolvidas ao longo do ano.
|
Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias |
28 de junho de 2024 | Arraial de Final de Ano | · Convívio entre toda a Comunidade Escolar. | Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias |
5 de julho de 2024 | Festa de Finalistas | · Assinalar o término de um ciclo.
|
Educadoras do Jardim de Infância | Crianças dos 5 anos e respetivas famílias |
DATA | ATIVIDADE | OBJETIVOS | DINAMIZADOR | PÚBLICO-ALVO |
08 de setembro de 2023
|
Receção aos alunos | · Dar a conhecer a todos os alunos o espaço da escola;
· Sensibilizar os alunos para novos espaços; · Desenvolver entre as crianças, o espírito de interajuda; · Dar a conhecer a história da vida de Helen Keller; · Incutir nas crianças os aspetos mais importantes de convivência de dia a dia e despertar para uma nova realidade. |
Docentes do 1.º ciclo | Alunos do 1.º ciclo |
04 de outubro de 2023 | Dia do Animal | · Sensibilizar os alunos para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies;
· Mostrar a importância dos animais na vida das pessoas; · Celebrar a vida animal em todas as suas vertentes. |
Docentes do 1.º ciclo | Alunos do 1.º ciclo |
16 a 20 de outubro de 2023 | Semana da Educação Inclusiva | · Sensibilizar a comunidade escolar para o tema da educação inclusiva. | Departamento de Educação Especial | Crianças e alunos de todos os ciclos |
17 de outubro de 2023 | Dia da Alimentação Saudável | · Sensibilizar os alunos para uma alimentação saudável e variedade de alimentos. | Docentes do 1.º ciclo | Alunos do 1.º ciclo |
26 de outubro de 2023 | Halloween | · Comemorar um dia tipicamente anglo-saxónico;
· Experimentar diversas atividades alusivas à data; · Explorar personagens fictícias, através da interação com os pares. |
Docentes do 1.º ciclo | Alunos do 1.º ciclo |
03 de novembro de 2023 | Peça de Teatro: “A Bela Adormecida” | · Assistir a uma peça de teatro, desenvolvendo o espírito crítico;
· Contactar com diferentes formas de arte; · Alargar o conceito de arte, viabilizando diversos trabalhos posteriores em contexto de escola. |
Docentes do 1.º ciclo | Alunos do 1.º ciclo |
6 a 09 de novembro de 2023 | Semana das Línguas | · Despertar o interesse pelas línguas e pela literatura;
· Estimular a consciência da diversidade cultural; · Promover a ligação escola/cultura. |
Departamento de Línguas e Ciências Sociais e Humanas | Crianças e alunos de todos os ciclos |
10 de novembro de 2023
|
Comemoração do Magusto | · Festejar o dia de S. º Martinho;
· Promover o contacto entre a escola e as famílias. |
Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias |
20 de novembro de 2023 | Dia do Pijama | · Promover atitudes e valores de solidariedade;
· Reconhecer a importância da ligação família-escola. |
Docentes do 1.º ciclo | Alunos do 1.º ciclo |
12 de dezembro de 2023 | Corta-Mato Escolar
Fase Interna CHK |
· Promover o convívio entre toda a comunidade escolar;
· Incentivar a prática e prazer da corrida; · Melhorar a capacidade cardiorrespiratória; · Adaptar o organismo aos esforços prolongados com intensidade moderada. |
Departamento de Artes e Educação Física / Desporto Escolar | Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos |
15 de dezembro de 2023 | Festa de Natal | · Celebrar a quadra natalícia;
· Exaltar valores e atitudes moralmente corretas; · Promover o convívio e a partilha entre os elementos da comunidade escolar. |
Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos
|
janeiro de 2024 | Corta-Mato Escolar
Fase Regional |
· Promover o convívio entre toda a comunidade escolar;
· Incentivar a prática e prazer da corrida; · Melhorar a capacidade cardiorrespiratória; · Adaptar o organismo aos esforços prolongados com intensidade moderada. |
Departamento de Artes e Educação Física/Desporto Escolar | Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos |
07 de fevereiro de 2024 | MegaSprinter Escolar | · Promover o gosto pelo Atletismo;
· Desenvolver processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no quotidiano; · Participar ativamente, procurando o êxito individual. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos |
09 de fevereiro de 2024 | Carnaval | · Comemorar o Carnaval;
· Explorar personagens fictícias, através da interação com os pares; · Promover a socialização e valores de cidadania; · Valorizar a criatividade; · Desenvolver o espírito de desafio e crítico; · Explorar temas da área de projeto, realizando desta forma a transversalidade do currículo. |
Docentes do 1.º ciclo | Alunos do 1.º ciclo |
15 de fevereiro de 2024 | Dia da Amizade | · Promover a amizade, o respeito mútuo;
· Desenvolver a afetividade, autoestima, empatia. |
Docentes do 1.º ciclo | Alunos do 1.º ciclo |
26 de fevereiro a 1 de março de 2024 | Semana das Ciências | · Estimular o interesse dos alunos pela Ciência;
· Estimular o gosto e o prazer pela aprendizagem das Ciências. |
Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC | Crianças e alunos de todos os ciclos |
fevereiro de 2024 | Planetário de Lisboa | · Estimular o interesse dos alunos pela Ciência;
· Estimular o gosto e o prazer pela aprendizagem das Ciências. |
Docentes do 1.º ciclo | Alunos dos 3º e 4º anos |
fevereiro de 2024 | MegaSprinter Regional | · Promover o gosto pelo Atletismo;
· Desenvolver processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no quotidiano; · Participar ativamente, procurando o êxito individual. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos |
13 de março de 2024 | Museu de S.º Roque | · Observar e identificar alguns animais;
· Reconhecer diferentes ambientes onde vivem os animais; · Contactar com diferentes formas de arte. |
Docentes do 1.º ciclo | Alunos do 1º ano |
14 de março de 2024 | Museu de S.º Roque | · Observar e identificar alguns animais;
· Reconhecer diferentes ambientes onde vivem os animais; · Contactar com diferentes formas de arte. |
Docentes do 1.º ciclo | Alunos do 2º ano |
de 18 a 22 de março de 2024 | Semana das Artes e do Desporto | · Alertar a comunidade escolar para a importância da atividade física e benefícios para a saúde;
· Promover o contacto com as modalidades de desporto adaptado; · Incentivar o espírito desportivo e fair-play; · Observar a evolução dos alunos em competição. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos de todos os ciclos |
21 de março de 2024 | Dia Mundial da Árvore
Dia Eco-Escolas | Galardão |
· Sensibilizar os alunos para a importância das árvores no nosso planeta;
· Promover a educação ambiental; · Sensibilizar os alunos para a valorização dos espaços verdes; · Premiar a Escola/Comunidade escolar pelo trabalho realizado (a nível ambiental) ao longo do ano transato. |
Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos
|
22 de março de 2024 | Dia Mundial da Água | · Sensibilizar os alunos para a importância da água e sua preservação no nosso planeta. | Docentes do 1.º ciclo | Alunos do 1º ciclo |
22 de março de 2024 | Caça ao ovo | · Comemoração desta época festiva. | Docentes do 1.º ciclo | Alunos do 1.º ciclo |
março de 2024 | Corta-Mato Escolar
Fase Nacional |
· Promover o convívio entre toda a comunidade escolar;
· Incentivar a prática e prazer da corrida; · Melhorar a capacidade cardiorrespiratória; · Adaptar o organismo aos esforços prolongados com intensidade moderada. |
Departamento de Artes e Educação Física/Desporto Escolar | Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos |
março de 2024 | MegaSprinter Nacional | · Promover o gosto pelo Atletismo;
· Desenvolver processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no quotidiano; · Participar ativamente, procurando o êxito individual. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos |
março de 2024 | Oficina Musical
Sebastião Antunes |
· Conhecer diferentes estilos musicais;
· Estimular o gosto pela arte musical. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos do 1.º ciclo |
22 de abril de 2024 | Dia da Terra | · Consciencializar os alunos para a importância da preservação do nosso Planeta. | Docentes do 1.º ciclo | Alunos do 1.º ciclo |
22 a 26 de abril de 2024 | Semana da Leitura | · Mobilizar saberes de diferentes áreas curriculares;
· Cooperar com os outros em tarefas e projetos comuns; · Dialogar com um escritor/ilustrador. |
Departamento do 1.º ciclo | Crianças e alunos de todos os ciclos |
30 de abril de 2024 | Parque Ambiental de
Santa Margarida e Borboletário Tropical |
· Sensibilizar as crianças para a importância das borboletas no nosso Planeta;
· Promover a educação ambiental; · Sensibilizar os alunos para a valorização dos espaços verdes. |
Docentes do 1.º ciclo | Alunos do 1º e 2º ano |
15 de maio de 2024 | Dia da Família | · Convívio entre pais e filhos;
· Partilhar trabalhos realizados pelos alunos. |
Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias |
29 de maio de 2024 | Quinta em Arraiolos | · Desenvolver a consciência do valor insubstituível da Natureza;
· Educar e consciencializar os alunos para os problemas das espécies e ambiente. |
Docentes do 1º ciclo | Alunos do 4º ano |
03 de junho de 2024 | Dia Mundial da Criança | · Proporcionar um dia de atividades diferentes;
· Convívio entre os alunos dos diferentes ciclos. |
Docentes do 1º ciclo | Alunos do 1º ciclo |
de 03 a 07 de junho de 2024 | Semana do Brincar | · Proporcionar um dia de atividades diferentes;
· Convívio entre os alunos dos diferentes ciclos. |
Departamento da Creche e Jardim de Infância | Crianças e alunos de todos os ciclos |
11 e 12 de junho de 2024 | Viagem de Final de Ciclo
Parque Aventura |
· Desenvolver a autonomia;
· Partilhar vivências; · Socializar com os colegas e professores; · Participar em atividades físicas. |
Docentes do 1º ciclo | Alunos do 4º ano |
21 de junho de 2024 | Festa de Finalistas do 4.º ano | · Assinalar o término de um ciclo. | Docentes do 1.º ciclo | Alunos do 4.º ano |
22 de junho de 2024 | Sarau das Extracurriculares | · Promover a divulgação das atividades desenvolvidas ao longo do ano.
|
Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias |
28 junho de 2024 | Arraial Final de Ano | · Celebrar o final do ano letivo;
· Promover o convívio entre toda a Comunidade Escolar. |
Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclo e respetivas famílias |
de 1 a 12 de julho de 2024 | Colónia de Férias | · Convívio entre os alunos;
· Proporcionar novas experiências. |
Docentes do 1.º ciclo | Alunos do 1.º ciclo |
DATA | ATIVIDADE | OBJETIVOS | DINAMIZADOR | PÚBLICO-ALVO |
08 de setembro de 2023
|
Receção aos alunos | · Dar a conhecer a todos os alunos o espaço da escola;
· Sensibilizar os alunos para novos espaços; · Desenvolver entre as crianças, o espírito de interajuda; · Dar a conhecer a história da vida de Helen Keller; · Incutir nas crianças os aspetos mais importantes de convivência de dia a dia e despertar para uma nova realidade. |
Docentes dos 2.º/3.º ciclos | Alunos dos 2.º/3.º ciclos |
16 a 20 de outubro de 2023 | Semana da Educação Inclusiva | · Sensibilizar a comunidade escolar para o tema da educação inclusiva. | Departamento de Educação Especial | Crianças e alunos de todos os ciclos |
17 de outubro de 2024 | Parque Natural ou Área Protegida | · Fazer ligação entre o conhecimento teórico e prático;
· Aumentar a motivação dos alunos pelas Ciências; · Aprofundar conhecimentos através do contacto com a Natureza. |
Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC | Alunos do 8º ano |
26 de outubro de 2023 | Halloween | · Assinalar uma tradição tipicamente anglo-saxónica. | Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas | Alunos dos 2.º/3.º ciclos |
outubro de 2023 | Olimpíadas da Língua Portuguesa | · Promover o gosto pela língua portuguesa. | Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas | Alunos dos 2.º/3.º ciclos |
outubro de 2023 | Torneio de Ténis de mesa | · Promover o desenvolvimento psico-motor;
· Estimular a cooperação em jogos lúdicos e atividades integradas; · Incentivar o espírito desportivo e fair-play. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos de todos os ciclos |
03 de novembro de 2023 | Peça de Teatro:
Auto da Barca do Inferno |
· Aprofundar os conhecimentos de textos literários estudados;
· Promover o gosto pelo Teatro. |
Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas | Alunos do 9º ano |
6 a 09 de novembro de 2023 | Semana das Línguas | · Despertar o interesse pelas línguas e pela literatura;
· Estimular a consciência da diversidade cultural; · Promover a ligação escola/cultura. |
Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas | Crianças e alunos de todos os ciclos |
10 de novembro de 2023 | Comemoração do Magusto | · Festejar o dia de S. º Martinho;
· Promover o contacto entre a escola e as famílias. |
Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias |
20 de novembro de 2023 | Dia do Pijama | · Promover atitudes e valores de solidariedade;
· Reconhecer a importância da ligação família-escola. |
Docentes dos 2.º e 3.º Ciclos | Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos |
27 de novembro de 2023 | MAAT
Exposição Paulo Lisboa, Ciclóptico |
· Promover o contacto com a obra de arte em contexto museológico;
· Discutir e incentivar o questionamento sobre as intenções e opções técnicas e estéticas adotadas pelos artistas. |
Departamento de Artes e Educação Física
|
Alunos do 7.º ano |
novembro de 2023 | Torneio Inter-Escolas | · Promover o desenvolvimento psico-motor;
· Contactar com jogos coletivos; · Estimular a cooperação em jogos lúdicos e atividades integradas; · Incentivar o espírito desportivo e fair-play. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos dos 2.º e 3.º ciclos |
novembro de 2023 | Museu Nacional de Arte Antiga | · Promover o contacto com a obra de arte em contexto museológico;
· Discutir e incentivar o questionamento sobre as intenções e opções técnicas e estéticas adotadas pelos artistas. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos do 9º ano |
novembro de 2023 | Atividade de Vida Diária
Saída à comunidade circundante |
· Desenvolver a autonomia dos alunos em tarefas de preparação para a vida;
· Desenvolver competências sociais; · Conhecer o comércio local; · Conhecer a aplicar regras de segurança rodoviárias; · Manipular dinheiro em situações reais. |
Departamento de Educação Especial | Alunos da Sala Aventura |
04 de dezembro de 2023 | MAAT
Exposição O Castelo Realista de Mário Cesariny |
· Promover o contacto com a obra de arte em contexto museológico;
· Discutir e incentivar o questionamento sobre as intenções e opções técnicas e estéticas adotadas pelos artistas. |
Departamento de Artes e Educação Física
|
Alunos do 8.º ano |
12 de dezembro de 2023 | Corta-Mato Escolar
Fase Interna CHK |
· Promover o convívio entre toda a comunidade escolar;
· Incentivar a prática e prazer da corrida; · Melhorar a capacidade cardiorrespiratória; · Adaptar o organismo aos esforços prolongados com intensidade moderada. |
Departamento de Artes e Educação Física / Desporto Escolar | Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos |
dezembro de 2023 | Festival de Slam do CHK | · Despertar o interesse pela poesia. | Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas | Alunos do 3º ciclo |
dezembro de 2023 | Ateliê do artista Diogo Munoz | · Contactar com o trabalho do artista: pintura;
· Experienciar a pintura num ateliê. |
Departamento de Educação Especial | Alunos da Sala Aventura |
15 de dezembro de 2023 | Festa de Natal | · Celebrar a quadra natalícia;
· Exaltar valores e atitudes moralmente corretas; · Promover o convívio e a partilha entre os elementos da comunidade escolar. |
Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos |
17 de janeiro de 2024 | Peça de Teatro
A Aventura de Ulisses |
· Aprofundar os conhecimentos de textos literários estudados;
· Promover o gosto pelo Teatro. |
Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas | Alunos do 6.º ano |
janeiro de 2024 | Torneio Inter-Turmas | · Promover o desenvolvimento psico-motor;
· Contactar com jogos coletivos; · Estimular a cooperação em jogos lúdicos e atividades integradas; · Incentivar o espírito desportivo e fair-play. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos dos 2.º e 3.º ciclos |
janeiro de 2024 | Corta-Mato Escolar
Fase Regional |
· Promover o convívio entre toda a comunidade escolar;
· Incentivar a prática e prazer da corrida; · Melhorar a capacidade cardiorrespiratória; · Adaptar o organismo aos esforços prolongados com intensidade moderada. |
Departamento de Artes e Educação Física/Desporto Escolar | Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos |
janeiro de 2024 | Sessão de Snoezelan | · Proporcionar momentos de relaxamento e bem-estar;
· Estimular os diferentes sentidos. |
Departamento de Educação Especial | Alunos da Sala Aventura |
07 de fevereiro de 2024 | MegaSprinter Escolar | · Promover o gosto pelo Atletismo;
· Desenvolver processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no quotidiano; · Participar ativamente, procurando o êxito individual. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos |
09 de fevereiro de 2024 | Carnaval | · Comemorar o Carnaval;
· Explorar personagens fictícias, através da interação com os pares; · Promover a socialização e valores de cidadania; · Valorizar a criatividade; · Desenvolver o espírito de desafio e crítico; · Explorar temas da área de projeto, realizando desta forma a transversalidade do currículo. |
Docentes dos 2.º e 3.º ciclos | Alunos dos 2.º/3.º ciclos |
15 de fevereiro de 2024 | Dia da Amizade | · Promover interação dentro da comunidade escola;
· Assinalar uma efeméride com especial interesse dos alunos. |
Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas | Alunos dos 2.º/3.º ciclos |
26 de fevereiro a 1 de março de 2024 | Semana das Ciências | · Estimular o interesse dos alunos pela Ciência;
· Estimular o gosto e o prazer pela aprendizagem das Ciências. |
Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC | Crianças e alunos de todos os ciclos |
fevereiro de 2024 | Canguru Matemática sem Fronteiras | · Desenvolver a curiosidade e o gosto pela matemática;
· Promover o estudo da matemática; · Promover o trabalho em equipa. |
Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC | Alunos do 2º ciclo |
fevereiro de 2024 | Olimpíadas Portuguesas da Matemática | · Desenvolver a curiosidade e o gosto pela matemática;
· Promover o estudo da matemática; · Promover o trabalho em equipa. |
Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC | Alunos do 3º ciclo |
fevereiro de 2024 | MegaSprinter Regional | · Promover o gosto pelo Atletismo;
· Desenvolver processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no quotidiano; · Participar ativamente, procurando o êxito individual. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos |
fevereiro de 2024 | O Oleiro vem à escola | · Conhecer técnicas de olaria;
· Executar uma peça em barro. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos do 6.º ano |
04 de março de 2024 | MAAT
Exposição Joana Vasconcelos, Plug-In |
· Promover o contacto com a obra de arte em contexto museológico;
· Discutir e incentivar o questionamento sobre as intenções e opções técnicas e estéticas adotadas pelos artistas.
|
Departamento de Artes e Educação Física
|
Alunos do 9.º ano |
07 de março | Teatro Leandro ” O Rei da Helíria” | · Aprofundar os conhecimentos de textos literários estudados;
· Promover o gosto pelo Teatro.
|
Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas
|
Alunos do 7.º ano
|
março de 2024 | Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos | · Motivar a aprendizagem da Matemática;
· Divulgar a vertente mais lúdica da Matemática; · Promover o trabalho em equipa. |
Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC | Alunos de todos os ciclos |
21 de março de 2024 | Dia Mundial da Árvore
Dia Eco-Escolas | Galardão |
· Sensibilizar os alunos para a importância das árvores no nosso planeta;
· Promover a educação ambiental; · Sensibilizar os alunos para a valorização dos espaços verdes; · Premiar a Escola/Comunidade escolar pelo trabalho realizado (a nível ambiental) ao longo do ano transato. |
Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos |
março de 2024 | Realização de uma Revista Literária | · Promover o gosto pela leitura. | Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas | Alunos do 3º ciclo |
março de 2024 | Visita ao Instituto-Português e Embaixada de França em Lisboa | · Promover o gosto pela cultura francesa. | Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas | Alunos do 9º ano |
março de 2024 | Olimpíadas Portuguesas da
Biologia – Júnior |
· Estimular o interesse dos alunos pela Biologia em particular na área experimental.
· Relacionar a Biologia com a realidade económica e social, promovendo uma melhor cidadania; · Promover o intercâmbio de ideias e de experiências entre os links participantes; · Estimular o gosto e o prazer pela aprendizagem da Biologia. |
Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC | Alunos do 9º ano |
de 18 a 22 de março de 2024 | Semana das Artes e do Desporto | · Alertar a comunidade escolar para a importância da atividade física e benefícios para a saúde;
· Promover o contacto com as modalidades de desporto adaptado; · Incentivar o espírito desportivo e fair-play; · Observar a evolução dos alunos em competição. |
Departamento de Artes e Educação Física | Crianças e alunos de todos os ciclos |
de 20 a 23 de março | Viagem de Finalistas do 9º ano | · Celebrar o final de Ciclo;
· Promover o convívio entre os alunos do 9º ano. |
Diretores de Turma | Alunos do 9º ano |
março de 2024 | Corta-Mato Escolar
Fase Nacional |
· Promover o convívio entre toda a comunidade escolar;
· Incentivar a prática e prazer da corrida; · Melhorar a capacidade cardiorrespiratória; · Adaptar o organismo aos esforços prolongados com intensidade moderada. |
Departamento de Artes e Educação Física/Desporto Escolar | Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos |
março de 2024 | MegaSprinter Nacional | · Promover o gosto pelo Atletismo;
· Desenvolver processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no quotidiano; · Participar ativamente, procurando o êxito individual. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos |
março de 2024 | Oficina Musical
Sebastião Antunes |
· Conhecer diferentes estilos musicais;
· Estimular o gosto pela arte musical. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos do 5.º e 6.º anos |
março de 2024 | Atividade de Vida Diária
Saída à comunidade circundante |
· Desenvolver a autonomia dos alunos em tarefas de preparação para a vida;
· Desenvolver competências sociais; · Conhecer o comércio local; · Conhecer a aplicar regras de segurança rodoviárias; · Manipular dinheiro em situações reais. |
Departamento de Educação Especial | Alunos da Sala Aventura |
março de 2024 | Demonstração de Goalball | · Possibilitar a todos os alunos, conhecer a modalidade Goalball. | Departamento de Educação Especial | Alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos |
10 de abril de 2024 | Peça de Teatro
O Príncipe Nabo |
· Aprofundar os conhecimentos de textos literários estudados;
· Promover o gosto pelo Teatro. |
Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas | Alunos do 5.º ano |
16 de abril de 2024 | Sessões de Poesia com Inês Blanc | · Despertar o interesse pela poesia. | Alunos do 8.ºano
|
Alunos do 8.º ano |
22 a 26 de abril De 2024 | Semana da Leitura | · Mobilizar saberes de diferentes áreas curriculares;
· Cooperar com os outros em tarefas e projetos comuns; · Dialogar com um escritor/ilustrador. |
Departamento do 1.º Ciclo | Crianças e alunos de todos os ciclos |
23 de abril de 2024 | Peça de teatro Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor | · Aprofundar os conhecimentos de textos literários estudados;
· Promover o gosto pelo Teatro. |
Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas | Alunos do 8.ºano
|
abril de 2024 | SuperTmatik de História | · Divulgar e motivar para a vertente mais lúdica da História;
· Promover o trabalho em equipa e, simultaneamente salutar a competitividade entre alunos. |
Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas | Alunos dos 2.º/3.º ciclos |
abril de 2024 | SuperTmatik – Cálculo Mental e Quiz Matemático | · Motivar a aprendizagem da Matemática;
· Divulgar a vertente mais lúdica da Matemática; · Promover o trabalho em equipa. |
Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC | Alunos dos 2.º/3.º ciclos |
abril de 2024 | Parque de Monsanto | · Fazer ligação entre o conhecimento teórico e prático;
· Aumentar a motivação dos alunos pelas Ciências; · Aprofundar conhecimentos através do contacto com a Natureza. |
Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC | Alunos dos 5º anos |
abril de 2024 | Centro de Ciência Viva
Pavilhão do Conhecimento |
· Fazer a ligação entre o conhecimento teórico e prático;
· Aumentar a motivação dos alunos pela Ciência; · Aprofundar conhecimentos através da realização de experiências e jogos feitos pelos alunos. |
Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC | Alunos do 9.º ano |
abril de 2024 | Atividade de Vida Diária
Saída à comunidade circundante |
· Desenvolver a autonomia dos alunos em tarefas de preparação para a vida;
· Desenvolver competências sociais; · Conhecer o comércio local; · Conhecer a aplicar regras de segurança rodoviárias; · Manipular dinheiro em situações reais. |
Departamento de Educação Especial | Alunos da Sala Aventura |
15 de maio de 2024 | Dia da Família | · Convívio entre pais e filhos;
· Partilhar trabalhos realizados pelos alunos. |
Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos |
maio de 2024 | Festival de Slam do CHK | · Despertar o interesse pela poesia. | Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas | Alunos do 3º ciclo |
maio de 2024 | Visita ao Castelo de Almourol e Centro de Ciência Viva Vila Nova da Barquinha | · Fazer a ligação entre o conhecimento teórico e prático;
· Aprofundar conhecimentos sobre factos históricos. |
Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas e Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC | Alunos do 5.º ano |
maio de 2024 | Museu de História Natural/Jardim Botânico | · Fazer a ligação entre o conhecimento teórico e prático;
· Aumentar a motivação dos alunos pela Ciência; · Aprofundar conhecimentos através da realização de experiências e jogos feitos pelos alunos. |
Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC | Alunos do 6.º ano |
maio de 2024 | Carsoscópio de Alviela | · Fazer a ligação entre o conhecimento teórico e prático;
· Aumentar a motivação dos alunos pela Ciência; · Aprofundar conhecimentos através da realização de experiências e jogos feitos pelos alunos. |
Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC | Alunos do 7.º ano |
maio de 2024 | Jovens Cientistas em Ação | · Estimular o interesse dos alunos pela Ciência, em particular na área experimental;
· Relacionar a Ciência com a realidade económica e social, promovendo uma melhor cidadania; · Promover o intercâmbio de ideias e de experiências entre os alunos participantes; · Estimular o gosto e o prazer pela aprendizagem das Ciências. |
Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC | Alunos do 3º ciclo |
maio de 2024 | Torneio Inter-Turmas 3×3 | · Promover o desenvolvimento psico-motor;
· Contactar com jogos coletivos; · Estimular a cooperação em jogos lúdicos e atividades integradas; · Incentivar o espírito desportivo e fair-play. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos |
maio de 2024 | Quinta Pedagógica dos Olivais
Oficinas Pedagógicas |
· Participar nas atividades diárias e próprias de uma quinta. | Departamento de Educação Especial | Alunos da Sala Aventura |
4 de junho de 2024 | Visita à Feira do Livro de Lisboa | · Promover o gosto pela leitura. | Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas | Alunos do 3º ciclo |
de 03 a 07 de junho de 2024 | Semana do Brincar | · Proporcionar um dia de atividades diferentes;
· Convívio entre os alunos dos diferentes ciclos. |
Departamento da Creche e Jardim de Infância | Crianças e alunos de todos os ciclos |
20 junho de 2024 | Dia do Mérito Desportivo | · Promover o convívio entre toda a comunidade escolar;
· Reconhecer o mérito desportivo dos alunos. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos |
21 de junho de 2024 | Jantar Finalistas de 6º ano | · Assinalar o término de um ciclo. | Diretores de turma | Alunos do 6.º ano |
22 de junho de 2024 | Sarau das Extracurriculares | · Promover a divulgação das atividades desenvolvidas ao longo do ano.
|
Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias |
junho de 2024 | Exame DELF Scolaire em parceria com Alliance Française de Lisboa | · Obter uma certificação internacional de aprendizagem nível A2 de acordo com o Quadro Europeu de Referência. | Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas | Alunos dos 9º anos |
junho de 2024 | Realização de um Prontuário e de uma Gramática | · Aprofundar o conhecimento e o interesse pela Língua Portuguesa. | Departamento de Línguas, Ciências Sociais e Humanas | Alunos do 3º ciclo |
junho de 2024 | Torneio Inter-Escolas | · Promover o desenvolvimento psico-motor;
· Contactar com jogos coletivos; · Estimular a cooperação em jogos lúdicos e atividades integradas; · Incentivar o espírito desportivo e fair-play. |
Departamento de Artes e Educação Física | Alunos dos 2.º e 3.º ciclos |
junho de 2024 | Viagem de Final de Ciclo | · Celebrar o encerramento do ano letivo.
· Promover o convívio entre os alunos; |
Diretores de Turma | Alunos do 6º ano |
junho de 2024 | Viagem de Final de Ano
Quinta da Granja |
· Celebrar o encerramento do ano letivo;
· Promover o convívio entre os alunos. |
Departamento de Educação Especial | Alunos da Sala Aventura |
28 junho de 2024 | Arraial Final de Ano | · Celebrar o final do ano letivo;
· Promover o convívio entre toda a Comunidade Escolar. |
Colégio Helen Keller | Crianças e alunos de todos os ciclos e respetivas famílias |
de 1 a 12 de julho de 2024 | Colónia de Férias | · Convívio entre os alunos;
· Proporcionar novas experiências. |
Docentes dos 2.º/3.º ciclos | Alunos do 5.º ao 9.º ano |
05 de julho de 2024 | Jantar de Finalistas de 9º ano | · Assinalar o término de um ciclo | Diretores de turma | Alunos do 9.º ano |
Avaliação
Para efetuar o acompanhamento e monitorização do Plano Anual de Atividades 2023/2024, em cada trimestre, será elaborado um documento interno de acompanhamento (avaliação trimestral). Após a realização de cada atividade a estrutura proponente deve registar todas as informações relevantes para melhor avaliação do Plano Anual de Atividades.
No final do ano letivo, será elaborado o relatório de avaliação final, que incluirá uma apreciação geral dos resultados atingidos, uma perspetiva sobre a continuidade das atividades mais relevantes e uma reflexão crítica a partir da qual se perspetivará o Plano Anual de Atividades para o ano letivo 2024/2025.
Conclusão
O Plano Anual de Atividades do Colégio Helen Keller abre-se à diversidade de projetos e atividades; propõe sem condicionar e enriquece sem limitar.
Mais do que uma simples listagem, é um conjunto de intenções que, ao ser elaborado, não prevê situações de impedimento à sua concretização. Por outro lado, é um documento aberto à realização de ações e atividades que, não estando previstas no plano inicial, merecem toda a atenção e disponibilidade quer pelo seu interesse pedagógico, quer pelo seu interesse lúdico.
O presente documento, tal como a dinâmica subjacente às múltiplas variáveis do processo educativo, é um documento em aberto, sujeito à construção e revisão permanentes, procurando ser ao mesmo tempo um retrato fiel do contributo, esforço, vontades e ambições de todos os agentes educativos e parcerias que contribuem para melhorar a realidade educativa da nossa escola.
Num contexto mais amplo, as atividades sustentam a filosofia de uma escola que se pretende inclusiva, oferecendo um ensino aberto a todos e que conta com todos.