Covid-19
Plano de Contingência e Ação para a Prevenção de Transmissão da Doença por Coronavírus - Atualização
NOTA INTRODUTÓRIA
De acordo com os dados da Direção Geral de Saúde (DGS) sobre a evolução da propagação da doença Covid-19, provocada pelo Coronavírus SARS-COV-2, e de acordo com as indicações do Despacho n.º 2836-A/2020 para a prevenção e controlo de infeção pelo novo vírus, o Colégio Helen Keller elaborou um conjunto de medidas de prevenção e contenção de transmissão da doença.
O presente Plano representa uma atualização/ especificação ao Plano de Contingência e Ação para Prevenção da Transmissão da Doença COVID-19 elaborado em março do presente ano (e disponível no site www.colegiohelenkeller.pt), razão pela qual não considerámos necessário manter todos os pressupostos teóricos que suportaram a elaboração do primeiro.
O presente documento integra as medidas gerais recomendadas pela DGS (Ponto 1) – e que pretendem apenas relembrar toda a comunidade escolar dos cuidados gerais a adotar em qualquer contexto da sociedade – bem como as diferentes medidas adotadas pelo Colégio Helen Keller para o ano letivo 2020/ 2021 no âmbito de cada uma das suas valências: Creche, Jardim de Infância, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos.
As recomendações e procedimentos estabelecidos no Plano de Contingência para a COVID-19 serão divulgados à comunidade escolar através dos meios mais adequados, nomeadamente: e-mail e site oficial.
O presente Plano será revisto e atualizado sempre que se verificar necessidade, nomeadamente pela existência de novas recomendações ou imposições por parte das autoridades competentes.
- MEDIDAS GERAIS DE PREVENÇÃO DE TRANSMISSÃO DO CORONOVÍRUS (SARS-COV-2) – RECOMENDAÇÕES DA DIREÇÃO GERAL DE SAÚDE
As medidas gerais que qualquer pessoa deve seguir para prevenir a transmissão de vírus respiratórios são as seguintes:
- Manter um distanciamento de cerca de 2 metros de outras pessoas.
- Utilizar máscara comunitária em todos os espaços fechados e/ ou quando não é possível manter o distanciamento social recomendado (2m). As máscaras são obrigatórias para todos com idade igual ou superior a 6 anos. Para crianças com menos de 6 anos é recomendado o uso de viseiras.
- Lavar as mãos com frequência (durante cerca de 20-30 segundos) – com sabão e água, ou esfregar as mãos com gel alcoólico, se não for possível lavar as mãos. Se as mãos estiverem visivelmente sujas, devem ser usados preferencialmente sabão e água.
- Cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel descartável sempre que for necessário assoar, tossir ou espirrar. O lenço de papel deverá ser descartado num caixote de lixo e, em seguida, deverão ser lavadas as mãos. Na ausência de lenços de papel descartável, poder-se-á tossir ou espirrar para a prega do cotovelo. Nunca se deve tossir nem espirrar para o ar ou para as mãos.
- As pessoas que sintam tosse, febre ou dificuldade respiratória devem permanecer em casa e não se deslocar para o seu local de trabalho, escolas dos filhos ou estabelecimentos de saúde.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca, especialmente se não tiver lavado as mãos.
- Evitar contacto próximo com pessoas com tosse, febre ou dificuldade respiratória.
- Limpar e desinfetar frequentemente objetos e superfícies de utilização comum.
- Em caso de sintomas ou dúvidas contactar a Linha SNS24: 808 24 24 24. Não deve deslocar-se diretamente para nenhum estabelecimento de saúde.
- Consultar regularmente informação em dgs.pt
- MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE TRANSMISSÃO DO CORONOVÍRUS (SARS-COV-2) A ADOTAR NA CRECHE DO CENTRO HELEN KELLER
As diferentes medidas apresentadas visam, por um lado, garantir a maior higienização possível dos espaços e materiais de utilização comum e, por outro, assegurar que é minimizado o contacto entre crianças e adultos de grupos diferentes de modo a que, em caso de aparecimento de um caso positivo, seja possível isolar, de forma clara e segura, os seus possíveis contactos.
Procedimentos até chegar à escola:
- Todos os elementos da comunidade escolar (crianças, pais, funcionários) devem:
- Lavar as mãos, com água e sabão, por cerca de 20-30 segundos antes de sair de casa;
- Se utilizarem transportes públicos, os adultos deverão utilizar máscara comunitária e as crianças com menos de 6 anos poderão utilizar viseira;
- Desinfetar as mãos à entrada da escola (caso não possuam desinfetante, existe um dispensador na portaria);
Procedimentos por parte dos funcionários:
- Todos os funcionários que trabalham diretamente com as crianças e que se deslocam para a escola em transportes públicos devem trocar de roupa antes de iniciarem as suas funções;
- Todos os dias, as educadoras e auxiliares apresentar-se-ão com indumentárias/ fardamentos diferentes dos habituais (embora identificativos do CHK), de modo a garantir que todas as roupas são devidamente higienizadas após cada utilização;
- Todos os funcionários utilizarão máscaras, podendo também recorrer a viseiras;
- Todas as educadoras e auxiliares utilizarão calçado próprio para o interior dos edifícios;
- Todas as educadoras e auxiliares reduzirão ao máximo a utilização de acessórios pessoais;
Entradas e saídas:
- Todas as entradas deverão ser feitas de forma calma e de acordo com as indicações dadas pela portaria;
- Cada criança apenas poderá ser acompanhada por um adulto (quer à entrada, quer à saída);
- Todos os acompanhantes devem, obrigatoriamente, usar máscara – a ser colocada antes de entrar na escola;
- À entrada da escola (na portaria) é feita uma avaliação da temperatura corporal a todos os que entram na escola (crianças e respetivos acompanhantes);
- As entradas serão feitas pela portaria devendo contornar o Campo A pela sua direita (em direção à secretaria), seguindo até à porta exterior da respetiva sala;
- É expressamente proibida a entrada dos acompanhantes nos edifícios – as crianças deverão ser entregues e recolhidas através das portas das respetivas salas de aula que têm acesso direto ao exterior;
- A saída deverá ser feita contornando o Campo A pelo lado contrário ao referido anteriormente;
- Os percursos de entrada e saída estão assinalados ao longo do mesmo;
- Os torniquetes estão também identificados como saída e entrada;
- Apenas poderão permanecer no interior da escola 10 acompanhantes da creche em simultâneo (devendo entrar apenas de acordo com as indicações da portaria de modo a evitar que se cruzem);
- Atendendo às regras de entrada alternada de acompanhantes no recinto escolar, é fundamental que as entradas e saídas ocorram com a maior celeridade possível de modo a evitar aglomerados na portaria/ exterior da escola;
Organização diária:
- De modo a garantirmos os horários e dinâmicas habituais da creche e, simultaneamente, minimizarmos os contactos entre grupos/ salas, a Sala Arco-Íris e a Sala Laranja formarão um grupo, e as Salas Violeta e Rosa outro grupo. Estes grupos alargados apenas funcionarão em situações restritas e/ ou excecionais como o acolhimento, o prolongamento, situações de faltas ou férias de pessoal.
- Medição de Temperatura Corporal
- Todas as crianças serão avaliadas quanto à temperatura corporal duas vezes ao dia: à chegada (na portaria) e antes de iniciarem a sesta (na respetiva sala);
- Sempre que a temperatura corporal seja igual ou superior a 38º, as crianças terão que ser imediatamente retiradas da escola;
- Sempre que a temperatura corporal seja igual ou superior a 37,5º (mas inferior a 38º), a temperatura será novamente registada no espaço de 30/ 45 min;
- Acolhimento e Prolongamento
- Considera-se acolhimento o período entre as 8h e as 9h e prolongamento o período entre as 16h e as 19h;
- Os períodos de acolhimento e prolongamento serão assegurados com recurso à união entre as 2 salas da creche (Arco-Íris + Laranja; Violeta + Rosa);
- Quer à entrada, quer à saída, as crianças devem ser entregues ou recebidas com maior brevidade possível;
- Atividades
- As crianças desenvolverão as atividades no exterior, sempre que as condições climatéricas assim o permitam;
- Cada criança deverá, (à semelhança das educadoras e auxiliares) ter um calçado próprio para o interior do edifício (a combinar com a educadora);
- À porta de cada sala existirá uma sapateira para calçado limpo e outra para calçado “sujo”;
- As atividades de expressão musical e motricidade serão realizadas nas próprias salas;
- Brinquedos
- Cada sala dispõe apenas de brinquedos de fácil higienização, preferencialmente de maiores dimensões;
- Não é permitido as crianças levarem brinquedos (ou similares) para a escola;
- Refeições
- Os lanches (manhã e tarde) serão tomados no espaço onde as crianças estiverem: sala de atividades, exterior…;
- Relativamente aos almoços:
- Sala Arco-Íris – própria sala (sala parque)
- Sala Laranja – Refeitório da creche 2 (adaptado para o efeito)
- Sala Violeta – Refeitório da creche
- Sala Rosa – Refeitório principal (quando começar o tempo chuvoso, as crianças da sala Rosa poderão passar a almoçar no refeitório da creche, alterando o horário de refeição com a sala Violeta)
- Sestas
- As sestas serão feitas nos horários habituais e nas respetivas salas;
- Toda a organização do espaço de dormitório está de acordo com as recomendações da DGS:
- Cada criança tem o seu próprio catre
- Os catres estarão com o distanciamento necessário entre si
- As crianças dormem em posições alternadas entre si
- Higiene das crianças
- As crianças farão a lavagem das mãos várias vezes ao dia;
- Quer os lavatórios das casas de banho, quer as sanitas, estarão identificadas por cores de modo a que as crianças de uma mesma sala utilizem apenas os mesmos espaços;
- Cada sala terá o seu próprio fraldário, o qual cumprirá as diferentes normas de higienização;
- O uso do bibe é obrigatório para todas as crianças que já tenham adquirido a marcha – o mesmo deverá ficar sempre na escola durante toda a semana, voltando para casa apenas à sexta-feira;
Higienização dos Espaços
- Nos dias que antecedem o início do ano letivo todo o espaço da creche será submetido a uma higienização profunda por parte de uma empresa especializada contratada para o efeito;
- As diferentes salas de atividades serão submetidas a limpezas regulares ao longo do dia;
- Quer os refeitórios, quer as casas de banho serão higienizadas após cada utilização;
- Os brinquedos de exterior (parques) serão higienizados, pelo menos, 2 vezes por dia;
Transição Berçário – Creche
De modo a garantirmos que a transição não condiciona a organização/ funcionamento de toda a creche, todas as crianças do Berçário farão a transição no período “normal”, integrando a Sala Laranja a partir dos 12 meses e/ ou aquisição da marcha.
Comunicação escola-família:
- A comunicação entre as famílias e a educadora deverá ocorrer preferencialmente por escrito, utilizando a plataforma Teams e minimizando, desta forma, o tempo de contacto presencial na escola;
- Os recados/ informações relevantes deverão ser passadas através do canal de comunicação privado (chat) da plataforma Teams;
- Todos os encarregados de educação deverão fornecer, à respetiva educadora, 2 contactos de emergência.
- MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE TRANSMISSÃO DO CORONOVÍRUS (SARS-COV-2) A ADOTAR NO JARDIM DE INFÂNCIA DO CENTRO HELEN KELLER
As diferentes medidas apresentadas visam, por um lado, garantir a maior higienização possível dos espaços e materiais de utilização comum e, por outro, assegurar que é minimizado o contacto entre crianças e adultos de grupos diferentes de modo a que, em caso de aparecimento de um caso positivo, seja possível isolar, de forma clara e segura, os seus possíveis contactos.
Procedimentos até chegar à escola:
- Todos os elementos da comunidade escolar (crianças, pais, funcionários) devem:
- Lavar as mãos, com água e sabão, por cerca de 20-30 segundos antes de sair de casa;
- Se utilizarem transportes públicos, os adultos e as crianças com mais de 6 anos deverão utilizar máscara comunitária e as crianças com menos de 6 anos deverão utilizar viseira;
- Desinfetar as mãos à entrada da escola (caso não possuam desinfetante, existe um dispensador na portaria);
Procedimentos por parte dos funcionários:
- Todos os funcionários que trabalham diretamente com as crianças e que se deslocam para a escola em transportes públicos devem trocar de roupa antes de iniciarem as suas funções;
- Todos os dias as educadoras e auxiliares apresentar-se-ão com indumentárias/ fardamentos diferentes dos habituais (embora identificativos do CHK), de modo a garantir que todas as roupas são devidamente higienizadas após cada utilização;
- Todos os funcionários utilizarão máscaras, podendo também recorrer a viseiras;
- Todas as educadoras e auxiliares utilizarão calçado próprio para o interior dos edifícios;
- Todas as educadoras e auxiliares reduzirão ao máximo a utilização de acessórios pessoais;
Entradas e saídas:
- Todas as entradas deverão ser feitas de forma calma e de acordo com as indicações dadas pela portaria;
- Cada criança apenas poderá ser acompanhada por um adulto (quer à entrada, quer à saída);
- Todos os acompanhantes devem, obrigatoriamente, usar máscara – a ser colocada antes de entrar na escola;
- À entrada da escola (na portaria) é feita uma avaliação da temperatura corporal a todos os que entram na escola (crianças e respetivos acompanhantes);
- As entradas serão feitas pela portaria devendo contornar o Campo A pela sua direita (em direção à secretaria); duas salas farão a entrada e saída pela porta principal do JI e outras duas pela rampa (traseiras do edifício);
- É expressamente proibida a entrada dos acompanhantes nos edifícios;
- A saída deverá ser feita contornando o Campo A pelo lado contrário ao referido anteriormente;
- Os percursos de entrada e saída estão assinalados ao longo do mesmo;
- Os torniquetes estão também identificados como saída e entrada;
- Apenas poderão permanecer no interior da escola 10 acompanhantes do Jardim de Infância em simultâneo (devendo entrar apenas de acordo com as indicações da portaria de modo a evitar que se cruzem);
- Atendendo às regras de entrada alternada de acompanhantes no recinto escolar, é fundamental que as entradas e saídas ocorram com a maior celeridade possível de modo a evitar aglomerados na portaria/ exterior da escola;
Organização diária:
- De modo a garantirmos os horários e dinâmicas habituais do Jardim de Infância e, simultaneamente, minimizarmos os contactos entre grupos/ salas, a Sala Amarela e a Sala Verde formarão um grupo, e as Salas Azul e Vermelha outro grupo. Estes grupos alargados apenas funcionarão em situações restritas e/ ou excecionais como o acolhimento, o prolongamento, situações de faltas ou férias de pessoal.
- Medição de Temperatura Corporal
- Todas as crianças serão avaliadas quanto à temperatura corporal duas vezes ao dia: à chegada (na portaria) e depois de almoço;
- Sempre que a temperatura corporal seja igual ou superior a 38º, as crianças terão que ser imediatamente retiradas da escola;
- Sempre que a temperatura corporal seja igual ou superior a 37,5º (mas inferior a 38º), a temperatura será novamente registada no espaço de 30/ 45 min;
- Acolhimento e Prolongamento
- Considera-se acolhimento o período entre as 8h e as 9h e prolongamento o período entre as 16h e as 19h.
- Os períodos de acolhimento e prolongamento serão assegurados com recurso à união entre as 2 salas do Jardim de Infância (Amarela + Verde; Azul + Vermelha);
- Quer à entrada, quer à saída, as crianças devem ser entregues ou recebidas com maior brevidade possível;
- Atividades
- As crianças desenvolverão as atividades no exterior, sempre que as condições climatéricas assim o permitam;
- O parque do Jardim de Infância e o parque da Creche serão utilizados de forma alternada (semanalmente) pelos dois grupos do Jardim de Infância;
- Cada criança deverá, (à semelhança das educadoras e auxiliares) ter um calçado próprio para o interior do edifício (a combinar com a educadora);
- As atividades de expressão musical e inglês realizar-se-ão nas respetivas salas;
- As atividades de Filosofia para Crianças e Projeto ABC (exclusivas para os 5 anos) realizar-se-ão por grupos (amarela + verde e azul + vermelha), numa das salas;
- As atividades de Expressão Motora ocorrerão preferencialmente no espaço exterior. Quando tal não for possível será usado o ginásio do JI ou a sala polivalente;
- Atividades de Escola/ Visitas de Estudo
- Para cada atividade/ visita de estudo serão definidos os procedimentos adequados/ adaptados ao contexto;
- Em caso de visita de estudo com recurso a transporte coletivo, será obrigatório o uso de viseira por parte de todas as crianças;
- Brinquedos
- Cada sala dispõe apenas de brinquedos de fácil higienização, preferencialmente de maiores dimensões;
- Não é permitido as crianças levarem brinquedos (ou similares) para a escola;
- Refeições
- Os lanches (manhã e tarde) serão tomados no espaço onde as crianças estiverem: sala, exterior…;
- No refeitório, e à semelhança do que já acontecia, cada sala terá as suas próprias mesas, estando estas devidamente identificadas e afastadas entre si;
- Serão feitos pequenos desfasamentos nos horários de almoço de modo a evitar entradas e saídas no espaço em simultâneo;
- Sestas
- As sestas serão feitas nos horários habituais e nas respetivas salas;
- Toda a organização do espaço de dormitório está de acordo com as recomendações da DGS:
- Cada criança tem o seu próprio catre
- Os catres estarão com o distanciamento necessário entre si
- As crianças dormem em posições alternadas entre si
- Higiene das crianças
- As crianças farão a lavagem das mãos várias vezes ao dia;
- Quer os lavatórios das casas de banho, quer as sanitas, estarão identificadas por cores de modo a que as crianças de uma mesma sala utilizem apenas os mesmos espaços;
- O uso do bibe é obrigatório para todas as crianças – o mesmo deverá ficar sempre na escola durante toda a semana, voltando para casa apenas à sexta-feira;
Higienização dos Espaços
- Nos dias que antecedem o início do ano letivo todo o espaço do Jardim de Infância será submetido a uma higienização profunda por parte de uma empresa especializada contratada para o efeito;
- As diferentes salas de atividades serão submetidas a limpezas regulares ao longo do dia;
- Quer o refeitório, quer as casas de banho serão higienizadas após cada utilização;
- Os brinquedos de exterior (parques) serão higienizados, pelo menos, 2 vezes por dia;
Comunicação escola-família:
- A comunicação entre as famílias e a educadora deverá ocorrer preferencialmente por escrito, utilizando a plataforma Teams e minimizando, desta forma, o tempo de contacto presencial na escola;
- Os recados/ informações relevantes deverão ser passadas através do canal de comunicação privado (chat) da plataforma Teams;
- Todos os encarregados de educação deverão fornecer, à respetiva educadora, 2 contactos de emergência.
4. MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE TRANSMISSÃO DO CORONOVÍRUS (SARS-COV-2) A ADOTAR NO 1.º CICLO DO CENTRO HELEN KELLER
As diferentes medidas apresentadas visam, por um lado, garantir a maior higienização possível dos espaços e materiais de utilização comum e, por outro, assegurar que é minimizado o contacto entre alunos e funcionários de grupos diferentes de modo a que, em caso de aparecimento de um caso positivo, seja possível isolar, de forma clara e segura, os seus possíveis contactos.
Procedimentos até chegar à escola:
- Todos os elementos da comunidade escolar (crianças, pais, funcionários) devem:
- Lavar as mãos, com água e sabão, por cerca de 20-30 segundos antes de sair de casa;
- Se utilizarem transportes públicos, os adultos e as crianças com mais de 6 anos deverão utilizar máscara comunitária;
- Desinfetar as mãos à entrada da escola (caso não possuam desinfetante, existe um dispensador na portaria);
Procedimentos por parte dos funcionários:
- Todos os funcionários que se deslocam para a escola em transportes públicos devem trocar de roupa antes de iniciarem as suas funções;
- Todos os funcionários utilizarão máscaras, podendo também recorrer a viseiras;
- Todos os funcionários reduzirão ao máximo a utilização de acessórios pessoais;
Entradas e saídas:
- A entrada dos alunos no recinto escolar far-se-á de forma autónoma, ou seja, sem o acompanhamento dos pais;
- Todas as entradas deverão ser feitas de forma calma e de acordo com as indicações dadas pela portaria;
- Os torniquetes estão identificados como saída e entrada;
- Os alunos do 1.º Ciclo devem, obrigatoriamente, utilizar máscara em todos os espaços de recreio sendo, por isso, necessário que utilizem a mesma para entrada na escola;
- À entrada da escola (na portaria) é feita uma avaliação da temperatura corporal a todos os que entram na escola;
- Ao entrarem no recinto escolar, os alunos devem seguir, de imediato, para o seu espaço de recreio ou respetiva sala (caso as atividades já tenham iniciado);
- Os diferentes percursos estão devidamente assinalados;
- No final do dia, é permitida a entrada de 1 acompanhante por criança;
- Os acompanhantes devem obrigatoriamente aguardar a chamada do seu educando no espaço definido para o efeito;
- Sempre que possível, os acompanhantes devem evitar entrar na escola;
- Apenas poderão permanecer no recinto escolar 10 acompanhantes de cada grupo em simultâneo;
- Atendendo às regras de entrada alternada de acompanhantes no recinto escolar, é fundamental que as entradas e saídas ocorram com a maior celeridade possível de modo a evitar aglomerados na portaria/ exterior da escola;
Organização diária:
- De modo a garantirmos o bom funcionamento das diferentes atividades inerentes ao 1.º Ciclo e, simultaneamente, minimizarmos os contactos entre grupos/ turmas, assumiremos que as turmas do 1.º e 2.º anos funcionarão como grande grupo; acontecendo o mesmo com as turmas do 3.º e 4.º anos. Estes grupos alargados apenas funcionarão em situações restritas e/ ou excecionais como o refeitório, os diferentes períodos de recreio ou faltas de pessoal.
- Medição de Temperatura Corporal
- Todos os alunos serão avaliados quanto à temperatura corporal duas vezes ao dia: à chegada (na portaria) e depois de almoço;
- Sempre que a temperatura corporal seja igual ou superior a 38º, as crianças terão que ser imediatamente retiradas da escola;
- Sempre que a temperatura corporal seja igual ou superior a 37,5º (mas inferior a 38º), a temperatura será novamente registada no espaço de 30/ 45 min;
- Recreios (manhã, almoço e tarde)
- Cada grupo (1.º/ 2º anos; 3.º/ 4.º anos) terá um espaço exterior previamente definido para usufruir dos tempos de recreio;
- Sempre que possível, as famílias devem estar sensíveis ao facto de, nesta fase, ser desaconselhada a permanência prolongada das crianças na escola. Além dos períodos “normais” de aulas (8h40 às 16h10), as crianças devem permanecer na escola apenas o tempo estritamente necessário;
- Durante os tempos de recreio, todos os alunos devem usar máscara (apesar de ser um espaço exterior, será precisamente aquele onde será mais difícil garantir o distanciamento social, especialmente devido à idade das crianças) – cada criança deverá fazer-se acompanhar de uma bolsa para que possa guardar a sua máscara após cada utilização;
- As duas entradas do edifício dispõem de tapetes desinfetantes de modo a que todos procedam à higienização do calçado;
- Salas/ Atividades
- De acordo com os grupos formados (1.º/ 2.º anos; 3.º/ 4.º anos):
- ºA e 1.ºB – salas de aula no Piso 0; entrada pela porta principal do 1.º ciclo;
- ºA e 2.ºB – salas de aula no Piso 2; entrada pela porta principal do 1.º ciclo, acesso ao piso pelas escadas “exteriores”;
- ºA, 3.ºB, 4.ºA e 4.ºB – salas de aula no Piso 1; entrada pela porta do telheiro, acesso ao piso pelas escadas “interiores”;
- Durante o tempo em que as crianças permanecerem nas salas de aula, as mesmas devem manter a porta aberta e, sempre que possível, também as janelas;
- Quando, por questões climatéricas, não for possível manter as janelas abertas durante as aulas, proceder-se-á ao seu arejamento durante os intervalos entre aulas;
- Em todas as salas de aula, as crianças estarão em mesas individuais;
- Todas as mesas de trabalho encontram-se dispostas de acordo com as orientações da DGS e MEC: todas orientadas no mesmo sentido e mantendo, sempre que possível, uma distância mínima de 1m entre si;
- Em determinados momentos poderá ser necessária a utilização de máscara em sala de aula, por parte dos alunos: apoio em pequenos grupos; permanência no “Cantinho da Leitura”…
- Quando possível, algumas atividades serão realizadas no exterior (nomeadamente aulas de Expressões Artísticas, Educação Musical; Educação Física; Estudo do Meio…)
- As aulas de Inglês realizar-se-ão nas respetivas salas;
- As aulas de Expressão Musical realizar-se-ão alternadamente na sala de aula da turma e na sala de Música (reduzindo assim a utilização da sala de Música, maximizando o seu arejamento e higienização);
- Todas as salas de aula têm doseadores com desinfetante para utilização quer de alunos, quer de professores;
- De acordo com os grupos formados (1.º/ 2.º anos; 3.º/ 4.º anos):
- Atividades de Escola/ Visitas de Estudo
- Para cada atividade/ visita de estudo serão definidos os procedimentos adequados/ adaptados ao contexto;
- Em caso de visita de estudo com recurso a transporte coletivo, será obrigatório o uso de máscara por parte de todos os alunos;
- Refeições
- Os lanches (manhã e tarde) serão tomados sob a supervisão dos respetivos professores e ocorrerão nas respetivas salas ou no espaço de recreio;
- No caso dos alunos que não usufruem de alimentação da escola, devem garantir que os lanches se encontram nas respetivas mochilas, não sendo possível utilizar os frigoríficos da escola;
- No almoço, no refeitório, e à semelhança do que já acontecia, cada turma terá as suas próprias mesas, estando estas devidamente identificadas;
- Serão feitos pequenos desfasamentos nos horários de almoço de modo a evitar entradas e saídas no espaço em simultâneo;
- Os alunos que não usufruem da alimentação da escola (que trazem almoço de casa) deverão manter as lancheiras sempre junto à sua mochila, levando-a para o refeitório apenas no momento do almoço;
- Casas de banho
- Em cada Piso (durante os períodos de aulas), as crianças utilizarão as casas de banho interiores, divididas por grupos;
- Durante os períodos de recreio, as casas de banho serão igualmente divididas por grupos:
- º/ 2.º anos – casas de banho do Piso 0 (interiores)
- º/ 4.º anos – casas de banho do telheiro
- As crianças farão a lavagem das mãos várias vezes ao dia;
- Todas as casas de banho terão sabonete líquido disponível, assim como papel absorvente para a secagem das mãos;
Higienização dos Espaços
- As diferentes salas de aula serão submetidas a limpezas regulares ao longo do dia;
- Quer o refeitório, quer as casas de banho serão higienizadas após cada utilização;
- As diferentes entradas do edifício terão um tapete de higienização a ser utilizado por todos os que entram;
Comunicação escola-família:
- A comunicação entre as famílias e as professoras titulares deverá ocorrer preferencialmente por escrito, utilizando a plataforma Teams;
- Os recados/ informações relevantes deverão ser passadas através do canal de comunicação privado (chat) da plataforma Teams;
- Todos os encarregados de educação deverão fornecer, à respetiva professora titular, 2 contactos de emergência.
- MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE TRANSMISSÃO DO CORONOVÍRUS (SARS-COV-2) A ADOTAR NOS 2.º E 3.º CICLOS CENTRO HELEN KELLER
As diferentes medidas apresentadas visam, por um lado, garantir a maior higienização possível dos espaços e materiais de utilização comum e, por outro, assegurar que é minimizado o contacto entre alunos e funcionários de grupos diferentes de modo a que, em caso de aparecimento de um caso positivo, seja possível isolar, de forma clara e segura, os seus possíveis contactos.
Procedimentos até chegar à escola:
- Todos os elementos da comunidade escolar (crianças, pais, funcionários) devem:
- Lavar as mãos, com água e sabão, por cerca de 20-30 segundos antes de sair de casa;
- Se utilizarem transportes públicos, os adultos e as crianças com mais de 6 anos deverão utilizar máscara comunitária;
- Desinfetar as mãos à entrada da escola (caso não possuam desinfetante, existe um dispensador na portaria);
Procedimentos por parte dos funcionários:
- Todos os funcionários que se deslocam para a escola em transportes públicos devem trocar de roupa antes de iniciarem as suas funções;
- Todos os funcionários utilizarão máscaras, podendo também recorrer a viseiras;
- Todos os funcionários reduzirão ao máximo a utilização de acessórios pessoais;
Entradas e saídas:
- A entrada e saída dos alunos no recinto escolar far-se-á de forma autónoma, ou seja, sem o acompanhamento dos pais;
- Todas as entradas deverão ser feitas de forma calma e de acordo com as indicações dadas pela portaria;
- Os torniquetes estão identificados como saída e entrada;
- Todos os alunos a partir do 5.º ano devem, obrigatoriamente, usar máscara, a ser colocada antes de entrar na escola;
- À entrada da escola (na portaria) é feita uma avaliação da temperatura corporal a todos os que entram na escola;
- Ao entrarem no recinto escolar, os alunos devem seguir, de imediato, para o seu espaço de recreio ou respetiva sala (caso as atividades já tenham iniciado);
- Os diferentes percursos estão devidamente assinalados;
Organização diária:
- De modo a garantirmos o bom funcionamento das diferentes atividades inerentes aos 2.º e 3.º Ciclos e, simultaneamente, minimizarmos os contactos entre grupos/ turmas, assumiremos que as turmas do 5.º e 6.º anos (2.º Ciclo) funcionarão como grande grupo; acontecendo o mesmo com as turmas do 7.º, 8.º e 9.º anos (3.º Ciclo). Estes grupos alargados apenas funcionarão em situações restritas e/ ou excecionais como o refeitório, os diferentes períodos de recreio ou faltas de pessoal.
- Medição de Temperatura Corporal
- Todos os alunos serão avaliados quanto à temperatura corporal duas vezes ao dia: à chegada (na portaria) e depois de almoço;
- Sempre que a temperatura corporal seja igual ou superior a 38º, os alunos terão que ser imediatamente retirados da escola;
- Sempre que a temperatura corporal seja igual ou superior a 37,5º (mas inferior a 38º), a temperatura será novamente registada no espaço de 30/ 45 min;
- Recreios (manhã, almoço e tarde)
- Cada grupo (5.º/ 6.º anos; 7.º, 8.º e 9.º anos) terá um espaço exterior previamente definido para usufruir dos tempos de recreio;
- Sempre que possível, as famílias devem estar sensíveis ao facto de, nesta fase, ser desaconselhada a permanência prolongada dos alunos na escola. Além dos períodos “normais” de aulas (8h50 às 16h10), os alunos devem permanecer na escola apenas o tempo estritamente necessário;
- Salas/ Atividades
- Todos os corredores do edifício estão equipados com doseadores de desinfetante (álcool gel);
- Relativamente aos grupos formados (2.º Ciclo; 3.º Ciclo):
- º Ciclo – salas de aula no Piso 0; entrada por uma das portas secundárias;
- º Ciclo – salas de aula no Piso 1 e Piso 2; entrada pela porta principal;
- Durante o tempo em que os alunos permanecerem nas salas de aula, as mesmas devem manter a porta aberta e, sempre que possível, também as janelas;
- Quando, por questões climatéricas, não for possível manter as janelas abertas durante as aulas, proceder-se-á ao seu arejamento durante os intervalos entre aulas;
- Todos os alunos devem, obrigatoriamente, utilizar máscara dentro da sala de aula;
- Em todas as salas de aula, os alunos estarão em mesas individuais;
- Todas as mesas de trabalho encontram-se dispostas de acordo com as orientações da DGS e MEC: todas orientadas no mesmo sentido e mantendo, sempre que possível, uma distância mínima de 1m entre si;
- Atividades de Escola/ Visitas de Estudo
- Para cada atividade/ visita de estudo serão definidos os procedimentos adequados/ adaptados ao contexto;
- Em caso de visita de estudo com recurso a transporte coletivo, será obrigatório o uso de máscara por parte de todos os alunos;
- Refeições
- No refeitório, será criado um terceiro horário de almoço de modo a desfasar a entrada, saída e permanência dos alunos: 12h30; 13h; 13h30;
- No lanche, o refeitório será utilizado exclusivamente pelos alunos do 2.º e 3.º ciclos;
- Casas de banho
- Em cada Piso (durante os períodos de aulas), os alunos utilizarão as casas de banho do respetivo piso;
- Durante os períodos de recreio, as casas de banho serão igualmente divididas por grupos:
- º Ciclo – casas de banho do Piso 0 (interior do edifício)
- º Ciclo – casas de banho do “pinhal”
- Todas as casas de banho terão sabonete líquido disponível, assim como papel absorvente para a secagem das mãos;
Higienização dos Espaços
- As diferentes salas de aula serão submetidas a limpezas regulares ao longo do dia;
- Quer o refeitório, quer as casas de banho serão higienizadas após cada utilização;
- As diferentes entradas do edifício terão um tapete de higienização a ser utilizado por todos os que entram;
Comunicação escola-família:
- A comunicação entre as famílias e os diretores de turma deverá ocorrer preferencialmente por escrito, utilizando a plataforma Teams;
- Os recados/ informações relevantes deverão ser passadas através do canal de comunicação privado (chat) da plataforma Teams;
- Todos os encarregados de educação deverão fornecer, ao respetivo diretor de turma, 2 contactos de emergência.
- MEDIDAS GERAIS/ TRANSVERSAIS DE PREVENÇÃO DE TRANSMISSÃO DO CORONOVÍRUS (SARS-COV-2) A ADOTAR NO CENTRO HELEN KELLER
Medidas Transversais às diferentes valências/ ciclos:
- Higiene/ Manutenção
- Todos os funcionários farão medições regulares de temperatura corporal (mínimo 2 vezes por dia);
- Existirão dispensadores de solução alcoólica nos espaços comuns (portaria, refeitórios, entradas dos edifícios), bem como em cada sala de atividades;
- As janelas e portas das salas deverão ser abertas sempre que possível, de modo a facilitar o arejamento dos espaços;
- As diferentes superfícies comuns serão desinfetadas com regularidade (corrimãos; maçanetas das portas; torniquetes);
- Reuniões
- As reuniões gerais de encarregados de educação serão realizadas via Teams;
- As reuniões individuais com encarregados de educação poderão ser realizadas presencialmente ou via Teams;
- Sempre que se opte por reuniões presenciais, apenas poderá estar presente o encarregado de educação – outros elementos considerados relevantes (nomeadamente técnicos de educação especial) poderão também estar presentes assumindo um caráter excecional;
- As reuniões de professores serão também preferencialmente realizadas remotamente, à exceção dos Conselhos Pedagógicos;
- Biblioteca
- A Biblioteca escolar encontra-se encerrada;
- Atividades Extracurriculares
- As diferentes atividades extracurriculares terão em consideração os diferentes grupos formados:
- Sala Amarela + Sala Verde
- Sala Azul + Sala Vermelha
- º + 2.º Ano
- º + 4.º Ano
- º Ciclo
- º Ciclo
- Atendendo a esta nova organização, os horários das atividades poderão sofrer algumas alterações, assim como a própria oferta/ variedade;
- As diferentes atividades extracurriculares terão em consideração os diferentes grupos formados:
- Bar
- Os alunos apenas se poderão deslocar ao bar da escola no horário definido para o seu grupo (1.º/ 2.º anos; 3.º/ 4.º anos; 5.º/ 6.º anos; 7.º/ 8.º/ 9.º anos);
- Serviços Administrativos
- Os serviços administrativos funcionarão nos horários normais, contudo, os pais e encarregados de educação deverão privilegiar os contactos não presenciais (telefone, email);
- Todos os atendimentos presenciais requerem marcação prévia;
- Os pagamentos devem ser efetuados, preferencialmente, por transferência bancária (IBAN PT50 0007 0079 0000 1660 0095 5), sendo indispensável o envio do comprovativo de pagamento para o email da tesouraria (lopes@colegiohelenkeller.pt) ;
- Saúde/ Bem-estar:
- Durante todo o período em que o presente plano se encontrar vigente não devem entrar ou permanecer na escola as crianças que apresentem quaisquer sintomas de constipação, gripe, perturbação gastrointestinal (ou similares), incluindo mal-estar geral, ainda que não associado a qualquer sintoma específico;
- Sempre que uma criança tenha febre e/ ou tosse e/ou dificuldades respiratórias e/ ou problemas gastrointestinais não deverá ir para a escola, sendo que o encarregado de educação deverá informar a educadora/ professora titular/ diretor de turma do motivo da falta;
- Caso uma criança desenvolva os sintomas referidos no ponto anterior na escola, o encarregado de educação será contactado e deverá, de imediato, dirigir-se à escola, sendo desde logo contactada também a linha de SNS24. Até à chegada dos pais, a criança ficará na sala de isolamento;
- Perante a existência de qualquer caso suspeito e/ ou confirmado todos os encarregados de educação serão informados;
7. SITUAÇÃO DE ENCERRAMENTO DO CENTRO HELEN KELLER – PARCIAL OU TOTAL – POR DETERMINAÇÃO DO DELEGADO DE SAÚDE OU POR QUALQUER ENTIDADE COM AUTORIDADE PARA O EFEITO
- Aulas à distância
- Cada encarregado de educação deverá preencher a respetiva autorização para que o seu educando participe nas aulas síncronas e assíncronas;
- Segundo as indicações disponíveis até ao momento, em caso de necessidade, serão os alunos do 3.º Ciclo a integrar o ensino à distância numa primeira instância;
- Durante o mês de setembro será dado a conhecer o horário a cumprir pelos alunos em caso de ensino à distância;
- Oportunamente serão divulgadas as normas específicas para um eventual período de ensino à distância.
- Pagamentos/ descontos
- Em caso de encerramento do Colégio Helen Keller por decisão alheia à própria escola, não haverá lugar a qualquer desconto sobre as mensalidades, contudo, não serão cobrados todos os serviços complementares não prestados e que não impliquem um custo direto para a escola, nomeadamente:
- Alimentação
- Serviço de Refeitório
- Sala de Estudo
- Atividades Extracurriculares
- Prolongamentos
- Todos os serviços associados aos apoios complementares (tutorias, terapias, psicologia…) continuarão a ser assegurados à distância não havendo, por isso, lugar a qualquer desconto;
- Não obstante do descrito no ponto anterior, quando verificada a impossibilidade de prestação do referido apoio (quer pela especificidade do mesmo, quer pela condição da criança que dele beneficia) será organizado um plano de compensação a implementar.
- Em caso de encerramento do Colégio Helen Keller por decisão alheia à própria escola, não haverá lugar a qualquer desconto sobre as mensalidades, contudo, não serão cobrados todos os serviços complementares não prestados e que não impliquem um custo direto para a escola, nomeadamente:
8. EQUIPA DE COORDENAÇÃO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA DO CHK – CORONA VÍRUS (COVID-19)
Diretora Pedagógica – Ana Lúcia Pelarigo
Diretor de Serviços – Nuno Pina
Patrícia Pereira
Joana Silvestre (substituta)
Patrícia Pereira
Estela Lopes (substituta)
Lisboa, 27 de agosto de 2020
Os coordenadores do plano
Ana Lúcia Pelarigo
Nuno Pina