Coronavírus SARS-COV-2
Plano de Contingência e Ação para a Prevenção de Transmissão da Doença COVID-19
NOTA INTRODUTÓRIA
De acordo com os dados da Direção Geral de Saúde (DGS) sobre a evolução da propagação da doença Covid-19, provocada pelo Coronavírus SARS-COV-2, bem como com as indicações constantes no Referencial Escolas – controlo da transmissão de COVID-19 em contexto escolar, também da DGS, e no cumprimento do Despacho n.º 2836-A/2020 para a prevenção e controlo de infeção pelo novo vírus, o Colégio Helen Keller elaborou um conjunto de medidas de prevenção e contenção de transmissão da doença.
O presente Plano representa uma atualização/ especificação ao Plano de Contingência e Ação para Prevenção da Transmissão da Doença COVID-19 elaborado em março de 2020 (e disponível no site www.colegiohelenkeller.pt), razão pela qual não considerámos necessário manter todos os pressupostos teóricos que suportaram a elaboração do primeiro.
O presente documento integra as medidas gerais recomendadas pela DGS (Ponto 1) – e que pretendem apenas relembrar toda a comunidade escolar dos cuidados gerais a adotar em qualquer contexto da sociedade – bem como as diferentes medidas adotadas pelo Colégio Helen Keller para o ano letivo 2021/ 2022 no âmbito de cada uma das suas valências: Creche, Jardim de Infância, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos.
As recomendações e procedimentos estabelecidos no Plano de Contingência para a COVID-19 serão divulgados à comunidade escolar através dos meios mais adequados, nomeadamente: e-mail e site oficial.
O presente Plano será revisto e atualizado sempre que se verificar necessidade, nomeadamente pela existência de novas recomendações ou imposições por parte das autoridades competentes.
As diferentes medidas apresentadas visam, por um lado, garantir a maior higienização possível dos espaços e materiais de utilização comum e, por outro, assegurar que é minimizado o contacto entre crianças e adultos de grupos diferentes de modo a que, em caso de aparecimento de um caso positivo, seja possível isolar, de forma clara e segura, os seus possíveis contactos.
Procedimentos até chegar à escola
- Todos os elementos da comunidade escolar (crianças, pais, funcionários) devem:
- Lavar as mãos, com água e sabão, por cerca de 20-30 segundos antes de sair de casa;
- Se utilizarem transportes públicos, os adultos deverão utilizar máscara comunitária certificada ou máscara cirúrgica e as crianças com menos de 6 anos poderão utilizar viseira;
- Desinfetar as mãos à entrada da escola (caso não possuam desinfetante, existe um dispensador na portaria);
Procedimentos por parte dos funcionários
- Todos os funcionários que trabalham diretamente com as crianças e que se deslocam para a escola em transportes públicos devem trocar de roupa antes de iniciarem as suas funções;
- Todos os dias, as educadoras e auxiliares apresentar-se-ão com indumentárias/ fardamentos diferentes dos habituais (embora identificativos do CHK), de modo a garantir que todas as roupas são devidamente higienizadas após cada utilização;
- Todos os funcionários utilizarão máscaras, podendo também recorrer a viseiras;
- Todas as educadoras e auxiliares utilizarão calçado próprio para o interior dos edifícios;
- Todas as educadoras e auxiliares reduzirão ao máximo a utilização de acessórios pessoais;
Entradas e saídas
- Todas as entradas deverão ser feitas de forma calma e de acordo com as indicações dadas pela portaria;
- Cada criança apenas poderá ser acompanhada por um adulto (quer à entrada, quer à saída);
- Todos os acompanhantes devem, obrigatoriamente, usar máscara – a ser colocada antes de entrar na escola;
- À chegada à sala, é feita uma avaliação da temperatura corporal a todas as crianças;
- As entradas serão feitas pela portaria devendo contornar o Campo A pela sua direita (em direção à secretaria), seguindo até à porta exterior da respetiva sala;
- É expressamente proibida a entrada dos acompanhantes nos edifícios – as crianças deverão ser entregues e recolhidas através das portas das respetivas salas que têm acesso direto ao exterior;
- A saída deverá ser feita contornando o Campo A pelo lado contrário ao referido anteriormente;
- Os percursos de entrada e saída estão assinalados ao longo do mesmo;
- Os torniquetes estão também identificados como saída e entrada;
- Apenas poderão permanecer no interior da escola 10 acompanhantes da creche em simultâneo (devendo entrar apenas de acordo com as indicações da portaria de modo a evitar que se cruzem);
- Atendendo às regras de entrada alternada de acompanhantes no recinto escolar, é fundamental que as entradas e saídas ocorram com a maior celeridade possível de modo a evitar aglomerados na portaria/ exterior da escola;
Organização diária
- As quatro salas de creche funcionarão como uma “bolha” única.
- Medição de Temperatura Corporal
- Todas as crianças serão avaliadas quanto à temperatura corporal duas vezes ao dia: à chegada e antes de iniciarem a sesta;
- Sempre que a temperatura corporal seja igual ou superior a 38º, as crianças terão que ser imediatamente retiradas da escola;
- Sempre que a temperatura corporal seja igual ou superior a 37,5º (mas inferior a 38º), a temperatura será novamente registada no espaço de 30/ 45 min;
- Acolhimento e Prolongamento
- Considera-se acolhimento o período entre as 8h e as 9h e prolongamento o período entre as 16h e as 19h;
- Quer à entrada, quer à saída, as crianças devem ser entregues ou recebidas com maior brevidade possível;
- Atividades
- As crianças desenvolverão as atividades no exterior, sempre que as condições climatéricas assim o permitam;
- Cada criança deverá, (à semelhança das educadoras e auxiliares) ter um calçado próprio para o interior do edifício (a combinar com a educadora);
- À porta de cada sala existirá uma sapateira para calçado limpo e outra para calçado “sujo”;
- As atividades de expressão musical e motricidade serão realizadas nas próprias salas;
- Brinquedos
- Cada sala dispõe apenas de brinquedos de fácil higienização, preferencialmente de maiores dimensões;
- Não é permitido as crianças levarem brinquedos (ou similares) para a escola;
- Refeições
- Os lanches (manhã e tarde) serão tomados no espaço onde as crianças estiverem: sala de atividades, exterior…;
- Além do refeitório da creche manter-se-á em funcionamento um segundo refeitório (também no edifício da creche) de modo a criar mais espaços de refeição;
- Sestas
- As sestas serão feitas nos horários habituais e nas respetivas salas;
- Toda a organização do espaço de dormitório está de acordo com as recomendações da DGS:
- Cada criança tem o seu próprio catre
- Os catres estarão com o distanciamento necessário entre si
- As crianças dormem em posições alternadas entre si
- Higiene das crianças
- As crianças farão a lavagem das mãos várias vezes ao dia;
- Quer os lavatórios das casas de banho, quer as sanitas, estarão identificadas por cores de modo a que as crianças de uma mesma sala utilizem apenas os mesmos espaços;
- Cada sala terá o seu próprio fraldário, o qual cumprirá as diferentes normas de higienização;
- O uso do bibe é obrigatório para todas as crianças que já tenham adquirido a marcha – o mesmo deverá ficar sempre na escola durante toda a semana, voltando para casa apenas à sexta-feira;
Higienização dos Espaços
- Nos dias que antecederam o início do ano letivo todo o espaço da creche foi submetido a uma higienização profunda por parte de uma empresa especializada contratada para o efeito;
- As diferentes salas de atividades serão submetidas a limpezas regulares ao longo do dia;
- Quer os refeitórios, quer as casas de banho serão higienizadas após cada utilização;
- Os brinquedos de exterior (parques) serão higienizados, pelo menos, 2 vezes por dia;
Comunicação escola-família
- A comunicação entre as famílias e a educadora deverá ocorrer preferencialmente por escrito, utilizando a plataforma Teams e minimizando, desta forma, o tempo de contacto presencial na escola;
- Os recados/ informações relevantes deverão ser passadas através do canal de comunicação privado (chat) da plataforma Teams;
- Todos os encarregados de educação deverão fornecer, à respetiva educadora, 2 contactos de emergência.
As diferentes medidas apresentadas visam, por um lado, garantir a maior higienização possível dos espaços e materiais de utilização comum e, por outro, assegurar que é minimizado o contacto entre crianças e adultos de grupos diferentes de modo a que, em caso de aparecimento de um caso positivo, seja possível isolar, de forma clara e segura, os seus possíveis contactos.
Procedimentos até chegar à escola
- Todos os elementos da comunidade escolar (crianças, pais, funcionários) devem:
- Lavar as mãos, com água e sabão, por cerca de 20-30 segundos antes de sair de casa;
- Se utilizarem transportes públicos, os adultos e as crianças com mais de 6 anos deverão utilizar máscara comunitária certificada ou máscara cirúrgica e as crianças com menos de 6 anos deverão utilizar viseira;
- Desinfetar as mãos à entrada da escola (caso não possuam desinfetante, existe um dispensador na portaria);
Procedimentos por parte dos funcionários
- Todos os funcionários que trabalham diretamente com as crianças e que se deslocam para a escola em transportes públicos devem trocar de roupa antes de iniciarem as suas funções;
- Todos os dias as educadoras e auxiliares apresentar-se-ão com indumentárias/ fardamentos diferentes dos habituais (embora identificativos do CHK), de modo a garantir que todas as roupas são devidamente higienizadas após cada utilização;
- Todos os funcionários utilizarão máscaras, podendo também recorrer a viseiras;
- Todas as educadoras e auxiliares utilizarão calçado próprio para o interior dos edifícios;
- Todas as educadoras e auxiliares reduzirão ao máximo a utilização de acessórios pessoais;
Entradas e saídas
- Todas as entradas deverão ser feitas de forma calma e de acordo com as indicações dadas pela portaria;
- Cada criança apenas poderá ser acompanhada por um adulto (quer à entrada, quer à saída);
- Todos os acompanhantes devem, obrigatoriamente, usar máscara – a ser colocada antes de entrar na escola;
- À chegada à sala, é feita uma avaliação da temperatura corporal a todas as crianças;
- As entradas serão feitas pela portaria devendo contornar o Campo A pela sua direita (em direção à secretaria);
- Todas as crianças deverão ser entregues e recebidas na porta principal do edifício;
- É expressamente proibida a entrada dos acompanhantes nos edifícios;
- A saída deverá ser feita contornando o Campo A pelo lado contrário ao referido anteriormente;
- Os percursos de entrada e saída estão assinalados ao longo do mesmo;
- Os torniquetes estão também identificados como saída e entrada;
- Apenas poderão permanecer no interior da escola 10 acompanhantes do Jardim de Infância em simultâneo (devendo entrar apenas de acordo com as indicações da portaria de modo a evitar que se cruzem);
- Atendendo às regras de entrada alternada de acompanhantes no recinto escolar, é fundamental que as entradas e saídas ocorram com a maior celeridade possível de modo a evitar aglomerados na portaria/ exterior da escola;
Organização diária
- As quatro salas de Jardim de Infância funcionarão como uma “bolha” única.
- Medição de Temperatura Corporal
- Todas as crianças serão avaliadas quanto à temperatura corporal duas vezes ao dia: à chegada e depois de almoço;
- Sempre que a temperatura corporal seja igual ou superior a 38º, as crianças terão que ser imediatamente retiradas da escola;
- Sempre que a temperatura corporal seja igual ou superior a 37,5º (mas inferior a 38º), a temperatura será novamente registada no espaço de 30/ 45 min;
- Acolhimento e Prolongamento
- Considera-se acolhimento o período entre as 8h e as 9h e prolongamento o período entre as 16h e as 19h.
- Quer à entrada, quer à saída, as crianças devem ser entregues ou recebidas com maior brevidade possível;
- Atividades
- As crianças desenvolverão as atividades no exterior, sempre que as condições climatéricas assim o permitam;
- Cada criança deverá, (à semelhança das educadoras e auxiliares) ter um calçado próprio para o interior do edifício (a combinar com a educadora);
- As atividades de expressão musical e inglês realizar-se-ão maioritariamente nas respetivas salas;
- As atividades de Expressão Motora ocorrerão preferencialmente no espaço exterior. Quando tal não for possível será usado o ginásio do JI ou a sala polivalente;
- Atividades de Escola/ Visitas de Estudo
- Para cada atividade/ visita de estudo serão definidos os procedimentos adequados/ adaptados ao contexto;
- Brinquedos
- Cada sala dispõe apenas de brinquedos de fácil higienização, preferencialmente de maiores dimensões;
- Não é permitido as crianças levarem brinquedos (ou similares) para a escola;
- Refeições
- Os lanches (manhã e tarde) serão tomados no espaço onde as crianças estiverem: sala, exterior…;
- No refeitório, e à semelhança do que já acontecia, cada sala terá as suas próprias mesas, estando estas devidamente identificadas e afastadas entre si;
- Sestas
- As sestas serão feitas nos horários habituais;
- Toda a organização do espaço de dormitório está de acordo com as recomendações da DGS:
- Cada criança tem o seu próprio catre
- Os catres estarão com o distanciamento necessário entre si
- As crianças dormem em posições alternadas entre si
- Toda a organização do espaço de dormitório está de acordo com as recomendações da DGS:
- As sestas serão feitas nos horários habituais;
- Higiene das crianças
- As crianças farão a lavagem das mãos várias vezes ao dia;
- O uso do bibe é obrigatório para todas as crianças – o mesmo deverá ficar sempre na escola durante toda a semana, voltando para casa apenas à sexta-feira;
Higienização dos Espaços
- Nos dias que antecederam o início do ano letivo todo o espaço do Jardim de Infância foi submetido a uma higienização profunda por parte de uma empresa especializada contratada para o efeito;
- As diferentes salas de atividades serão submetidas a limpezas regulares ao longo do dia;
- Quer o refeitório, quer as casas de banho serão higienizadas após cada utilização;
- Os brinquedos de exterior (parques) serão higienizados, pelo menos, 2 vezes por dia;
Comunicação escola-família
-
- A comunicação entre as famílias e a educadora deverá ocorrer preferencialmente por escrito, utilizando a plataforma Teams e minimizando, desta forma, o tempo de contacto presencial na escola;
- Os recados/ informações relevantes deverão ser passadas através do canal de comunicação privado (chat) da plataforma Teams;
- Todos os encarregados de educação deverão fornecer, à respetiva educadora, 2 contactos de emergência.
As diferentes medidas apresentadas visam, por um lado, garantir a maior higienização possível dos espaços e materiais de utilização comum e, por outro, assegurar que é minimizado o contacto entre alunos e funcionários de grupos diferentes de modo a que, em caso de aparecimento de um caso positivo, seja possível isolar, de forma clara e segura, os seus possíveis contactos.
Procedimentos até chegar à escola
- Todos os elementos da comunidade escolar (crianças, pais, funcionários) devem:
- Lavar as mãos, com água e sabão, por cerca de 20-30 segundos antes de sair de casa;
- Se utilizarem transportes públicos, os adultos e as crianças com mais de 6 anos deverão utilizar máscara comunitária certificada ou máscara cirúrgica;
- Desinfetar as mãos à entrada da escola (caso não possuam desinfetante, existe um dispensador na portaria);
Procedimentos por parte dos funcionários
- Todos os funcionários que se deslocam para a escola em transportes públicos devem trocar de roupa antes de iniciarem as suas funções;
- Todos os funcionários utilizarão máscaras, podendo também recorrer a viseiras;
- Todos os funcionários reduzirão ao máximo a utilização de acessórios pessoais;
Entradas e saídas
- A entrada dos alunos no recinto escolar far-se-á de forma autónoma, ou seja, sem o acompanhamento dos pais;
- Todas as entradas deverão ser feitas de forma calma e de acordo com as indicações dadas pela portaria;
- Os torniquetes estão identificados como saída e entrada;
- Os alunos do 1.º Ciclo devem utilizar máscara em todos os espaços sendo, por isso, necessário que utilizem a mesma para entrada na escola;
- À entrada da escola (na portaria) é feita uma avaliação da temperatura corporal a todos os que entram;
- Ao entrarem no recinto escolar, os alunos devem seguir, de imediato, para o seu espaço de recreio ou respetiva sala (caso as atividades já tenham iniciado);
- Os diferentes percursos estão devidamente assinalados;
- No final do dia, é permitida a entrada de 1 acompanhante por criança;
- Os acompanhantes devem obrigatoriamente aguardar a chamada do seu educando no espaço definido para o efeito;
- Sempre que possível, os acompanhantes devem evitar entrar na escola;
- Apenas poderão permanecer no recinto escolar 10 acompanhantes de cada grupo em simultâneo;
- Atendendo às regras de entrada alternada de acompanhantes no recinto escolar, é fundamental que as entradas e saídas ocorram com a maior celeridade possível de modo a evitar aglomerados na portaria/ exterior da escola;
Organização diária
- O 1.º Ciclo funcionará como uma “bolha” única.
- Medição de Temperatura Corporal
- Todos os alunos serão avaliados quanto à temperatura corporal duas vezes ao dia: à chegada (na portaria) e depois de almoço;
- Sempre que a temperatura corporal seja igual ou superior a 38º, as crianças terão que ser imediatamente retiradas da escola;
- Sempre que a temperatura corporal seja igual ou superior a 37,5º (mas inferior a 38º), a temperatura será novamente registada no espaço de 30/ 45 min;
- Recreios (manhã, almoço e tarde)
- Sempre que possível, as famílias devem estar sensíveis ao facto de, nesta fase, ser desaconselhada a permanência prolongada das crianças na escola. Além dos períodos “normais” de aulas (8h40 às 16h10), as crianças devem permanecer na escola apenas o tempo estritamente necessário;
- Durante os tempos de recreio, todos os alunos devem usar máscara (apesar de ser um espaço exterior, será precisamente aquele onde será mais difícil garantir o distanciamento social, especialmente devido à idade das crianças) – cada criança deverá fazer-se acompanhar de uma bolsa para que possa guardar a sua máscara;
- As duas entradas do edifício dispõem de tapetes desinfetantes de modo a que todos procedam à higienização do calçado;
- Salas/ Atividades
- Durante o tempo em que as crianças permanecerem nas salas de aula, as mesmas devem manter a porta aberta e, sempre que possível, também as janelas;
- Quando, por questões climatéricas, não for possível manter as janelas abertas durante as aulas, proceder-se-á ao seu arejamento durante os intervalos entre aulas;
- Em todas as salas de aula, as crianças estarão em mesas individuais;
- Todas as mesas de trabalho encontram-se dispostas de acordo com as orientações da DGS e MEC: todas orientadas no mesmo sentido e mantendo, sempre que possível, uma distância mínima de 1m entre si;
- É fortemente recomendada a utilização de máscara em todas as atividades, exceto nas aulas de Expressão e Educação Físico-Motora;
- Quando possível, algumas atividades serão realizadas no exterior (nomeadamente aulas de Expressões Artísticas, Educação Musical; Educação Física; Estudo do Meio…)
- Todas as salas de aula têm doseadores com desinfetante para utilização quer de alunos, quer de professores;
- Atividades de Escola/ Visitas de Estudo
- Para cada atividade/ visita de estudo serão definidos os procedimentos adequados/ adaptados ao contexto;
- Refeições
- Os lanches (manhã e tarde) serão tomados sob a supervisão dos respetivos professores e ocorrerão no recreio ou nos espaços definidos para o efeito;
- No caso dos alunos que não usufruem de alimentação da escola, devem garantir que os lanches se encontram nas respetivas mochilas, não sendo possível utilizar os frigoríficos da escola;
- No almoço, no refeitório, e à semelhança do que já acontecia, cada turma terá as suas próprias mesas, estando estas devidamente identificadas;
- Serão feitos pequenos desfasamentos nos horários de almoço de modo a evitar entradas e saídas no espaço em simultâneo;
- Os alunos que não usufruem da alimentação da escola (que trazem almoço de casa) deverão manter as lancheiras sempre junto à sua mochila, levando-a para o refeitório apenas no momento do almoço;
- Casas de banho
- As crianças farão a lavagem das mãos várias vezes ao dia;
- Todas as casas de banho terão sabonete líquido disponível, assim como papel absorvente para a secagem das mãos;
Higienização dos Espaços
- As diferentes salas de aula serão submetidas a limpezas regulares ao longo do dia;
- Quer o refeitório, quer as casas de banho serão higienizadas após cada utilização;
- As diferentes entradas do edifício terão um tapete de higienização a ser utilizado por todos os que entram;
Comunicação escola-família
- A comunicação entre as famílias e as professoras titulares deverá ocorrer preferencialmente por escrito, utilizando a plataforma Teams;
- Os recados/ informações relevantes deverão ser passadas através do canal de comunicação privado (chat) da plataforma Teams;
- Todos os encarregados de educação deverão fornecer, à respetiva professora titular, 2 contactos de emergência.
As diferentes medidas apresentadas visam, por um lado, garantir a maior higienização possível dos espaços e materiais de utilização comum e, por outro, assegurar que é minimizado o contacto entre alunos e funcionários de grupos diferentes de modo a que, em caso de aparecimento de um caso positivo, seja possível isolar, de forma clara e segura, os seus possíveis contactos.
Procedimentos até chegar à escola
- Todos os elementos da comunidade escolar (crianças, pais, funcionários) devem:
- Lavar as mãos, com água e sabão, por cerca de 20-30 segundos antes de sair de casa;
- Se utilizarem transportes públicos, os adultos e as crianças com mais de 6 anos deverão utilizar máscara comunitária;
- Desinfetar as mãos à entrada da escola (caso não possuam desinfetante, existe um dispensador na portaria);
Procedimentos por parte dos funcionários
- Todos os funcionários que se deslocam para a escola em transportes públicos devem trocar de roupa antes de iniciarem as suas funções;
- Todos os funcionários utilizarão máscaras, podendo também recorrer a viseiras;
- Todos os funcionários reduzirão ao máximo a utilização de acessórios pessoais;
Entradas e saídas
- A entrada e saída dos alunos no recinto escolar far-se-á de forma autónoma, ou seja, sem o acompanhamento dos pais;
- Todas as entradas deverão ser feitas de forma calma e de acordo com as indicações dadas pela portaria;
- Os torniquetes estão identificados como saída e entrada;
- Todos os alunos a partir do 5.º ano devem, obrigatoriamente, usar máscara, a ser colocada antes de entrar na escola;
- À entrada da escola (na portaria) é feita uma avaliação da temperatura corporal a todos os que entram;
- Ao entrarem no recinto escolar, os alunos devem seguir, de imediato, para o seu espaço de recreio ou respetiva sala (caso as atividades já tenham iniciado);
- Os diferentes percursos estão devidamente assinalados;
Organização diária
- No sentido de progressivamente irem sendo levantadas algumas das restrições/ medidas até agora em vigor, serão eliminadas algumas barreiras físicas que dividiam os 2.º e 3.º Ciclos. Ainda assim, continuarão a ser minimizados os contactos entre ciclos, embora não de forma tão rígida.
- Medição de Temperatura Corporal
- Todos os alunos serão avaliados quanto à temperatura corporal duas vezes ao dia: à chegada (na portaria) e depois de almoço;
- Sempre que a temperatura corporal seja igual ou superior a 38º, os alunos terão que ser imediatamente retirados da escola;
- Sempre que a temperatura corporal seja igual ou superior a 37,5º (mas inferior a 38º), a temperatura será novamente registada no espaço de 30/ 45 min;
- Recreios (manhã, almoço e tarde)
- Cada grupo (5.º/ 6.º anos; 7.º, 8.º e 9.º anos) terá um espaço exterior previamente definido para usufruir dos tempos de recreio;
- Sempre que possível, as famílias devem estar sensíveis ao facto de, nesta fase, ser desaconselhada a permanência prolongada dos alunos na escola. Além dos períodos “normais” de aulas (8h50 às
16h10), os alunos devem permanecer na escola apenas o tempo estritamente necessário;
- Salas/ Atividades
- Todos os corredores do edifício estão equipados com doseadores de desinfetante (álcool gel);
- Relativamente aos grupos formados (2.º Ciclo; 3.º Ciclo):
- 2.º Ciclo – salas de aula no Piso 0; entrada por uma das portas secundárias;
- 3.º Ciclo – salas de aula no Piso 1 e Piso 2; entrada pela porta principal;
- Durante o tempo em que os alunos permanecerem nas salas de aula, as mesmas devem manter a porta aberta e, sempre que possível, também as janelas;
- Quando, por questões climatéricas, não for possível manter as janelas abertas durante as aulas, proceder-se-á ao seu arejamento durante os intervalos entre aulas;
- Todos os alunos devem, obrigatoriamente, utilizar máscara dentro da sala de aula;
- Em todas as salas de aula, os alunos estarão em mesas individuais;
- Todas as mesas de trabalho encontram-se dispostas de acordo com as orientações da DGS e MEC: todas orientadas no mesmo sentido e mantendo, sempre que possível, uma distância mínima de 1m entre si;
- Atividades de Escola/ Visitas de Estudo
- Para cada atividade/ visita de estudo serão definidos os procedimentos adequados/ adaptados ao contexto;
- Refeições
- No sentido de garantir o desfasamento entre grupos/ ciclos, os alunos do 2.º e 3.º Ciclos almoçarão em dois pisos distintos, e em dois horários diferentes (de acordo com a última aula da manhã): uns às 13h, outros às 13h30;
- O lanche ocorrerá nos espaços definidos para o efeito;
- Casas de banho
- Em cada Piso (durante os períodos de aulas), os alunos utilizarão as casas de banho do respetivo piso;
- Durante os períodos de recreio, as casas de banho serão igualmente divididas por grupos:
- 2.º Ciclo – casas de banho do Piso 0 (interior do edifício)
- 3.º Ciclo – casas de banho do “pinhal”
- Todas as casas de banho terão sabonete líquido disponível, assim como papel absorvente para a secagem das mãos;
Higienização dos Espaços
- As diferentes salas de aula serão submetidas a limpezas regulares ao longo do dia;
- Quer o refeitório, quer as casas de banho serão higienizadas após cada utilização;
- As diferentes entradas do edifício terão um tapete de higienização a ser utilizado por todos os que entram;
Comunicação escola-família
- A comunicação entre as famílias e os diretores de turma deverá ocorrer preferencialmente por escrito, utilizando a plataforma Teams;
- Os recados/ informações relevantes deverão ser passadas através do canal de comunicação privado (chat) da plataforma Teams;
- Todos os encarregados de educação deverão fornecer, ao respetivo diretor de turma, 2 contactos de emergência.
Medidas Transversais às diferentes valências/ ciclos:
- Higiene/ Manutenção
- Todos os funcionários farão medições regulares de temperatura corporal (mínimo 2 vezes por dia);
- Existirão dispensadores de solução alcoólica nos espaços comuns (portaria, refeitórios, entradas dos edifícios), bem como em cada sala de atividades;
- As janelas e portas das salas deverão ser abertas sempre que possível, de modo a facilitar o arejamento dos espaços;
- As diferentes superfícies comuns serão desinfetadas com regularidade (corrimãos; maçanetas das portas; torniquetes);
- Reuniões
- As reuniões gerais de encarregados de educação serão realizadas via Teams;
- As reuniões individuais com encarregados de educação poderão ser realizadas presencialmente ou via Teams;
- Sempre que se opte por reuniões presenciais, apenas poderá estar presente o encarregado de educação – outros elementos considerados relevantes (nomeadamente técnicos de educação especial) poderão também estar presentes assumindo um caráter excecional;
- As reuniões de professores serão também preferencialmente realizadas remotamente, à exceção dos Conselhos Pedagógicos;
- Atividades Extracurriculares
- As diferentes atividades extracurriculares terão em consideração os diferentes grupos formados:
- Jardim de Infância
- 1.º Ciclo
- 2.º Ciclo
- 3.º Ciclo
- As diferentes atividades extracurriculares terão em consideração os diferentes grupos formados:
- Bar
- Os alunos apenas se poderão deslocar ao bar da escola no horário definido para o seu grupo;
- Serviços Administrativos
- Os serviços administrativos funcionarão nos horários normais, contudo, os pais e encarregados de educação deverão privilegiar os contactos não presenciais (telefone, email);
- Todos os atendimentos presenciais requerem marcação prévia;
- Os pagamentos devem ser efetuados, preferencialmente, por transferência bancária (IBAN PT50 0007 0079 0000 1660 0095 5), sendo indispensável o envio do comprovativo de pagamento para o email da tesouraria (estela.lopes@colegiohelenkeller.pt) ;
- Saúde/ Bem-estar:
- Durante todo o período em que o presente plano se encontrar vigente não devem entrar ou permanecer na escola as crianças que apresentem quaisquer sintomas de constipação, gripe, perturbação gastrointestinal (ou similares), incluindo mal-estar geral, ainda que não associado a qualquer sintoma específico;
- Sempre que uma criança tenha febre e/ ou tosse e/ou dificuldades respiratórias e/ ou problemas gastrointestinais não deverá ir para a escola, sendo que o encarregado de educação deverá informar a educadora/ professora titular/ diretor de turma do motivo da falta;
- Caso uma criança desenvolva os sintomas referidos no ponto anterior na escola, o encarregado de educação será contactado e deverá, de imediato, dirigir-se à escola, sendo desde logo contactada também a linha de SNS24. Até à chegada dos pais, a criança ficará na sala de isolamento;
- Perante a existência de qualquer caso confirmado todos os encarregados de educação dos alunos dessa mesma “bolha” serão informados;
- Aulas à distância
- Cada encarregado de educação deverá preencher a respetiva autorização para que o seu educando participe nas aulas síncronas e assíncronas;
- Oportunamente serão divulgadas as normas específicas para um eventual período de ensino à distância.
- Pagamentos/ descontos
- Em caso de encerramento do Colégio Helen Keller por decisão alheia à própria escola, não haverá lugar a qualquer desconto sobre as mensalidades, contudo, não serão cobrados todos os serviços complementares não prestados e que não impliquem um custo direto para a escola, nomeadamente:
- Alimentação
- Serviço de Refeitório
- Sala de Estudo
- Atividades Extracurriculares
- Prolongamentos
- Em caso de encerramento do Colégio Helen Keller por decisão alheia à própria escola, não haverá lugar a qualquer desconto sobre as mensalidades, contudo, não serão cobrados todos os serviços complementares não prestados e que não impliquem um custo direto para a escola, nomeadamente:
- Todos os serviços associados aos apoios complementares (tutorias, terapias, psicologia…) continuarão a ser assegurados à distância não havendo, por isso, lugar a qualquer desconto;
- Não obstante do descrito no ponto anterior, quando verificada a impossibilidade de prestação do referido apoio (quer pela especificidade do mesmo, quer pela condição da criança que dele beneficia) será organizado um plano de compensação a implementar.
Coordenadores do plano de contingência
Ana Lúcia Pelarigo
Nuno Pina
Equipa operativa responsável ocorrência
Catarina Neves
Joana Silvestre
Equipa operativa limpeza e higiene
Estela Lopes
Lisboa, 6 de setembro de 2021
Os coordenadores do plano
Ana Lúcia Pelarigo
Nuno Pina