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(Chamada para a rede fixa nacional)

Projeto Educativo de Escola

regulamentos

Projeto Educativo de Escola

Projeto Educativo de Escola – Ambientarte – 2024/2025

Preâmbulo

“O projeto educativo é o documento que consagra a orientação educativa do agrupamento de escolas ou da escola não agrupada, elaborado e aprovado pelos órgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais o agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas se propõe cumprir: a sua função educativa.” Decreto-lei nº75 art. 9 alínea a) de 22 de abril de 2008.
A conceção e a concretização do Projeto Educativo de Escola (PEE) são indissociáveis de documentos reguladores da política interna do Colégio Helen Keller (Regulamento Interno, Plano Anual de Atividades, Programa Próprio de Turma/ Grupo e outros instrumentos de planeamento e gestão escolar). Há assim um conjunto de documentos essenciais ao processo de autonomia e à função educativa da escola, os quais se inserem e inter-relacionam no contexto da realidade geográfica, económico-social e cultural que conferem identidade própria à organização escolar.
Neste sentido o PEE, para o desenvolvimento do currículo, contempla os princípios, os valores e os objetivos de âmbito nacional, garantindo assim as grandes linhas orientadoras
patenteadas na Lei de Bases do Sistema Educativo e sua adequação às características e especificidades da escola.
Após a definição dos princípios, valores e objetivos é necessária uma efetiva concretização que será feita através de diversas estratégias que pressupõem a utilização adequada dos meios para alcançar os fins.
A nossa preocupação na elaboração do Projeto Educativo de Escola para o desenvolvimento do currículo é cumprir a intenção subjacente ao ato de educar que pressupõe a  formação global dos alunos, tendo por base os princípios da educação construtivista, centrada no aluno.
A partilha de experiências e aprendizagens entre os alunos normovisuais e os seus pares com necessidades de saúde especiais (NSE), é fundamental para o desenvolvimento global de ambos os grupos, tornando assim o Colégio Helen Keller uma escola de referência no ensino inclusivo para a deficiência visual desde o berçário ao 9.º ano de escolaridade.
Deste modo, a nossa linha de ação tem por base a integração harmoniosa dos alunos com NSE, fomentando um ambiente de equidade que se concretize, no futuro, no exercício de uma cidadania plena, formando cidadãos conscientes e atuantes, dotados de competências cognitivas, psicomotoras e sócio afetivas de modo a desenvolver não só os valores da democracia, mas também os valores do humanismo, tais como a solidariedade e a tolerância.
No sentido de concretizar as estratégias definidas, a escola elaborará instrumentos operacionalizadores das práticas a adotar, entre eles:

Projeto Curricular de Escola (PCE)
Este documento exibe a apropriação e a reconstrução do currículo face ao contexto em questão através da definição de ações e de intencionalidades próprias. Requer, deste modo, formas especificas de gestão e de organização curricular adequadas a aquisição das aprendizagens. O PCE converte os programas em propostas de intervenção didática necessárias ao desenvolvimento da prática.

Regulamento Interno (RI)
A escola é uma organização de grande complexidade, pelo que, para o seu correto funcionamento, necessita de um regulamento que defina internamente, de forma clara, as regras de convivência e os direitos e deveres dos atores intervenientes no processo educativo.
Esta regulamentação deve ter sempre presente os objetivos e fins da organização e as linhas orientadoras do PEE.

Plano Anual de Atividades (PAA)
É um instrumento de planificação das atividades escolares para o ano letivo, onde os atores envolvidos tomam decisões sobre objetivos a alcançar, estratégias, meios e recursos para as concretizar. As formas de conceção e operacionalização dos projetos e atividades curriculares, culturais e desportivas, desenvolvidas durante o ano letivo e descritas no PAA, estão em consonância com o PEE.

Programa Próprio de Turma/ Grupo
Este instrumento rege-se pelos princípios orientadores do PEE, tendo em conta a especificidade de cada turma/ grupo. Deve ser elaborado por todos os docentes que trabalham direta ou indiretamente com a turma/ grupo definindo as metas prioritárias, as estratégias e as atividades adequadas à turma/ grupo, bem como as medidas educativas para os alunos com necessidades de saúde especiais.

CHK – a nossa identidade

  • De onde vimos?
    O Colégio Helen Keller (CHK) é uma escola com mais de seis décadas de história, situada na zona Sudoeste de Lisboa, no extremo do Parque de Monsanto, na Rua Dr. Mário Moutinho n.º 20, 1400-136.
    Em 1929, durante um congresso de oftalmologia em Haia, é criada a Associação Internacional de Profilaxia da Cegueira. Neste congresso, foi solicitado ao oftalmologista, Dr. Mário Moutinho, a organização, em Portugal, da representação da mesma. Assim nasce em 1936 a Liga Portuguesa da Profilaxia da Cegueira (LPPC). A partir daí impôs-se a necessidade de se criar uma clínica de reeducação de diminuídos visuais em Portugal. Este projeto de Mário Moutinho só veio a ser concretizado em 1955 por três nomes de vulto em dois campos distintos. No campo da Medicina, o oftalmologista Dr. Henrique Moutinho, filho de Mário Moutinho e seu sucessor na Presidência da Liga e o Pedopsiquiatra Doutor João dos Santos e, no campo da Pedagogia, a Pedagoga Doutora Maria Amália Borges.
    Em março de 1956, a convite da LPPC, Helen Keller vem a Portugal e com grande satisfação dá o nome ao Colégio, o qual passa a designar-se Centro Infantil Helen Keller e posteriormente Centro Helen Keller.
    Atendendo à necessidade de, por um lado modernizar a escola e, por outro, eliminar todos os equívocos associados ao nome “centro”, em 2022 deu-se uma nova mudança passando agora a ser Colégio Helen Keller.
    É com enorme orgulho que continuamos a adotar o nome desta grande escritora e digníssima mulher que, embora cega e surda desde os 19 meses, mostrou-se uma lutadora, tendo conseguido não só prosseguir os estudos, como tornar-se uma bandeira internacional de superação de obstáculos.
  • Como nos vemos?
    O Colégio Helen Keller é uma escola que integra alunos com deficiência visual e normovisuais, desde o berçário até ao 3.º Ciclo. São ministrados os currículos estabelecidos pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação pelo que tem paralelismo pedagógico. Assim, além do percurso dito regular, do berçário ao 9.º ano de escolaridade, disponibilizamos um espaço de aprendizagem, descoberta e sociabilização, para os alunos que beneficiam de um plano educativo individual, a Sala Aventura.
    A integração de alunos com diferentes necessidades torna-nos únicos e implica a constituição de uma equipa pedagógica exigente, em constante formação, e com uma enorme disponibilidade para a resolução dos problemas. Os nossos técnicos colaboram ativamente entre si de modo a viabilizar uma integração plena durante o percurso escolar dos nossos alunos, apoiando também o processo de encaminhamento dos mesmos para as diferentes ofertas formativas.
    Como forma de dar resposta a estas questões, defendemos a combinação de diversas metodologias, e uma vez que, é pretendido que o educador/professor favoreça um ambiente facilitador da aprendizagem que vá ao encontro das necessidades e interesses das crianças e jovens, podemos afirmar que a pedagogia que caracteriza o Colégio é a construtivista.
    Consideramos ainda que a motivação pelo estudo, o esforço, a responsabilidade, o rigor e a exigência são os caminhos a percorrer para a concretização desta missão.
    Para além de depender pedagogicamente do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, o Colégio conta com um pequeno apoio financeiro por parte da Segurança Social, através de subsídios aos alunos portadores de deficiência visual com autorização de encaminhamento da DGEstE e também da mobilidade estatutária de alguns professores. A principal fonte de receita co colégio advém das mensalidades dos alunos.
  • Para onde vamos?
    A escola que queremos ser – uma escola de excelência e de referência
    O projeto educativo desta escola pretende viabilizar o desenvolvimento de valores fundamentais à prática de uma cidadania plena, consciente e ativa; bem como assegurar o desenvolvimento intelectual dos seus alunos; garantindo a motivação e qualidade de trabalho dos colaboradores; mantendo com a comunidade escolar uma relação harmoniosa e de efetiva proximidade.
    Temos um passado de que muito nos orgulhamos, mas é o futuro que nos move.
    Vivenciar a aventura educativa do Colégio Helen Keller é um privilégio.
    Cada dia é um desafio, em que todos, educandos e educadores, numa relação alegre e afetiva experimentam a magia da cultura e em que a espontaneidade tem um lugar assegurado.
    A nossa maior ambição é que aqui cresçam crianças felizes e bem preparadas para enfrentar com sucesso os desafios futuros.
    Um passo de cada vez – um projeto a 3 anos
    Este projeto representa uma caminhada ambiciosa, porém exequível, rumo à excelência.
    Acreditamos que, juntos, podemos continuar a avançar, mantendo um ambiente acolhedor, confortável e que promova o sentimento de pertença para todos. É necessário fasear os nossos planos, criar objetivos intermédios, definir metas a médio prazo.
    E assim nasce o atual Projeto Educativo de Escola – o AMBIENT’ARTE.
    O nome do projeto encerra, em si próprio, três conceitos fundamentais:
  • A valorização do cuidado com o meio ambiente, estimulando a consciência ecológica para a criação de um mundo mais sustentável;
  • A promoção do uso das artes visuais, performativas e plásticas como formas de expressão e reflexão crítica sobre o mundo que nos rodeia, incentivando à criatividade e à inovação;
  • O desenvolvimento da habilidade de adaptação, inclusão e resiliência num mundo em contante mudança.

Deste conceito mais amplo, surgem outros tópicos que consideramos igualmente importantes e sobre os quais nos focamos em todas as atividades que propomos, em todos os desafios que lançamos, em todas as aprendizagens que proporcionamos.

Aprendizagem
Motivação
Bem-estar
Inovação
Equidade
Natureza
Transformação
Autonomia
Responsabilidade
Tolerância
Equipa

Plano de Ação

O Colégio Helen Keller, enquanto entidade formadora, deve promover de forma integrada o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. Deve ser um espaço de aquisição de aprendizagens que estimule a reflexão crítica, a autonomia e o bem-estar dos alunos, preparando-os para os desafios futuros. No âmbito do projeto AMBIENTARTE, estes princípios são complementados por uma forte valorização das artes e do meio ambiente, promovendo uma aprendizagem que liga o desenvolvimento cognitivo à consciência ambiental e à criatividade. A inclusão dos alunos com necessidades especiais deve ser entendida como uma oportunidade enriquecedora, que promove a partilha de experiências e contribui para o enriquecimento do processo educativo de toda a comunidade escolar.
O espírito do AMBIENTARTE incentiva a criação de um ambiente onde todos se sintam acolhidos e valorizados, favorecendo a inclusão e a pertença. O desenvolvimento de projetos
que fomentem a interação entre alunos de diferentes ciclos deve igualmente ser valorizado, criando um ambiente de cooperação e aprendizagem mútua. Neste contexto, o AMBIENTARTE propõe a integração de atividades colaborativas que envolvam as artes e o meio ambiente, promovendo uma educação mais holística e transformadora, alinhada com os valores da inclusão, sustentabilidade e criatividade.

O colégio define, para o triénio 2024/ 2027 três área de atuação basilares:


Áreas de atuação
Para cada área de atuação, foram definidos alguns objetivos que se consideram basilares.

1. Rumo ao sucesso educativo

  • Garantir um ambiente tranquilo, de proximidade e de pertença que contribua para o bem-estar e equilíbrio emocional dos alunos o Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos enquanto cidadãos responsáveis e ativos, conscientes e tolerantes face à diversidade individual e social/ cultural
  • Promover o sucesso educativo de todos os alunos, recorrendo a estratégias diversificadas, a diferentes recursos materiais e a contextos variados o Investir no trabalho  colaborativo, interdisciplinar e que envolva diferentes níveis de escolaridade
  • Enriquecer a oferta educativa privilegiando a prática como consolidação de pressupostos teóricos
  • Implementar práticas pedagógicas inovadoras

2. Construção “dA Equipa”

  • Fomentar a criação de laços entre todos
  • Investir no desenvolvimento profissional de todos os funcionários
  • Valorizar as estruturas intermédias enquanto recursos de proximidade
  • Garantir a existência e utilização de canais de comunicação eficazes
  • Desenvolver um sistema de incentivos

3. Olhar a 360

  • Consolidar permanentemente a cultura e identidade do Colégio
  • Otimizar a comunicação com a comunidade
  • Promover atividades que envolvam e aproximem a escola e a comunidade
  • Valorizar a localização geográfica do colégio
  • Estabelecer parcerias e protocolos com a comunidade próxima

Implementação do PEE

Definidos os objetivos, foi necessário delinear de forma mais concreta o respetivo plano de ação. Que estratégias serão utilizadas e como é se poderá avaliar o sucesso das mesmas? O Conselho Pedagógico do CHK definiu também aquelas que considera serem as metas a alcançar para que se possa considerar o sucesso do presente PEE.

Rumo ao sucesso

Objetivo geral O01 – Garantir um ambiente tranquilo, de proximidade e de pertença que contribua para o bem-estar e equilíbrio emocional dos alunos.

Objetivos específicos Estratégias Indicadores Metas para 2027
Melhorar os espaços de convívio dos alunos Dinamização do Espaço 9 Índice de satisfação dos alunos 80%
Melhoria dos espaços de convívio/ salão de jogos dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos Índice de satisfação dos alunos 80%
Constante melhoria dos espaços de lazer/ recreio dos alunos Índice de satisfação dos alunos 80%
Promover momentos de convívio entre alunos Realização de viagens de finalistas (creche, JI, 1º, 2º e 3º Ciclos) Índice de satisfação dos alunos 80%
Realização de jantares de finalistas – 6º e 9º ano Índice de satisfação dos alunos 80%
Dinamizar atividades de recreio Definição de atividades que criem dinâmicas de recreio Índice de satisfação dos alunos 60%
Preparação de atividades agregadoras e que mobilizem os alunos durante os tempos de recreio (Got Talent, Feira de Talentos…) Índice de satisfação dos alunos 60%
Criar um Projeto de Rádio dinamizada por alunos do 3º ciclo Índice de satisfação dos alunos 60%
Envolver alunos de diferentes ciclos, criando uma harmonização natural entre idades Partilha dos espaços de recreio entre alunos do 1º ao 9º ano Índice de satisfação dos alunos 80%
Projeto padrinhos e afilhados (alunos dos 1º e 9º anos) Índice de satisfação dos alunos 80%

Objetivo geral O02 – Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos enquanto cidadãos responsáveis e ativos, conscientes e tolerantes face à diversidade individual e social/ cultural

Objetivos específicos Estratégias Indicadores Metas para 2027
Promover comportamentos cívicos e adequados ao contexto escolar Promoção de iniciativas de debate e reflexão sobre o tema Número de iniciativas propostas por turma 2/ano
Vigilância e atuação de mediação em situações disruptivas Número de participações/ ocorrências até 60
Promover ações em que os alunos desenvolvam competências cívicas e de proatividade Participação dos alunos em iniciativas de representatividade social (assembleia das crianças, Parlamento..) Número de participações 2/ano
Propostas apresentadas pelos alunos para a melhoria do Colégio e/ ou da comunidade próxima Número de propostas 5/ano
Promover atividades que envolvam os alunos e os consciencializem para a responsabilidade social e ambiental Manter o galardão Eco-escola Obtenção do galardão eco-escola 1/ano
Participar em ações/ campanhas de solidariedade social (Dia do Pijama, recolhas de bens…) Número de ações realizadas 10
Criar condições para a plena inclusão de todos os alunos Organização de turmas heterogéneas e inclusivas Percentagem de alunos com necessidades especiais em cada turma entre 5% e 20%
Desenvolvimento de projetos que envolvam os alunos da Sala Aventura Número de alunos envolvidos nos projetos com a Sala Aventura 20%

Objetivo geral O03 – Promover o sucesso educativo de todos os alunos, recorrendo a estratégias diversificadas, a diferentes recursos materiais e a contextos variados

Objetivos específicos Estratégias Indicadores Metas para 2027
Recorrer a diferentes espaços para a dinamização das aulas Utilização da biblioteca escolar para a prática de diferentes atividades/ aulas Taxa de ocupação da biblioteca 50%
Utilização dos laboratórios para a prática de diferentes atividades/ aulas Taxa de ocupação dos laboratórios 20%
Utilização dos diferentes espaços exteriores para a prática de diferentes atividades/ aulas (espaço pedagógico, sala de exterior, recreio…) Número de atividades, por turma, realizadas nos espaços exteriores 10/ano
Utilização da Piscina do Restelo para as aulas de natação Número de alunos que beneficiam do espaço 150/ano
Utilização do Pavilhão coberto do Clube Internacional de Futebol Número de alunos que beneficiam do espaço 120/ano
Garantir apoios aos alunos com maiores dificuldades Reforços de Matemática 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano Taxa de sucesso dos alunos que frequentaram os reforços ao longo do ano 70%
Reforços de Português 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano Taxa de sucesso dos alunos que frequentaram os reforços ao longo do ano 70%
Reforços de Físico-Química 7º, 8º e 9º ano Taxa de sucesso dos alunos que frequentaram os reforços ao longo do ano 70%
Manutenção de tutorias Número de horas de apoio requeridas 50/ano
Garantir a diversidade e constante melhoria de recursos materiais Colocação de monitores interativos nas diferentes salas de aula Número de salas com monitores interativos 20
Potenciar a aprendizagem pela gamificação Utilização de quizzes e jogos para motivar os alunos Número de quizzes e jogos realizados pelos alunos 15/disciplina
Utilização da Escola Virtual Taxas de utilização da plataforma 10%/disciplina
Garantir a existência de concursos internos nos quais os alunos possam participar e distinguir-se Implementação o concurso Tito Alba para os alunos do 2º e 3º ciclos Número de projetos submetidos 30
Implementação de um concurso no âmbito do português para os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos Número de alunos inscritos 30
Dar continuidade ao Concurso Literário para os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos Número de textos submetidos 30
Facilitar a participação dos alunos em concursos e competições externas Participação dos alunos em concursos/ competições externas (Jogos matemáticos, corta-mato, olimpíadas, Escolas com voz…) Número de projetos submetidos 45
Reconhecimento externo das competências dos alunos Número de prémios obtidos 15

Objetivo geral O04 – Investir no trabalho colaborativo, interdisciplinar e que envolva diferentes níveis de escolaridade

Objetivos específicos Estratégias Indicadores Metas para 2027
Promover atividades que envolvam os diferentes ciclos Existência de uma semana temática organizada por cada departamentos curricular Número de atividades desenvolvidas que envolvem alunos de diferentes ciclos 20/ano
Projetos inter ciclos (Padrinhos e Afilhados, Escolinha de futebol..) Número de atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo 6/ano
Incentivar os projetos interdisciplinares Criação de momentos de partilha/ apresentação dos projetos Número de projetos interdisciplinares realizados 20/ano
Promover dinâmicas que envolvam a participação de elementos de diferentes setores Secretariado de Provas conjunto, planificação de atividades de escola com diferentes contributos… Número de atividades desenvolvidas que envolvem elementos de diferentes setores 15/ano

Objetivo geral O05 – Enriquecer a oferta educativa privilegiando a prática como consolidação de pressupostos teóricos

Objetivos específicos Estratégias Indicadores Metas para 2027
Promover atividades que promovam a aprendizagem de forma essencialmente prática Manutenção das oficinas no 1º ciclo Número de oficinas criadas 10
Manutenção das oficinas no 2º ciclo Número de oficinas criadas 10
Criação das oficinas para os alunos do 3º ciclo Número de oficinas criadas 5
Promover atividades que complementem a aprendizagem em aula Projeto Mais Matemática 8º e 9º ano Percentagem de alunos que frequentam a atividade 50%
Projeto Mais português 8º e 9º ano Percentagem de alunos que frequentam a atividade 50%
Assegurar atividades que, não constando na matriz curricular, constituem uma mais-valia para o desenvolvimento dos alunos Manutenção da Filosofia para crianças para as crianças de 5 anos Índice de satisfação dos alunos 80%
Manutenção do Projeto ABC para as crianças de 5 anos Índice de satisfação dos alunos 80%
Manutenção da Formação Cívica para os alunos do 1º ciclo Índice de satisfação dos alunos 80%
Manutenção da aprendizagem do Braille para os alunos do 3º e 4º anos Índice de satisfação dos alunos 80%
Assegurar eventos temáticos em que os alunos coloquem em prática os pressupostos teóricos aprendidos Semanas Temáticas Índice de satisfação dos alunos 80%
Jornadas dos Saberes Índice de satisfação dos alunos 80%
Projetos no âmbito da biblioteca Índice de satisfação dos alunos 80%
Número de atividades propostas 5/ano
Aumentar a oferta de natação a alunos do 1º ciclo Natação para alunos do 3º e 4º ano (além do 2º ciclo) Número de alunos que beneficiam da atividade 150-200

Objetivo geral O06 – Implementar práticas pedagógicas inovadoras

Objetivos específicos Estratégias Indicadores Metas para 2027
Promover dinâmicas em que os alunos sintam que têm poder de decisão sobre o seu percurso Manutenção das oficinas no 1º ciclo Índice de satisfação dos alunos 80%
Manutenção das oficinas no 2º ciclo Índice de satisfação dos alunos 80%
Criação das oficinas para os alunos do 3º ciclo Índice de satisfação dos alunos 80%
Assumir as novas tecnologias como ferramentas essenciais à aprendizagem virada para o futuro Aulas de ITIC/ TIC para todos os alunos do ensino básico Alunos abrangidos pelas aulas de ITIC/ TIC 500
Adoção manuais digitais para os alunos do 2º e 3º ciclo Índice de satisfação dos alunos 80%
Tablet escolar para todos os alunos do 2º e 3º ciclos Índice de satisfação dos alunos 80%
Recurso a aplicações informáticas que promovam o sucesso escolar Número de aplicações utilizadas 5/disciplina

Construção dA Equipa

Objetivo geral O07 – Fomentar a criação de laços entre todos

Objetivos específicos Estratégias Indicadores Metas para 2027
Promover ações/ atividades de partilha e convívio Realização de atividades de Teambuilding Percentagem de funcionários participantes 80%
Realização do jantar de Natal Percentagem de funcionários participantes 80%
Realização de outras atividades para quais se requeira a participação e envolvimento dos funcionários numa perspetiva não laboral (amigo secreto, caça ao ovo…) Percentagem de funcionários participantes 80%
Manutenção de treinos desportivos semanais Número de participantes 15/ano
Contribuir para a satisfação profissional Criação de espaços de convívio/ partilha para os diferentes funcionários Número de espaços existentes 6
Melhoria dos espaços de convívio/ partilha para os diferentes funcionários Índice de satisfação dos funcionários 80%

Objetivo geral O08 – Investir no desenvolvimento profissional de todos os funcionários

Objetivos específicos Estratégias Indicadores Metas para 2027
Assegurar um plano de formação exequível e adequado às necessidades reais dos funcionários Propor ações de formação alargadas sobre temas relevantes para o colégio Número de formações propostas 10
Criação condições para a realização de formações por parte dos funcionários Percentagem de funcionários abrangidos pela formação 100%
Valorizar as iniciativas de formação individuais Contribuição financeira para a formação dos colaboradores Número de formações financiadas ou cofinanciadas pelo colégio Plafond até 5000€/ano
Motivar os funcionários para a persecução dos seus estudos Percentagem de funcionários em formação de média e/ ou longa formação 10%
Valorizar o desenvolvimento profissional em contextos de partilha informal Criação de tempos comuns nos horários para partilha Número de equipas com horários para partilha compatíveis 60%

Objetivo geral O09 – Valorizar as estruturas intermédias enquanto recursos de proximidade

Objetivos específicos Estratégias Indicadores Metas para 2027
Potenciar o contributo de todos através das estruturas intermédias Realização de reuniões/ encontros/ momentos de partilha entre setores Número de reuniões realizadas 10/ano

Objetivo geral O10 – Garantir a existência e utilização de canais de comunicação eficazes

Objetivos específicos Estratégias Indicadores Metas para 2027
Melhorar os canais de comunicação interna Utilização do email institucional em todas as comunicações formais Taxa de utilização 100%
Utilização da plataforma Teams como meio de comunicação rápido e objetivo Taxa de utilização 100%
Potenciar a utilização da plataforma INOVAR como forma de melhorar a organização e gestão documental Elaboração dos Planos de Turma Percentagem de planos de turma elaborados no INOVAR 100%
Elaboração das convocatórias Percentagem de convocatórias elaboradas no INOVAR 100%
Utilização da agenda como forma de comunicação e divulgação de atividades (avaliações, PAA…) Percentagem de agendamentos elaborados no INOVAR 100%

Objetivo geral O11 – Desenvolver um sistema de incentivos

Objetivos específicos Estratégias Indicadores Metas para 2027
Premiar os funcionários pelo seu desempenho ao longo de um ano letivo Criação de prémios de desempenho Percentagem de funcionários abrangidos 10%/ano
Criar medidas que fomentem a familiaridade do colégio através de benefícios para os descendentes dos funcionários Manutenção dos descontos nas mensalidades para os filhos e netos dos funcionários Percentagem de funcionários abrangidos 20%
Melhorar as condições de trabalho dos funcionários no dia a dia Manutenção de estacionamento no interior do colégio para todos os funcionários Percentagem de funcionários abrangidos 80%/ano
Definir um projeto de saúde e bem-estar que abranja todos os funcionários Manutenção de um seguro de saúde para todos os funcionários Percentagem de funcionários abrangidos 100%
Disponibilização de um professor de EF (treino semanal) Número de funcionários abrangidos 30%
Disponibilização gratuita de apoio psicológico Número de funcionários abrangidos 10%

Olhar 360

Objetivo geral O12 – Consolidar permanentemente a cultura e identidade do Colégio

Objetivos específicos Estratégias Indicadores Metas para 2027
Honrar a história do CHK Criação de uma associação de antigos alunos Número de alunos pertencentes à Associação 100
Criação de iniciativas anuais da Associação de antigos alunos Número de iniciativas realizadas 1/ano
Assumir a vertente inclusiva do CHK, nomeadamente no âmbito da deficiência visual Manutenção da aprendizagem do Braille para os alunos do 3º e 4º anos Número de alunos abrangidos pela aprendizagem do Braille 80/ano
Comemoração do Dia da Bengala Branca Índice de satisfação dos participantes 80%
Assumir o fardamento oficial como forma de identificação e pertença Maior exigência relativamente à utilização do fardamento dos alunos nas aulas de Ed. Física Taxa de cumprimento 100%
Obrigatoriedade do fardamento oficial nas visitas de estudo e outras atividades de escola (fotos escolares…) Taxa de cumprimento 100%
Obrigatoriedade do fardamento oficial por parte do pessoal não docente Taxa de cumprimento 100%

Objetivo geral O13 – Otimizar a comunicação com a comunidade

Objetivos específicos Estratégias Indicadores Metas para 2027
Utilizar os meios de comunicação formais Utilização do email institucional em todas as comunicação formais Taxa de utilização 100%
Utilização da plataforma Teams como meio de comunicação rápido e objetivo Taxa de utilização 100%
Utilização da plataforma INOVAR como meio de partilha e arquivo de informação relevante sobre o processo do aluno Taxa de utilização 80%
Otimizar o software de acessos já existente com uma plataforma online para marcação e consulta de refeições Criação de um “quiosque” online que permita a marcação e seleção das ementas Taxa de utilização 70%
Potenciar a atividade do CHK nas diferentes redes sociais em que está patente Aumento do número de seguidores do FB Número de seguidores 4500
Aumento do número de seguidores do Instagram Número de seguidores 3000
Aumento do número de seguidores do Youtube Número de seguidores 300
Promover a newsletter oficial do CHK Manter e melhorar o conceito da Espreitadela Índice de satisfação 70%
Aumento do alcance da Espreitadela Número de caixas de correio associadas ao envio da newsletter 1500

Objetivo geral O14 – Promover atividades que envolvam e aproximem a escola e a comunidade

Objetivos específicos Estratégias Indicadores Metas para 2027
Realizar atividades que promovem o convívio entre a escola e as famílias Festa de S. Martinho Índice de satisfação 80%
Dia da Família Índice de satisfação 80%
Festa de finalistas dos 5 anos Índice de satisfação 80%
Festa de finalistas do 4º ano Índice de satisfação 80%
Arraial de final de ano Índice de satisfação 80%
Promover atividades pedagógicas que envolvem as famílias na aprendizagem Atividades pontuais e específicas de uma determinada turma ou setor Número de atividades realizadas 30/ano
Realizar atividades que envolvam agentes da comunidade alargada Atividades pontuais e específicas de uma determinada turma ou setor Número de atividades realizadas 30/ano/td>
Assumir a escola como entidade formadora também para as famílias Promoção de tertúlias com pais Número de tertúlias realizadas 5/ano

Objetivo geral O15 – Valorizar a localização geográfica do colégio

Objetivos específicos Estratégias Indicadores Metas para 2027
Realizar atividades no exterior do colégio, aproveitando a área geográfica em que se insere Realização de atividades na Mata de Monsanto (caminhadas, exploração, BTT…) Número de atividades realizadas 10/ano
Utilização de espaços desportivos/ lúdicos da freguesia (Piscina, CIF, Parque dos Moinhos…) Número de espaços utilizados 5/ano
Festa de finalistas dos 5 anos Número de alunos abrangidos 200/ano
(Re)Conhecer a área circundante ao colégio Realização de atividades/ visitas de estudo a pé Número de atividades realizadas 5/ano
Realização de atividades/ visitas recorrendo a autocarro público Número de atividades realizadas 10/ano
Realização de atividades/ visitas num raio não superior a 5km Número de atividades realizadas 5/ano

Objetivo geral O16 – Estabelecer parcerias e protocolos com a comunidade próxima

Objetivos específicos Estratégias Indicadores Metas para 2027
Criar pontes de comunicação e trabalho com escolas de ensino secundário e/ ou superior na área da educação Acolhimento a estudantes em regime de prática supervisionada provenientes de escolas parceiras Número de estagiários recebidos em contexto 15/ano
Apoio na realização de trabalhos/ investigações na área da educação Número de projetos desenvolvidos 3/ano
Estabelecer parcerias com a Junta de Freguesia de Belém Participação do CHK no concurso Escolas com Voz, promovido pela JFB Número de projetos submetidos 1/ano
Participação na Feira de Educação Número de iniciativas dinamizadas/ apresentadas na Feira 1/ano
Estabelecer parcerias com a Rádio Local Participação nas iniciativas promovidas pela Rádio Belém Número de iniciativas 2/ano
Estabelecer protocolos com entidades vizinhas Manter as parcerias existentes e eventualmente aumentar um pouco (CIF, Piscina, FNSBS, Confeitaria do Restelo…) Número de parceiros protocolados 5

Conclusão

Em forma de conclusão, pretendemos cumprir as finalidades atrás referidas, tendo como principal objetivo, incrementar uma cultura que assuma os princípios e valores definidos pela comunidade escolar.
Pretendemos construir uma cultura organizacional capaz de responder à dialética entre o presente e o futuro, entre o que somos e o que aspiramos ser. Através da implementação deste projeto ambicionamos criar uma cultura dialogante, inovadora e avaliativa, pensada de forma funcional para que os nossos alunos possam desenvolver-se num ambiente que promova competências e habilidades essenciais à formação de cidadãos plenos e conscientes.
Consideramos que, só através da participação ativa e crítica de toda a comunidade educativa, será possível levar a cabo a missão, os valores e a visão que estão patentes neste projeto e que são o barco que nos transporta na busca da melhoria e da excelência.

Colégio Helen Keller
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