regulamentos
Projeto Educativo de Escola
Preâmbulo
“O projeto educativo é o documento que consagra a orientação educativa do agrupamento de escolas ou da escola não agrupada, elaborado e aprovado pelos órgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais o agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas se propõe cumprir: a sua função educativa.” Decreto-lei nº75 art. 9 alínea a) de 22 de abril de 2008.
A conceção e a concretização do Projeto Educativo de Escola (PEE) são indissociáveis de documentos reguladores da política interna do Colégio Helen Keller (Regulamento Interno, Plano Anual de Atividades, Programa Próprio de Turma/ Grupo e outros instrumentos de planeamento e gestão escolar). Há assim um conjunto de documentos essenciais ao processo de autonomia e à função educativa da escola, os quais se inserem e inter-relacionam no contexto da realidade geográfica, económico-social e cultural que conferem identidade própria à organização escolar.
Neste sentido o PEE, para o desenvolvimento do currículo, contempla os princípios, os valores e os objetivos de âmbito nacional, garantindo assim as grandes linhas orientadoras
patenteadas na Lei de Bases do Sistema Educativo e sua adequação às características e especificidades da escola.
Após a definição dos princípios, valores e objetivos é necessária uma efetiva concretização que será feita através de diversas estratégias que pressupõem a utilização adequada dos meios para alcançar os fins.
A nossa preocupação na elaboração do Projeto Educativo de Escola para o desenvolvimento do currículo é cumprir a intenção subjacente ao ato de educar que pressupõe a formação global dos alunos, tendo por base os princípios da educação construtivista, centrada no aluno.
A partilha de experiências e aprendizagens entre os alunos normovisuais e os seus pares com necessidades de saúde especiais (NSE), é fundamental para o desenvolvimento global de ambos os grupos, tornando assim o Colégio Helen Keller uma escola de referência no ensino inclusivo para a deficiência visual desde o berçário ao 9.º ano de escolaridade.
Deste modo, a nossa linha de ação tem por base a integração harmoniosa dos alunos com NSE, fomentando um ambiente de equidade que se concretize, no futuro, no exercício de uma cidadania plena, formando cidadãos conscientes e atuantes, dotados de competências cognitivas, psicomotoras e sócio afetivas de modo a desenvolver não só os valores da democracia, mas também os valores do humanismo, tais como a solidariedade e a tolerância.
No sentido de concretizar as estratégias definidas, a escola elaborará instrumentos operacionalizadores das práticas a adotar, entre eles:
Projeto Curricular de Escola (PCE)
Este documento exibe a apropriação e a reconstrução do currículo face ao contexto em questão através da definição de ações e de intencionalidades próprias. Requer, deste modo, formas especificas de gestão e de organização curricular adequadas a aquisição das aprendizagens. O PCE converte os programas em propostas de intervenção didática necessárias ao desenvolvimento da prática.
Regulamento Interno (RI)
A escola é uma organização de grande complexidade, pelo que, para o seu correto funcionamento, necessita de um regulamento que defina internamente, de forma clara, as regras de convivência e os direitos e deveres dos atores intervenientes no processo educativo.
Esta regulamentação deve ter sempre presente os objetivos e fins da organização e as linhas orientadoras do PEE.
Plano Anual de Atividades (PAA)
É um instrumento de planificação das atividades escolares para o ano letivo, onde os atores envolvidos tomam decisões sobre objetivos a alcançar, estratégias, meios e recursos para as concretizar. As formas de conceção e operacionalização dos projetos e atividades curriculares, culturais e desportivas, desenvolvidas durante o ano letivo e descritas no PAA, estão em consonância com o PEE.
Programa Próprio de Turma/ Grupo
Este instrumento rege-se pelos princípios orientadores do PEE, tendo em conta a especificidade de cada turma/ grupo. Deve ser elaborado por todos os docentes que trabalham direta ou indiretamente com a turma/ grupo definindo as metas prioritárias, as estratégias e as atividades adequadas à turma/ grupo, bem como as medidas educativas para os alunos com necessidades de saúde especiais.
CHK – a nossa identidade
- De onde vimos?
O Colégio Helen Keller (CHK) é uma escola com mais de seis décadas de história, situada na zona Sudoeste de Lisboa, no extremo do Parque de Monsanto, na Rua Dr. Mário Moutinho n.º 20, 1400-136.
Em 1929, durante um congresso de oftalmologia em Haia, é criada a Associação Internacional de Profilaxia da Cegueira. Neste congresso, foi solicitado ao oftalmologista, Dr. Mário Moutinho, a organização, em Portugal, da representação da mesma. Assim nasce em 1936 a Liga Portuguesa da Profilaxia da Cegueira (LPPC). A partir daí impôs-se a necessidade de se criar uma clínica de reeducação de diminuídos visuais em Portugal. Este projeto de Mário Moutinho só veio a ser concretizado em 1955 por três nomes de vulto em dois campos distintos. No campo da Medicina, o oftalmologista Dr. Henrique Moutinho, filho de Mário Moutinho e seu sucessor na Presidência da Liga e o Pedopsiquiatra Doutor João dos Santos e, no campo da Pedagogia, a Pedagoga Doutora Maria Amália Borges.
Em março de 1956, a convite da LPPC, Helen Keller vem a Portugal e com grande satisfação dá o nome ao Colégio, o qual passa a designar-se Centro Infantil Helen Keller e posteriormente Centro Helen Keller.
Atendendo à necessidade de, por um lado modernizar a escola e, por outro, eliminar todos os equívocos associados ao nome “centro”, em 2022 deu-se uma nova mudança passando agora a ser Colégio Helen Keller.
É com enorme orgulho que continuamos a adotar o nome desta grande escritora e digníssima mulher que, embora cega e surda desde os 19 meses, mostrou-se uma lutadora, tendo conseguido não só prosseguir os estudos, como tornar-se uma bandeira internacional de superação de obstáculos. - Como nos vemos?
O Colégio Helen Keller é uma escola que integra alunos com deficiência visual e normovisuais, desde o berçário até ao 3.º Ciclo. São ministrados os currículos estabelecidos pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação pelo que tem paralelismo pedagógico. Assim, além do percurso dito regular, do berçário ao 9.º ano de escolaridade, disponibilizamos um espaço de aprendizagem, descoberta e sociabilização, para os alunos que beneficiam de um plano educativo individual, a Sala Aventura.
A integração de alunos com diferentes necessidades torna-nos únicos e implica a constituição de uma equipa pedagógica exigente, em constante formação, e com uma enorme disponibilidade para a resolução dos problemas. Os nossos técnicos colaboram ativamente entre si de modo a viabilizar uma integração plena durante o percurso escolar dos nossos alunos, apoiando também o processo de encaminhamento dos mesmos para as diferentes ofertas formativas.
Como forma de dar resposta a estas questões, defendemos a combinação de diversas metodologias, e uma vez que, é pretendido que o educador/professor favoreça um ambiente facilitador da aprendizagem que vá ao encontro das necessidades e interesses das crianças e jovens, podemos afirmar que a pedagogia que caracteriza o Colégio é a construtivista.
Consideramos ainda que a motivação pelo estudo, o esforço, a responsabilidade, o rigor e a exigência são os caminhos a percorrer para a concretização desta missão.
Para além de depender pedagogicamente do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, o Colégio conta com um pequeno apoio financeiro por parte da Segurança Social, através de subsídios aos alunos portadores de deficiência visual com autorização de encaminhamento da DGEstE e também da mobilidade estatutária de alguns professores. A principal fonte de receita co colégio advém das mensalidades dos alunos. - Para onde vamos?
A escola que queremos ser – uma escola de excelência e de referência
O projeto educativo desta escola pretende viabilizar o desenvolvimento de valores fundamentais à prática de uma cidadania plena, consciente e ativa; bem como assegurar o desenvolvimento intelectual dos seus alunos; garantindo a motivação e qualidade de trabalho dos colaboradores; mantendo com a comunidade escolar uma relação harmoniosa e de efetiva proximidade.
Temos um passado de que muito nos orgulhamos, mas é o futuro que nos move.
Vivenciar a aventura educativa do Colégio Helen Keller é um privilégio.
Cada dia é um desafio, em que todos, educandos e educadores, numa relação alegre e afetiva experimentam a magia da cultura e em que a espontaneidade tem um lugar assegurado.
A nossa maior ambição é que aqui cresçam crianças felizes e bem preparadas para enfrentar com sucesso os desafios futuros.
Um passo de cada vez – um projeto a 3 anos
Este projeto representa uma caminhada ambiciosa, porém exequível, rumo à excelência.
Acreditamos que, juntos, podemos continuar a avançar, mantendo um ambiente acolhedor, confortável e que promova o sentimento de pertença para todos. É necessário fasear os nossos planos, criar objetivos intermédios, definir metas a médio prazo.
E assim nasce o atual Projeto Educativo de Escola – o AMBIENT’ARTE.
O nome do projeto encerra, em si próprio, três conceitos fundamentais: - A valorização do cuidado com o meio ambiente, estimulando a consciência ecológica para a criação de um mundo mais sustentável;
- A promoção do uso das artes visuais, performativas e plásticas como formas de expressão e reflexão crítica sobre o mundo que nos rodeia, incentivando à criatividade e à inovação;
- O desenvolvimento da habilidade de adaptação, inclusão e resiliência num mundo em contante mudança.
Deste conceito mais amplo, surgem outros tópicos que consideramos igualmente importantes e sobre os quais nos focamos em todas as atividades que propomos, em todos os desafios que lançamos, em todas as aprendizagens que proporcionamos.
Aprendizagem
Motivação
Bem-estar
Inovação
Equidade
Natureza
Transformação
Autonomia
Responsabilidade
Tolerância
Equipa
Plano de Ação
O Colégio Helen Keller, enquanto entidade formadora, deve promover de forma integrada o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. Deve ser um espaço de aquisição de aprendizagens que estimule a reflexão crítica, a autonomia e o bem-estar dos alunos, preparando-os para os desafios futuros. No âmbito do projeto AMBIENTARTE, estes princípios são complementados por uma forte valorização das artes e do meio ambiente, promovendo uma aprendizagem que liga o desenvolvimento cognitivo à consciência ambiental e à criatividade. A inclusão dos alunos com necessidades especiais deve ser entendida como uma oportunidade enriquecedora, que promove a partilha de experiências e contribui para o enriquecimento do processo educativo de toda a comunidade escolar.
O espírito do AMBIENTARTE incentiva a criação de um ambiente onde todos se sintam acolhidos e valorizados, favorecendo a inclusão e a pertença. O desenvolvimento de projetos
que fomentem a interação entre alunos de diferentes ciclos deve igualmente ser valorizado, criando um ambiente de cooperação e aprendizagem mútua. Neste contexto, o AMBIENTARTE propõe a integração de atividades colaborativas que envolvam as artes e o meio ambiente, promovendo uma educação mais holística e transformadora, alinhada com os valores da inclusão, sustentabilidade e criatividade.
O colégio define, para o triénio 2024/ 2027 três área de atuação basilares:
Áreas de atuação
Para cada área de atuação, foram definidos alguns objetivos que se consideram basilares.
1. Rumo ao sucesso educativo
- Garantir um ambiente tranquilo, de proximidade e de pertença que contribua para o bem-estar e equilíbrio emocional dos alunos o Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos enquanto cidadãos responsáveis e ativos, conscientes e tolerantes face à diversidade individual e social/ cultural
- Promover o sucesso educativo de todos os alunos, recorrendo a estratégias diversificadas, a diferentes recursos materiais e a contextos variados o Investir no trabalho colaborativo, interdisciplinar e que envolva diferentes níveis de escolaridade
- Enriquecer a oferta educativa privilegiando a prática como consolidação de pressupostos teóricos
- Implementar práticas pedagógicas inovadoras
2. Construção “dA Equipa”
- Fomentar a criação de laços entre todos
- Investir no desenvolvimento profissional de todos os funcionários
- Valorizar as estruturas intermédias enquanto recursos de proximidade
- Garantir a existência e utilização de canais de comunicação eficazes
- Desenvolver um sistema de incentivos
3. Olhar a 360
- Consolidar permanentemente a cultura e identidade do Colégio
- Otimizar a comunicação com a comunidade
- Promover atividades que envolvam e aproximem a escola e a comunidade
- Valorizar a localização geográfica do colégio
- Estabelecer parcerias e protocolos com a comunidade próxima
Implementação do PEE
Definidos os objetivos, foi necessário delinear de forma mais concreta o respetivo plano de ação. Que estratégias serão utilizadas e como é se poderá avaliar o sucesso das mesmas? O Conselho Pedagógico do CHK definiu também aquelas que considera serem as metas a alcançar para que se possa considerar o sucesso do presente PEE.
Rumo ao sucesso
Objetivo geral O01 – Garantir um ambiente tranquilo, de proximidade e de pertença que contribua para o bem-estar e equilíbrio emocional dos alunos.
Objetivos específicos | Estratégias | Indicadores | Metas para 2027 |
---|---|---|---|
Melhorar os espaços de convívio dos alunos | Dinamização do Espaço 9 | Índice de satisfação dos alunos | 80% |
Melhoria dos espaços de convívio/ salão de jogos dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos | Índice de satisfação dos alunos | 80% | |
Constante melhoria dos espaços de lazer/ recreio dos alunos | Índice de satisfação dos alunos | 80% | |
Promover momentos de convívio entre alunos | Realização de viagens de finalistas (creche, JI, 1º, 2º e 3º Ciclos) | Índice de satisfação dos alunos | 80% |
Realização de jantares de finalistas – 6º e 9º ano | Índice de satisfação dos alunos | 80% | |
Dinamizar atividades de recreio | Definição de atividades que criem dinâmicas de recreio | Índice de satisfação dos alunos | 60% |
Preparação de atividades agregadoras e que mobilizem os alunos durante os tempos de recreio (Got Talent, Feira de Talentos…) | Índice de satisfação dos alunos | 60% | |
Criar um Projeto de Rádio dinamizada por alunos do 3º ciclo | Índice de satisfação dos alunos | 60% | |
Envolver alunos de diferentes ciclos, criando uma harmonização natural entre idades | Partilha dos espaços de recreio entre alunos do 1º ao 9º ano | Índice de satisfação dos alunos | 80% |
Projeto padrinhos e afilhados (alunos dos 1º e 9º anos) | Índice de satisfação dos alunos | 80% |
Objetivo geral O02 – Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos enquanto cidadãos responsáveis e ativos, conscientes e tolerantes face à diversidade individual e social/ cultural
Objetivos específicos | Estratégias | Indicadores | Metas para 2027 |
---|---|---|---|
Promover comportamentos cívicos e adequados ao contexto escolar | Promoção de iniciativas de debate e reflexão sobre o tema | Número de iniciativas propostas por turma | 2/ano |
Vigilância e atuação de mediação em situações disruptivas | Número de participações/ ocorrências | até 60 | |
Promover ações em que os alunos desenvolvam competências cívicas e de proatividade | Participação dos alunos em iniciativas de representatividade social (assembleia das crianças, Parlamento..) | Número de participações | 2/ano |
Propostas apresentadas pelos alunos para a melhoria do Colégio e/ ou da comunidade próxima | Número de propostas | 5/ano | |
Promover atividades que envolvam os alunos e os consciencializem para a responsabilidade social e ambiental | Manter o galardão Eco-escola | Obtenção do galardão eco-escola | 1/ano |
Participar em ações/ campanhas de solidariedade social (Dia do Pijama, recolhas de bens…) | Número de ações realizadas | 10 | |
Criar condições para a plena inclusão de todos os alunos | Organização de turmas heterogéneas e inclusivas | Percentagem de alunos com necessidades especiais em cada turma | entre 5% e 20% |
Desenvolvimento de projetos que envolvam os alunos da Sala Aventura | Número de alunos envolvidos nos projetos com a Sala Aventura | 20% |
Objetivo geral O03 – Promover o sucesso educativo de todos os alunos, recorrendo a estratégias diversificadas, a diferentes recursos materiais e a contextos variados
Objetivos específicos | Estratégias | Indicadores | Metas para 2027 |
---|---|---|---|
Recorrer a diferentes espaços para a dinamização das aulas | Utilização da biblioteca escolar para a prática de diferentes atividades/ aulas | Taxa de ocupação da biblioteca | 50% |
Utilização dos laboratórios para a prática de diferentes atividades/ aulas | Taxa de ocupação dos laboratórios | 20% | |
Utilização dos diferentes espaços exteriores para a prática de diferentes atividades/ aulas (espaço pedagógico, sala de exterior, recreio…) | Número de atividades, por turma, realizadas nos espaços exteriores | 10/ano | |
Utilização da Piscina do Restelo para as aulas de natação | Número de alunos que beneficiam do espaço | 150/ano | |
Utilização do Pavilhão coberto do Clube Internacional de Futebol | Número de alunos que beneficiam do espaço | 120/ano | |
Garantir apoios aos alunos com maiores dificuldades | Reforços de Matemática 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano | Taxa de sucesso dos alunos que frequentaram os reforços ao longo do ano | 70% |
Reforços de Português 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano | Taxa de sucesso dos alunos que frequentaram os reforços ao longo do ano | 70% | |
Reforços de Físico-Química 7º, 8º e 9º ano | Taxa de sucesso dos alunos que frequentaram os reforços ao longo do ano | 70% | |
Manutenção de tutorias | Número de horas de apoio requeridas | 50/ano | |
Garantir a diversidade e constante melhoria de recursos materiais | Colocação de monitores interativos nas diferentes salas de aula | Número de salas com monitores interativos | 20 |
Potenciar a aprendizagem pela gamificação | Utilização de quizzes e jogos para motivar os alunos | Número de quizzes e jogos realizados pelos alunos | 15/disciplina |
Utilização da Escola Virtual | Taxas de utilização da plataforma | 10%/disciplina | |
Garantir a existência de concursos internos nos quais os alunos possam participar e distinguir-se | Implementação o concurso Tito Alba para os alunos do 2º e 3º ciclos | Número de projetos submetidos | 30 |
Implementação de um concurso no âmbito do português para os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos | Número de alunos inscritos | 30 | |
Dar continuidade ao Concurso Literário para os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos | Número de textos submetidos | 30 | |
Facilitar a participação dos alunos em concursos e competições externas | Participação dos alunos em concursos/ competições externas (Jogos matemáticos, corta-mato, olimpíadas, Escolas com voz…) | Número de projetos submetidos | 45 |
Reconhecimento externo das competências dos alunos | Número de prémios obtidos | 15 |
Objetivo geral O04 – Investir no trabalho colaborativo, interdisciplinar e que envolva diferentes níveis de escolaridade
Objetivos específicos | Estratégias | Indicadores | Metas para 2027 |
---|---|---|---|
Promover atividades que envolvam os diferentes ciclos | Existência de uma semana temática organizada por cada departamentos curricular | Número de atividades desenvolvidas que envolvem alunos de diferentes ciclos | 20/ano |
Projetos inter ciclos (Padrinhos e Afilhados, Escolinha de futebol..) | Número de atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo | 6/ano | |
Incentivar os projetos interdisciplinares | Criação de momentos de partilha/ apresentação dos projetos | Número de projetos interdisciplinares realizados | 20/ano |
Promover dinâmicas que envolvam a participação de elementos de diferentes setores | Secretariado de Provas conjunto, planificação de atividades de escola com diferentes contributos… | Número de atividades desenvolvidas que envolvem elementos de diferentes setores | 15/ano |
Objetivo geral O05 – Enriquecer a oferta educativa privilegiando a prática como consolidação de pressupostos teóricos
Objetivos específicos | Estratégias | Indicadores | Metas para 2027 |
---|---|---|---|
Promover atividades que promovam a aprendizagem de forma essencialmente prática | Manutenção das oficinas no 1º ciclo | Número de oficinas criadas | 10 |
Manutenção das oficinas no 2º ciclo | Número de oficinas criadas | 10 | |
Criação das oficinas para os alunos do 3º ciclo | Número de oficinas criadas | 5 | |
Promover atividades que complementem a aprendizagem em aula | Projeto Mais Matemática 8º e 9º ano | Percentagem de alunos que frequentam a atividade | 50% |
Projeto Mais português 8º e 9º ano | Percentagem de alunos que frequentam a atividade | 50% | |
Assegurar atividades que, não constando na matriz curricular, constituem uma mais-valia para o desenvolvimento dos alunos | Manutenção da Filosofia para crianças para as crianças de 5 anos | Índice de satisfação dos alunos | 80% |
Manutenção do Projeto ABC para as crianças de 5 anos | Índice de satisfação dos alunos | 80% | |
Manutenção da Formação Cívica para os alunos do 1º ciclo | Índice de satisfação dos alunos | 80% | |
Manutenção da aprendizagem do Braille para os alunos do 3º e 4º anos | Índice de satisfação dos alunos | 80% | |
Assegurar eventos temáticos em que os alunos coloquem em prática os pressupostos teóricos aprendidos | Semanas Temáticas | Índice de satisfação dos alunos | 80% |
Jornadas dos Saberes | Índice de satisfação dos alunos | 80% | |
Projetos no âmbito da biblioteca | Índice de satisfação dos alunos | 80% | |
Número de atividades propostas | 5/ano | ||
Aumentar a oferta de natação a alunos do 1º ciclo | Natação para alunos do 3º e 4º ano (além do 2º ciclo) | Número de alunos que beneficiam da atividade | 150-200 |
Objetivo geral O06 – Implementar práticas pedagógicas inovadoras
Objetivos específicos | Estratégias | Indicadores | Metas para 2027 |
---|---|---|---|
Promover dinâmicas em que os alunos sintam que têm poder de decisão sobre o seu percurso | Manutenção das oficinas no 1º ciclo | Índice de satisfação dos alunos | 80% |
Manutenção das oficinas no 2º ciclo | Índice de satisfação dos alunos | 80% | |
Criação das oficinas para os alunos do 3º ciclo | Índice de satisfação dos alunos | 80% | |
Assumir as novas tecnologias como ferramentas essenciais à aprendizagem virada para o futuro | Aulas de ITIC/ TIC para todos os alunos do ensino básico | Alunos abrangidos pelas aulas de ITIC/ TIC | 500 |
Adoção manuais digitais para os alunos do 2º e 3º ciclo | Índice de satisfação dos alunos | 80% | |
Tablet escolar para todos os alunos do 2º e 3º ciclos | Índice de satisfação dos alunos | 80% | |
Recurso a aplicações informáticas que promovam o sucesso escolar | Número de aplicações utilizadas | 5/disciplina |
Construção dA Equipa
Objetivo geral O07 – Fomentar a criação de laços entre todos
Objetivos específicos | Estratégias | Indicadores | Metas para 2027 |
---|---|---|---|
Promover ações/ atividades de partilha e convívio | Realização de atividades de Teambuilding | Percentagem de funcionários participantes | 80% |
Realização do jantar de Natal | Percentagem de funcionários participantes | 80% | |
Realização de outras atividades para quais se requeira a participação e envolvimento dos funcionários numa perspetiva não laboral (amigo secreto, caça ao ovo…) | Percentagem de funcionários participantes | 80% | |
Manutenção de treinos desportivos semanais | Número de participantes | 15/ano | |
Contribuir para a satisfação profissional | Criação de espaços de convívio/ partilha para os diferentes funcionários | Número de espaços existentes | 6 |
Melhoria dos espaços de convívio/ partilha para os diferentes funcionários | Índice de satisfação dos funcionários | 80% |
Objetivo geral O08 – Investir no desenvolvimento profissional de todos os funcionários
Objetivos específicos | Estratégias | Indicadores | Metas para 2027 |
---|---|---|---|
Assegurar um plano de formação exequível e adequado às necessidades reais dos funcionários | Propor ações de formação alargadas sobre temas relevantes para o colégio | Número de formações propostas | 10 |
Criação condições para a realização de formações por parte dos funcionários | Percentagem de funcionários abrangidos pela formação | 100% | |
Valorizar as iniciativas de formação individuais | Contribuição financeira para a formação dos colaboradores | Número de formações financiadas ou cofinanciadas pelo colégio | Plafond até 5000€/ano |
Motivar os funcionários para a persecução dos seus estudos | Percentagem de funcionários em formação de média e/ ou longa formação | 10% | |
Valorizar o desenvolvimento profissional em contextos de partilha informal | Criação de tempos comuns nos horários para partilha | Número de equipas com horários para partilha compatíveis | 60% |
Objetivo geral O09 – Valorizar as estruturas intermédias enquanto recursos de proximidade
Objetivos específicos | Estratégias | Indicadores | Metas para 2027 |
---|---|---|---|
Potenciar o contributo de todos através das estruturas intermédias | Realização de reuniões/ encontros/ momentos de partilha entre setores | Número de reuniões realizadas | 10/ano |
Objetivo geral O10 – Garantir a existência e utilização de canais de comunicação eficazes
Objetivos específicos | Estratégias | Indicadores | Metas para 2027 |
---|---|---|---|
Melhorar os canais de comunicação interna | Utilização do email institucional em todas as comunicações formais | Taxa de utilização | 100% |
Utilização da plataforma Teams como meio de comunicação rápido e objetivo | Taxa de utilização | 100% | |
Potenciar a utilização da plataforma INOVAR como forma de melhorar a organização e gestão documental | Elaboração dos Planos de Turma | Percentagem de planos de turma elaborados no INOVAR | 100% |
Elaboração das convocatórias | Percentagem de convocatórias elaboradas no INOVAR | 100% | |
Utilização da agenda como forma de comunicação e divulgação de atividades (avaliações, PAA…) | Percentagem de agendamentos elaborados no INOVAR | 100% |
Objetivo geral O11 – Desenvolver um sistema de incentivos
Objetivos específicos | Estratégias | Indicadores | Metas para 2027 |
---|---|---|---|
Premiar os funcionários pelo seu desempenho ao longo de um ano letivo | Criação de prémios de desempenho | Percentagem de funcionários abrangidos | 10%/ano |
Criar medidas que fomentem a familiaridade do colégio através de benefícios para os descendentes dos funcionários | Manutenção dos descontos nas mensalidades para os filhos e netos dos funcionários | Percentagem de funcionários abrangidos | 20% |
Melhorar as condições de trabalho dos funcionários no dia a dia | Manutenção de estacionamento no interior do colégio para todos os funcionários | Percentagem de funcionários abrangidos | 80%/ano |
Definir um projeto de saúde e bem-estar que abranja todos os funcionários | Manutenção de um seguro de saúde para todos os funcionários | Percentagem de funcionários abrangidos | 100% |
Disponibilização de um professor de EF (treino semanal) | Número de funcionários abrangidos | 30% | |
Disponibilização gratuita de apoio psicológico | Número de funcionários abrangidos | 10% |
Olhar 360
Objetivo geral O12 – Consolidar permanentemente a cultura e identidade do Colégio
Objetivos específicos | Estratégias | Indicadores | Metas para 2027 |
---|---|---|---|
Honrar a história do CHK | Criação de uma associação de antigos alunos | Número de alunos pertencentes à Associação | 100 |
Criação de iniciativas anuais da Associação de antigos alunos | Número de iniciativas realizadas | 1/ano | |
Assumir a vertente inclusiva do CHK, nomeadamente no âmbito da deficiência visual | Manutenção da aprendizagem do Braille para os alunos do 3º e 4º anos | Número de alunos abrangidos pela aprendizagem do Braille | 80/ano |
Comemoração do Dia da Bengala Branca | Índice de satisfação dos participantes | 80% | |
Assumir o fardamento oficial como forma de identificação e pertença | Maior exigência relativamente à utilização do fardamento dos alunos nas aulas de Ed. Física | Taxa de cumprimento | 100% |
Obrigatoriedade do fardamento oficial nas visitas de estudo e outras atividades de escola (fotos escolares…) | Taxa de cumprimento | 100% | |
Obrigatoriedade do fardamento oficial por parte do pessoal não docente | Taxa de cumprimento | 100% |
Objetivo geral O13 – Otimizar a comunicação com a comunidade
Objetivos específicos | Estratégias | Indicadores | Metas para 2027 |
---|---|---|---|
Utilizar os meios de comunicação formais | Utilização do email institucional em todas as comunicação formais | Taxa de utilização | 100% |
Utilização da plataforma Teams como meio de comunicação rápido e objetivo | Taxa de utilização | 100% | |
Utilização da plataforma INOVAR como meio de partilha e arquivo de informação relevante sobre o processo do aluno | Taxa de utilização | 80% | |
Otimizar o software de acessos já existente com uma plataforma online para marcação e consulta de refeições | Criação de um “quiosque” online que permita a marcação e seleção das ementas | Taxa de utilização | 70% |
Potenciar a atividade do CHK nas diferentes redes sociais em que está patente | Aumento do número de seguidores do FB | Número de seguidores | 4500 |
Aumento do número de seguidores do Instagram | Número de seguidores | 3000 | |
Aumento do número de seguidores do Youtube | Número de seguidores | 300 | |
Promover a newsletter oficial do CHK | Manter e melhorar o conceito da Espreitadela | Índice de satisfação | 70% |
Aumento do alcance da Espreitadela | Número de caixas de correio associadas ao envio da newsletter | 1500 |
Objetivo geral O14 – Promover atividades que envolvam e aproximem a escola e a comunidade
Objetivos específicos | Estratégias | Indicadores | Metas para 2027 |
---|---|---|---|
Realizar atividades que promovem o convívio entre a escola e as famílias | Festa de S. Martinho | Índice de satisfação | 80% |
Dia da Família | Índice de satisfação | 80% | |
Festa de finalistas dos 5 anos | Índice de satisfação | 80% | |
Festa de finalistas do 4º ano | Índice de satisfação | 80% | |
Arraial de final de ano | Índice de satisfação | 80% | |
Promover atividades pedagógicas que envolvem as famílias na aprendizagem | Atividades pontuais e específicas de uma determinada turma ou setor | Número de atividades realizadas | 30/ano |
Realizar atividades que envolvam agentes da comunidade alargada | Atividades pontuais e específicas de uma determinada turma ou setor | Número de atividades realizadas | 30/ano/td> |
Assumir a escola como entidade formadora também para as famílias | Promoção de tertúlias com pais | Número de tertúlias realizadas | 5/ano |
Objetivo geral O15 – Valorizar a localização geográfica do colégio
Objetivos específicos | Estratégias | Indicadores | Metas para 2027 |
---|---|---|---|
Realizar atividades no exterior do colégio, aproveitando a área geográfica em que se insere | Realização de atividades na Mata de Monsanto (caminhadas, exploração, BTT…) | Número de atividades realizadas | 10/ano |
Utilização de espaços desportivos/ lúdicos da freguesia (Piscina, CIF, Parque dos Moinhos…) | Número de espaços utilizados | 5/ano | |
Festa de finalistas dos 5 anos | Número de alunos abrangidos | 200/ano | |
(Re)Conhecer a área circundante ao colégio | Realização de atividades/ visitas de estudo a pé | Número de atividades realizadas | 5/ano |
Realização de atividades/ visitas recorrendo a autocarro público | Número de atividades realizadas | 10/ano | |
Realização de atividades/ visitas num raio não superior a 5km | Número de atividades realizadas | 5/ano |
Objetivo geral O16 – Estabelecer parcerias e protocolos com a comunidade próxima
Objetivos específicos | Estratégias | Indicadores | Metas para 2027 |
---|---|---|---|
Criar pontes de comunicação e trabalho com escolas de ensino secundário e/ ou superior na área da educação | Acolhimento a estudantes em regime de prática supervisionada provenientes de escolas parceiras | Número de estagiários recebidos em contexto | 15/ano |
Apoio na realização de trabalhos/ investigações na área da educação | Número de projetos desenvolvidos | 3/ano | |
Estabelecer parcerias com a Junta de Freguesia de Belém | Participação do CHK no concurso Escolas com Voz, promovido pela JFB | Número de projetos submetidos | 1/ano |
Participação na Feira de Educação | Número de iniciativas dinamizadas/ apresentadas na Feira | 1/ano | |
Estabelecer parcerias com a Rádio Local | Participação nas iniciativas promovidas pela Rádio Belém | Número de iniciativas | 2/ano |
Estabelecer protocolos com entidades vizinhas | Manter as parcerias existentes e eventualmente aumentar um pouco (CIF, Piscina, FNSBS, Confeitaria do Restelo…) | Número de parceiros protocolados | 5 |
Conclusão
Em forma de conclusão, pretendemos cumprir as finalidades atrás referidas, tendo como principal objetivo, incrementar uma cultura que assuma os princípios e valores definidos pela comunidade escolar.
Pretendemos construir uma cultura organizacional capaz de responder à dialética entre o presente e o futuro, entre o que somos e o que aspiramos ser. Através da implementação deste projeto ambicionamos criar uma cultura dialogante, inovadora e avaliativa, pensada de forma funcional para que os nossos alunos possam desenvolver-se num ambiente que promova competências e habilidades essenciais à formação de cidadãos plenos e conscientes.
Consideramos que, só através da participação ativa e crítica de toda a comunidade educativa, será possível levar a cabo a missão, os valores e a visão que estão patentes neste projeto e que são o barco que nos transporta na busca da melhoria e da excelência.