Reg. das Atividades Extracurriculares

2022/2023

Regulamento das Atividades Extracurriculares

Informação atualizada em 27 de setembro de 2022.

PREFÁCIO

As atividades extracurriculares são de caráter facultativo e de natureza lúdica, desportiva e cultural, visando o aproveitamento criativo e formativo dos tempos livres dos alunos. Devem ser encaradas como um caminho de formação, de acordo com as opções e as capacidades de cada um, favorável ao desenvolvimento dos sentimentos de solidariedade, cooperação e autonomia. Estas atividades podem dar um contributo enorme para o enriquecimento cultural, social e cívico, bem como um forte desenvolvimento psicológico e físico da criança.
No fundo, devem adequar o tipo de atividade à personalidade do(s) vosso(s) filho(s) e dosear o número de atividades extracurriculares consoante a carga semanal que as crianças/ jovens já têm. Moderação e bom senso farão com que os vossos filhos se sintam felizes.

CAPÍTULO I

INSCRIÇÕES E ADMISSÃO

a) as inscrições nas atividades extracurriculares do Colégio Helen Keller decorrem durante o mês de setembro;
b) as inscrições efetuam-se através do formulário de inscrição, disponível na secretaria e na página oficial do Colégio Helen Keller;
c) na última semana de setembro decorrerem aulas experimentais gratuitas;
d) uma vez preenchidas as vagas existentes, os alunos transitam para uma lista de espera;
e) para cada atividade estão definidas as idades para quem se destina.

CAPÍTULO II

FREQUÊNCIA DE AULAS / ASSIDUIDADE

a) as aulas têm início a 3 de outubro de 2022 e finalizam a 30 de junho de 2023, com interrupções letivas nos períodos de outubro, Natal, Carnaval e Páscoa:

• Jardim de Infância:
    • De 26 a 30 de dezembro;
    • De 20 de fevereiro a 22 de fevereiro;
    • De 3 a 6 de abril;
  • 1.º, 2.º e 3.º Ciclos:
    • De 27 a 31 de outubro;
    • De 19 a 30 de dezembro;
    • De 20 de fevereiro a 22 de fevereiro;
    • De 27 de março a 7 de abril;

b) as faltas dadas pelo professor são, obrigatoriamente, compensadas por este ou por um professor igualmente habilitado. Os encarregados de educação serão avisados antecipadamente acerca do dia, hora e local da aula de compensação, sempre que não seja no horário normal.;
c) as faltas dadas pelo aluno não conferem o direito à reposição da aula nem à compensação desta pelo professor;
d) a desistência ou interrupção temporária da frequência das aulas pelo aluno, não obriga ao reembolso de qualquer importância já paga.
e) Os alunos não podem desistir da atividade no mês de junho, mesmo que avisado com antecedência. No que respeita às atividades extracurriculares, o mês de junho é faturado com os mesmos valores do mês anterior.

CAPÍTULO III

FUNCIONAMENTO

a) todas as atividades têm um máximo de inscrições variável de acordo com a sua natureza;
b) as atividades têm início durante a primeira semana de outubro e terminam no final do mês junho;
c) uma vez iniciadas e depois interrompidas, as atividades não podem ser retomadas no mesmo ano letivo;
d) é obrigatório, em todas as atividades desportivas, o uso de equipamento adequado, de acordo com as normas apresentadas, no início da atividade, pelo professor responsável;
f) a aquisição do equipamento referido no ponto anterior é da responsabilidade do encarregado de educação;
g) todos os horários estão sujeitos a reajustamentos;
h) cada atividade terá, ao longo do ano letivo, um momento para partilha/ apresentação à comunidade escolar;
i) Apresentam-se algumas especificidades de cada atividade:

• Atelier Criativo
    • Contacto: yoga@colegiohelenkeller.pt

CAPÍTULO IV

PAGAMENTOS

a) o pagamento da mensalidade deverá ser efetuado segundo as normas do Regulamento Interno Geral;
b) não serão efetuados quaisquer descontos em caso de feriados e ou interrupções letivas;
c) a falta de pagamento da atividade durante um mês dá lugar à saída do aluno no mês seguinte;
d) as desistências devem ser comunicadas, por escrito, à secretaria do Colégio Helen Keller (através do correio eletrónico: estela.lopes@colegiohelenkeller.pt), até ao dia dez de cada mês, tendo efeito apenas a partir do mês seguinte (à exceção do último mês – junho – que é de frequência obrigatória);
e) o pagamento da mensalidade das atividades extracurriculares é processado de acordo com o seguinte preçário:

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES – PREÇÁRIO
ATIVIDADE VALOR
ATELIER CRIATIVO 30 € (+15€ de inscrição)
BALLET 35 €
BASQUETEBOL 30 €
FUTEBOL 30 €
GINÁSTICA ACROBÁTICA DESPORTIVA 35 €
GINÁSTICA INFANTIL 25€
JUDO 35 €
PROGRAMAÇÃO 45 €
YOGA E MINDFULNESS 35 €

CAPÍTULO V

DISPOSIÇÕES ESPECÍFICAS

a) regras particulares das atividades:

ATELIER CRIATIVO
BALLET É necessário o uso de maillot, sabrinas e collants. Os cabelos compridos devem ser devidamente apanhados. Todo o material deve ser identificado pelos pais.
BASQUETEBOL É obrigatório, em todas as aulas, o uso de vestuário e calçado desportivo.
FUTEBOL É obrigatório, em todas as aulas, o uso de equipamento adequado, nomeadamente: ténis, calções e t-shirt/ fato de treino
GINÁSTICA ACROBÁTICA DESPORTIVA É obrigatório o uso de vestuário adequado à prática desportiva, bem como sapatilhas de ginástica ou meias antiderrapantes. Os cabelos compridos devem ser apanhados. Todo o material deve ser previamente identificado.
GINÁSTICA INFANTIL É obrigatório o uso de vestuário adequado à prática desportiva, bem como sapatilhas de ginástica ou meias antiderrapantes. Os cabelos compridos devem ser apanhados. Todo o material deve ser previamente identificado.
JUDO É obrigatório, em todas as aulas, o uso de equipamento adequado. O fato de judo é essencial para a prática deste desporto. Todo o material deve ser identificado pelos pais.
PROGRAMAÇÂO
YOGA E MINDFULNESS É obrigatório o uso de vestuário prático e confortável (não é aconselhável o uso de calças/ calções de ganga). Todos os alunos devem ter um caderno pautado de tamanho A5, sem argolas.