Código de Conduta

2020/2021

Código de Conduta

Informação desatualizada | Prometemos ser breves

Código de conduta do aluno na sala de aula

Em conformidade com o Regulamento Interno do Colégio Helen Keller, estabelece-se o compromisso de cumprimento das normas de conduta do aluno na sala de aula.

Regras de conduta / sala de aula Sanções relativas ao incumprimento das regras
1. Ser pontual.
A falta de pontualidade tem efeitos sobre a avaliação.
2. Ter na sua posse todo o material necessário.

Sempre que o aluno não se faça acompanhar do material necessário, inclusivamente o tablet (2.º e 3.º Ciclos), às atividades escolares, deverá o professor da disciplina registar o facto, no INOVAR+.

Nas aulas de Expressão Motora, Expressão e Educação Físico-motora ou Educação Física, o aluno que não se apresente com o equipamento do Colégio vestido poderá ser impedido de participar na aula, sendo sempre registada falta de material.

As faltas de material têm efeitos na avaliação.

3. Não é permitido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos a saída da sala de aula para se deslocar ao cacifo.
A acumulação de faltas de material a uma mesma disciplina, pode originar a perda do direito de utilização do cacifo, caso o tenha.
4. É obrigatório usar o polo oficial do Colégio nas visitas de estudo ou atividades realizadas  no recinto escolar ou fora do Centro, e que assim o justifiquem. .
Caso os alunos não cumpram, poderão ser impedidos de participar na atividade/visita de estudo.
5. Os tablets e telemóveis apenas poderão ser ligados mediante autorização do professor e usados excusivamente para fins didáticos.
Os alunos do 1.º Ciclo não estão autorizados a usar este tipo de equipamentos tecnológicos.
A falta de incumprimento desta norma, será feita uma ocorrência ao respetivo Diretor de Turma/Professor Titular.
6. Os alunos do 2.º e 3.º Ciclos deverão apresentar o seu tablet operacional e carregado para ser usado na aula.
À terceira ocorrência o aluno poderá ser impossibilitado de participar na aula e será feito um comunicado ao Enc. De Educação.
7. Respeitar as orientações e advertências dos professores / funcionários.
À segunda ocorrência do previsto nos pontos 6 a 8, ou à primeira ocorrência, caso esta seja grave, será dada ordem de saída da sala de aula (para um local a determinar) e a indicação da tarefa a realizar, sendo feita uma participação escrita da ocorrência.
8. Levantar o braço para pedir a palavra, sem interromper o professor ou os colegas.
9. Usar linguagem correta e adequada ao contexto de sala de aula.
10. Manter a sala arrumada e limpa.
Limpeza e/ou arrumação da sala antes de autorização de saída.
11. Os alunos do 2.º e 3.º Ciclos deverão usar sempre máscara protetora (COVID-19), bem como cumprir todas as regras recomendadas pela DGS.
Todos os alunos deverão entrar na sala de aula uma a um, desinfetando as mãos antes de sentar.
Em caso de não cumprimento desta norma, o aluno será impossibilitado de entrar na sala de aula.
12. Não é permitida a partilha/troca de material escolar.
O aluno será advertido para as consequências dos seus atos.

O aluno que persista no incumprimento das referidas regras ou viole outro dever previsto no Regulamento Interno, fica sujeito às medidas disciplinares corretivas ou medidas disciplinares sancionatórias previstas no referido regulamento.

2020/2021