Código de Conduta

2022/2023

Código de Conduta

Informação atualizada em setembro de 2022

Código de conduta do aluno na sala de aula e atividades

Em Conformidade com o Regulamento Interno do Colégio Helen Keller, estabelece-se o compromisso de cumprimento das normas de conduta do aluno em aula e atividades.

Regras de conduta em aula e atividades Sanções relativas ao incumprimento das regras
1. Ser pontual.
A falta de pontualidade tem efeitos sobre a avaliação.
2. Ter na sua posse todo o material necessário.

Sempre que o aluno não se faça acompanhar do material necessário, inclusivamente o tablet (2.º e 3.º Ciclos), às atividades escolares, deverá o professor da disciplina registar o facto, no INOVAR+.

Nas aulas de Expressão Motora, Expressão e Educação Físico-motora ou Educação Física (incluindo natação), o aluno que não se apresente com o equipamento do Colégio vestido poderá ser impedido de participar na aula, sendo sempre registada falta de material.

As faltas de material têm efeitos na avaliação.

3. Não é permitido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos a saída da sala de aula para se deslocar ao cacifo.
A acumulação de faltas de material a uma mesma disciplina, pode originar a perda do direito de utilização do cacifo.
4. É obrigatório usar polo/t-shirts oficial do colégio nas visitas de estudo ou atividades realizadas no recinto escolar ou fora do mesmo, e que assim o justifiquem. A imagem do CHK deve estar bem visível de forma a facilitar a identificação do aluno como elemento do grupo.
Caso os alunos não cumpram, poderão ser impedidos de participar na atividade/visita de estudo.
5. Os alunos do 2.º e 3.º Ciclos deverão apresentar o seu tablet carregado operacional.
Os tablets apenas poderão ser ligados mediante autorização do professor e usados exclusivamente para fins didáticos e, no final de cada aula, deverão ser guardados no cacifo da respetiva sala de aula.
À terceira ocorrência o aluno poderá ser impossibilitado de participar na aula e será feito um comunicado ao Enc. de Educação.
6. Os telemóveis não podem ser utilizados no período entre as 8h50 e as 16h10, os alunos deverão guardá-los dentro dos respetivos cacifos e apenas devem ser usados em situações excecionais e devidamente autorizadas.
O uso do telemóvel e tablet é interdito aos alunos do 1º ciclo.
Com o incumprimento desta norma, será feita uma ocorrência ao respetivo Diretor de Turma/Professor Titular.
7. Respeitar as orientações e advertências dos professores/ funcionários.
À segunda ocorrência do previsto nos pontos de 7 a 9, ou à primeira ocorrência, caso esta seja grave, será dada ordem de saída da sala de aula (para um local a determinar) e a indicação da tarefa a realizar, sendo feita uma participação escrita da ocorrência.
8. Levantar o braço para pedir a palavra, sem interromper o professor ou os colegas.
9. Usar linguagem correta e adequada ao contexto de aula.
10. Manter a sala arrumada e limpa.
Limpeza e/ou arrumação da sala antes de autorização de saída.
11. Aulas online apenas poderão ocorrer em casos de situações de isolamento profilático, devidamente justificado ou noutras situações de doença que impossibilitem o aluno de frequentar as aulas presenciais por períodos superiores a três dias, desde que devidamente justificadas.
12. Os casos de indisciplina e de conflitos graves serão encaminhados para o Gabinete de Mediação de Conflitos.

O aluno que persista no incumprimento das referidas regras ou viole outro dever previsto no Regulamento Interno, fica sujeito às medidas disciplinares corretivas ou medidas disciplinares sancionatórias previstas no referido regulamento.

2022/2023