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Código de Conduta

2024/2025

Código de Conduta

Informação atualizada em 18 de setembro de 2024

Código de conduta do aluno na sala de aula e atividades

Em Conformidade com o Regulamento Interno do Colégio Helen Keller, estabelece-se o compromisso de cumprimento das normas de conduta do aluno em aula e atividades.

Regras de conduta em aula e atividades Sanções relativas ao incumprimento das regras
1. Ser pontual.
A falta de pontualidade tem efeitos sobre a avaliação.
2. Ter na sua posse todo o material necessário.
  • O professor deverá registar a falta de material no INOVAR+.
  • Nas aulas de Expressão Motora, Expressão, Educação Físico-Motora, Educação Física e Natação, o aluno sem equipamento do Colégio pode ser impedido de participar, e a falta de material será registada.
  • As faltas de material têm efeitos na avaliação.
3. Não é permitido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos a saída da sala de aula para se deslocar ao cacifo.
A acumulação de faltas de material a uma mesma disciplina, pode originar a perda do direito de utilização do cacifo.
4. Uso obrigatório do polo oficial do colégio em visitas de estudo e atividades realizadas no recinto escolar ou fora do mesmo.
O incumprimento desta norma, os alunos poderão ser impedidos de participar na atividade/visita de estudo.
5. Uso do tablet (2.º e 3.º Ciclos):

  • Deve estar carregado e operacional.
  • Só pode ser ligado com autorização do professor.
  • Deve ser usado exclusivamente para fins didáticos e guardado no cacifo ao final da aula.
À terceira ocorrência, o aluno poderá ser impossibilitado de participar na aula e será feito um comunicado ao Enc. de Educação.
6. Uso de telemóveis e dispositivos eletrônicos:
  • Os telemóveis não podem ser utilizados no período entre as 8h50 e as 16h10, os alunos deverão guardá-los dentro dos respetivos cacifos e apenas devem ser usados em situações excecionais e devidamente autorizadas.
  • Antes e após os tempos letivos, os telemóveis só podem ser usados para efetuar chamadas ou mensagens.
  • O uso do telemóvel, tablet e smartwatches é interdito aos alunos do 1º ciclo.
O incumprimento desta norma resultará numa ocorrência reportada ao respetivo Diretor de Turma/Professor Titular.
7. Respeitar as orientações e advertências dos professores/ funcionários.
À segunda ocorrência do previsto nos pontos de 7 a 9( ou à primeira ocorrência, se grave) o aluno receberá ordem de saída da sala de aula (para um local a determinar) e a indicação da tarefa a realizar, e será feita uma participação escrita da ocorrência.
8. Levantar o braço para pedir a palavra, sem interromper o professor ou os colegas.
9. Usar linguagem correta e adequada ao contexto de aula.
10. Manter a sala arrumada e limpa.
Limpeza e/ou arrumação da sala antes de autorização de saída.
11. Aulas online apenas poderão ocorrer em casos de situações de isolamento profilático, devidamente justificado ou noutras situações de doença que impossibilitem o aluno de frequentar as aulas presenciais por períodos superiores a três dias, desde que devidamente justificadas.

O aluno que persista no incumprimento das referidas regras ou viole outro dever previsto no Regulamento Interno, fica sujeito às medidas disciplinares corretivas ou medidas disciplinares sancionatórias previstas no referido regulamento.

2024/2025