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Projeto Pedagógico da Creche

2025/2026

Projeto Pedagógico da Creche

2025/2026 – Informação atualizada

Introdução

O Projeto Pedagógico da creche do Colégio Helen Keller é um documento que espelha as principais dinâmicas e princípios pedagógicos da valência.

Ainda que se assuma como um do documento estruturante está na direta dependência do Projeto Educativo de Escola (PEE) e do Regulamento Interno do Colégio (RI).

O presente documento refere-se ao ano letivo 2025/ 2026, sendo avaliado, revisto e atualizado todos os anos letivos.

Quem Somos?

A creche do Colégio Helen Keller é composta por quatro salas: uma de berçário (sala Arco-Íris) e três de creche (Laranja, Violeta e Rosa), com uma lotação total de 60 crianças, dez das quais bebés.

Embora o Colégio Helen Keller tenha sido fundado em 1955, a valência de creche é relativamente recente, tendo sido inaugurada no ano letivo 2014/ 2015. Uma vez que durante os primeiros anos a procura não foi muito significativa, iniciámos as nossas atividades com alguns bebés no berçário e apenas uma sala de creche que se assumia, naturalmente, como heterogénea. Ao longo dos tempos, a procura foi sendo maior, potenciando a abertura da totalidade de salas de que dispomos atualmente.

  • Berçário (4 aos 12 meses/ aquisição da marcha)
    • Áreas disponíveis:
      • Sala Parque
      • Berçário
      • Copa de Leites
      • Zona de higienização
      • Área exterior ampla
    • Lotação: 10 bebés
    • Educadora responsável: Susana Patatas
    • Auxiliar: Vanda Lopes
    • Auxiliar: Maria João Chester
    • Auxiliar responsável: Marta Sousa
  • Creche (salas heterogéneas: 12 aos 36 meses)
    • Áreas disponíveis:
      • Áreas temáticas em cada sala
      • Refeitório
      • Casa de banho com fraldário
      • Parque infantil exterior
    • Sala Rosa:
      • Lotação: 16 crianças
      • Educadora: Patrícia Lopes
      • Auxiliar: Sónia Machado
    • Sala Laranja:
      • Lotação: 14 crianças
      • Educadora: Maria Bernardo
      • Auxiliar: Filipa Almeida
    • Sala Violeta:
      • Lotação: 16 crianças
      • Educadora: Anabela Barbosa
      • Auxiliar: Verónica Sousa

A creche conta ainda com a colaboração de diferentes técnicos que colaboram em áreas distintas. A saber:

  • Ana Luísa Carvalho – Psicomotricista que assegura as aulas bissemanais de psicomotricidade nas três salas de creche;
  • Jorge Laurentino – Professor que assegura as aulas semanais de música a todas as salas;
  • Departamento de Educação Especial – composto por diversos técnicos especialistas que trabalham diretamente com as crianças quer em sala, quer fora da mesma:
    • 3 professores de educação especial;
    • 2 psicólogas;
    • 1 terapeuta ocupacional;
    • 1 terapeuta da fala;
    • 1 psicomotricista.

Comunicação

Atendendo à tenra idade das crianças que constituem o berçário e a creche, a comunicação entre os responsáveis de sala e as famílias é diária.

Além dos diálogos presenciais e informais que ocorrem ao início e ao final do dia (quando levam e vão buscar as crianças à escola), todas as responsáveis de sala disponibilizam aos pais um email institucional o qual facilita a comunicação e formaliza algumas questões relevantes.

A escola dispõe ainda de uma plataforma de comunicação: a Teams. Esta plataforma permite uma comunicação individual com cada família, partilha de imagens e de informações.

Além de todas estas possibilidades, cada responsável de sala dispõe ainda de um horário de atendimento semanal aos encarregados de educação de modo a poderem, de forma individual, tratar de questões particulares de cada criança.

Existe ainda 1 reunião geral de pais em setembro.

Plano de Atividades Sociopedagógicas

Cada criança apresenta o seu próprio ritmo de desenvolvimento, o qual deve ser encarado como único. Cabe aos profissionais que trabalham diretamente com a criança assegurarem a individualidade de cada um, respeitando os seus ritmos e potenciando o seu desenvolvimento.

Não obstante, existem algumas metas que assumimos como “padrão”, a partir das quais se planificam e desenvolvem as atividades de sala.

  4 aos 12 meses 13 aos 24 meses 25 aos 36 meses
Interação/ compreensão •      Demonstração de afeto
•      Reação ao toque
•      Choro, birras
•      Reagir aos diferentes tons de voz
•      Demonstração de afeto
•      Choro, birras
•      Reagir aos diferentes tons de voz
•      Conhecimento e respeito pelos pares
•      Aprendizagens individuais
•      Demonstrar alegria e sorrir
•      Reconhecer rotinas e objetos
•      Dizer sim ou não
•      Dizer olá e adeus
•      Reconhecer o seu nome
•      Relação com o adulto e pares
•      Aprendizagens individuais
•      Reconhecer rotinas e objetos
•      Reconhecimento e utilização das regras sociais
Comunicação/ linguagem •      Choro
•      Palrar e vocalizar
•      Sorriso/riso
•      Gargalhadas
•      Imitação de sons
•      Repetição de sons/ monossílabos
•      Primeiras palavras
•      Negação e afirmação
•      Choro
•      Palrar e vocalizar
•      Sorriso/riso
•      Gargalhadas
•      Repetição de sons/ palavras
•      Negação e afirmação
•      Vocabulário
•      Formação de frases
Motricidade (desenvolvimento motor) •      Sentar sem apoio
•      Preensão, procura e manuseamento de objetos (transferir de uma mão para a outra)
•      Posição ereta
•      Gatinhar
•      Primeiros passos
•      Ficar de pé sem apoio
•      Primeiros passos
•       Educação postural
•       Sempre que possível fazer atividades ao ar livre para incentivar a aquisição de competências motoras;
•       Incentivar a autonomia em termos alimentares para desenvolver a motricidade e autoestima;
Música •       Reconhecimento de sons (Guizos, brinquedos com sons, vozes de animais)
•       Imitação de sons (palmas, vozes de animais, canções)
•       Reação a diversos sons
•       Reconhecimento e imitação de sons (palmas, onomatopeias, canções)
•       Reação a diversos sons (palmas, dança)
•       Reconhecimento e imitação de sons (palmas, onomatopeias, canções)
•       Reação a diversos sons (palmas, dança)
Expressão Plástica •       Reação às texturas (tecidos, peluches, tintas, massa de modelar)
•       Reação à temperatura
•       Coordenação oculo-manual
•       Motricidade fina
•       Reação a diferentes texturas (áspero, macio)
•       Reação à temperatura (quente, frio)
•       Coordenação oculo manual
•       Motricidade fina
•       Reação a diferentes texturas (áspero e macio)
•       Reação à temperatura (quente e frio)

Organização semanal

8h00
9h30
Acolhimento
9h30
10h00
Lanche da manhã/Higiene
10h00
10h30
Atividade de sala
10h30
11h00
Higiene
11h00
11h30
Almoço
11h30
12h00
Higiene
12h00
14h00
Sesta
14h00
15h00
Higiene/Atividades de Sala
15h00
15h30
Lanche da tarde
15h30
16h00
Higiene
16h00
18h00
Brincadeira livre supervisionada
18h00
19h00
Prolongamento de horário – brincadeira livre supervisionada

Datas comemorativas

De modo a potenciar o contexto em que se insere, a creche comemora diversas datas, a partir das quais explora diversos conteúdos transversais. O facto de se encontrar associada a outras valências existentes na escola (Jardim de Infância, 1º, 2º e 3º ciclos) potencia também a existência de pequenos projetos nos quais se integram.

Temas mais significativos:

  • Receção aos novos alunos – regresso à escola (2 de setembro)
  • Início do outono (21 de setembro)
  • Dia da Bengala Branca (15 de outubro)
  • Dia de S. Martinho (11 de novembro)
  • Dia Nacional do Pijama (20 de novembro)
  • Início do inverno (21 de dezembro)
  • Natal
  • Carnaval (17 de fevereiro, mas comemoramos dia 13)
  • Dia Mundial da Árvore (21 de março)
  • Início da Primavera (21 de março)
  • Páscoa (5 de abril)
  • Dia da Família (15 de maio)
  • Dia Mundial da Criança (1 de junho)
  • Arraial CHK (26 de junho)
  • Início do verão (21 de junho)
  • Dia dos Avós (26 de julho)
  • Ambiente (o CHK é uma Eco-Escola)

Avaliação

A avaliação das crianças deve ser encarada como contínua e sistemática. A fase de desenvolvimento em que se encontram é de profundo crescimento intelectual, afetivo, motor e pessoal.

Partindo deste pressuposto, as educadoras procedem a registos regulares nomeadamente listas de verificação onde vão assinalando as “conquistas” das crianças (Plano Desenvolvimento Individual). Essas evoluções vão sendo partilhadas e discutidas com os pais com grande regularidade, mantendo-se uma relação próxima que facilita o trabalho conjunto entre a escola e a família.

Não obstante das dinâmicas diárias, as educadoras realizam dois momentos de avaliação formal: em fins de janeiro e em junho/julho, sendo estas partilhadas com os pais de forma presencial.

Envolvimento parental

Os pais e restante família alargada são o alicerce de qualquer criança, contudo, é na escola que passam grande parte do seu dia sendo, por isso, crucial o trabalho em parceria. Nesta fase do desenvolvimento, mais do que em qualquer outra, os papeis da escola e da família entrelaçam-se assumindo ambas responsabilidades significativas no que respeita ao desenvolvimento integral da criança. À medida que vão crescendo – e não obstante da importância que esta parceria assume sempre – os papeis vão ficando mais bem definidos. No entanto, nesta fase precoce do desenvolvimento, famílias e escolas têm de estar em sintonia e “remar” todos na mesma direção, procedendo a contínuo de práticas que visam o desenvolvimento e estimulação da criança.

Ainda assim, é na escola que se encontram os profissionais aptos e munidos de competências e saberes relacionados com o desenvolvimento infantil. É por isso que a escola deve também assumir um papel formador e que promova a reflexão dos e entre os pais. Este percurso, embora nem sempre linear, ajuda a fomentar pontes benéficas entre a escola e a casa e ajuda a acalmar algumas ansiedades normais entre os pais. Torna-se reconfortante para os pais perceberem que outros vivem as mesmas angústias, desconstruindo-as em conjunto e antecipando potenciais crises. Estas partilhas – promovidas pela escola – ajudam ainda a fomentar a confiança nos profissionais que cuidam das crianças diariamente e que os guiam no seu crescimento pessoal.

O Colégio Helen Keller dinamiza, ao longo do ano letivo diversas ações de formação/ sensibilização para pais, sendo algumas delas alargadas a outros elementos da comunidade escolar.

Formação Dinamizador Destinatário Objetivos Data Prevista

Tertúlia

Sono e rotinas

Psicóloga do CHK Pais do Berçário e Creche
  • Orientações sobre a importância de rotinas de sono, dicas para melhorar a qualidade do descanso.

 

Novembro 2025

Tertúlia

Brincar Eurístico

Coordenadora creche e JI Pais do Berçário e Creche
  • A importância do brincar livre e espontâneo: como o brincar contribui para o desenvolvimento integral.

 

Fevereiro 2026

Tertúlia

Limites e disciplina positiva

Psicóloga CHK Pais do Berçário e Creche
  • Como estabelecer regras de forma amorosa e respeitosa.
Abril 2026

Tertúlia  linguagem

Terapeuta da Fala CHK Pais do Berçário e Creche
  • Desenvolvimento da linguagem
  • Sinais de alarme
Maio 2026

Conclusão

Conscientes de que a creche corresponde a um momento da evolução das crianças com um enorme potencial, e onde todos os dias surgem novas descobertas, novas aprendizagens, é fundamental contar com a colaboração de profissionais motivados e capazes, mas acima de tudo, com a capacidade de articular diretamente com as famílias, fazendo a ponte entre a casa e a escola.

O presente projeto pedagógico visa compilar a informação mais relevante e com maior impacto nas vivências das crianças e suas famílias.

O mesmo é sujeito a uma avaliação no final do ano letivo, a partir da qual se procedem às alterações para o ano seguinte.

Colégio Helen Keller
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