2025/2026
Projeto Pedagógico da Creche
Introdução
O Projeto Pedagógico da creche do Colégio Helen Keller é um documento que espelha as principais dinâmicas e princípios pedagógicos da valência.
Ainda que se assuma como um do documento estruturante está na direta dependência do Projeto Educativo de Escola (PEE) e do Regulamento Interno do Colégio (RI).
O presente documento refere-se ao ano letivo 2025/ 2026, sendo avaliado, revisto e atualizado todos os anos letivos.
Quem Somos?
A creche do Colégio Helen Keller é composta por quatro salas: uma de berçário (sala Arco-Íris) e três de creche (Laranja, Violeta e Rosa), com uma lotação total de 60 crianças, dez das quais bebés.
Embora o Colégio Helen Keller tenha sido fundado em 1955, a valência de creche é relativamente recente, tendo sido inaugurada no ano letivo 2014/ 2015. Uma vez que durante os primeiros anos a procura não foi muito significativa, iniciámos as nossas atividades com alguns bebés no berçário e apenas uma sala de creche que se assumia, naturalmente, como heterogénea. Ao longo dos tempos, a procura foi sendo maior, potenciando a abertura da totalidade de salas de que dispomos atualmente.
- Berçário (4 aos 12 meses/ aquisição da marcha)
- Áreas disponíveis:
- Sala Parque
- Berçário
- Copa de Leites
- Zona de higienização
- Área exterior ampla
- Lotação: 10 bebés
- Educadora responsável: Susana Patatas
- Auxiliar: Vanda Lopes
- Auxiliar: Maria João Chester
- Auxiliar responsável: Marta Sousa
- Áreas disponíveis:
- Creche (salas heterogéneas: 12 aos 36 meses)
- Áreas disponíveis:
- Áreas temáticas em cada sala
- Refeitório
- Casa de banho com fraldário
- Parque infantil exterior
- Sala Rosa:
- Lotação: 16 crianças
- Educadora: Patrícia Lopes
- Auxiliar: Sónia Machado
- Sala Laranja:
- Lotação: 14 crianças
- Educadora: Maria Bernardo
- Auxiliar: Filipa Almeida
- Sala Violeta:
- Lotação: 16 crianças
- Educadora: Anabela Barbosa
- Auxiliar: Verónica Sousa
- Áreas disponíveis:
A creche conta ainda com a colaboração de diferentes técnicos que colaboram em áreas distintas. A saber:
- Ana Luísa Carvalho – Psicomotricista que assegura as aulas bissemanais de psicomotricidade nas três salas de creche;
- Jorge Laurentino – Professor que assegura as aulas semanais de música a todas as salas;
- Departamento de Educação Especial – composto por diversos técnicos especialistas que trabalham diretamente com as crianças quer em sala, quer fora da mesma:
- 3 professores de educação especial;
- 2 psicólogas;
- 1 terapeuta ocupacional;
- 1 terapeuta da fala;
- 1 psicomotricista.
Comunicação
Atendendo à tenra idade das crianças que constituem o berçário e a creche, a comunicação entre os responsáveis de sala e as famílias é diária.
Além dos diálogos presenciais e informais que ocorrem ao início e ao final do dia (quando levam e vão buscar as crianças à escola), todas as responsáveis de sala disponibilizam aos pais um email institucional o qual facilita a comunicação e formaliza algumas questões relevantes.
A escola dispõe ainda de uma plataforma de comunicação: a Teams. Esta plataforma permite uma comunicação individual com cada família, partilha de imagens e de informações.
Além de todas estas possibilidades, cada responsável de sala dispõe ainda de um horário de atendimento semanal aos encarregados de educação de modo a poderem, de forma individual, tratar de questões particulares de cada criança.
Existe ainda 1 reunião geral de pais em setembro.
Plano de Atividades Sociopedagógicas
Cada criança apresenta o seu próprio ritmo de desenvolvimento, o qual deve ser encarado como único. Cabe aos profissionais que trabalham diretamente com a criança assegurarem a individualidade de cada um, respeitando os seus ritmos e potenciando o seu desenvolvimento.
Não obstante, existem algumas metas que assumimos como “padrão”, a partir das quais se planificam e desenvolvem as atividades de sala.
| 4 aos 12 meses | 13 aos 24 meses | 25 aos 36 meses | |
| Interação/ compreensão | • Demonstração de afeto • Reação ao toque • Choro, birras • Reagir aos diferentes tons de voz |
• Demonstração de afeto • Choro, birras • Reagir aos diferentes tons de voz • Conhecimento e respeito pelos pares • Aprendizagens individuais • Demonstrar alegria e sorrir • Reconhecer rotinas e objetos • Dizer sim ou não • Dizer olá e adeus • Reconhecer o seu nome |
• Relação com o adulto e pares • Aprendizagens individuais • Reconhecer rotinas e objetos • Reconhecimento e utilização das regras sociais |
| Comunicação/ linguagem | • Choro • Palrar e vocalizar • Sorriso/riso • Gargalhadas • Imitação de sons • Repetição de sons/ monossílabos • Primeiras palavras • Negação e afirmação |
• Choro • Palrar e vocalizar • Sorriso/riso • Gargalhadas • Repetição de sons/ palavras • Negação e afirmação |
• Vocabulário • Formação de frases |
| Motricidade (desenvolvimento motor) | • Sentar sem apoio • Preensão, procura e manuseamento de objetos (transferir de uma mão para a outra) • Posição ereta • Gatinhar • Primeiros passos |
• Ficar de pé sem apoio • Primeiros passos |
• Educação postural • Sempre que possível fazer atividades ao ar livre para incentivar a aquisição de competências motoras; • Incentivar a autonomia em termos alimentares para desenvolver a motricidade e autoestima; |
| Música | • Reconhecimento de sons (Guizos, brinquedos com sons, vozes de animais) • Imitação de sons (palmas, vozes de animais, canções) • Reação a diversos sons |
• Reconhecimento e imitação de sons (palmas, onomatopeias, canções) • Reação a diversos sons (palmas, dança) |
• Reconhecimento e imitação de sons (palmas, onomatopeias, canções) • Reação a diversos sons (palmas, dança) |
| Expressão Plástica |
• Reação às texturas (tecidos, peluches, tintas, massa de modelar) • Reação à temperatura |
• Coordenação oculo-manual • Motricidade fina • Reação a diferentes texturas (áspero, macio) • Reação à temperatura (quente, frio) |
• Coordenação oculo manual • Motricidade fina • Reação a diferentes texturas (áspero e macio) • Reação à temperatura (quente e frio) |
Organização semanal
| 8h00 9h30 |
Acolhimento |
| 9h30 10h00 |
Lanche da manhã/Higiene |
| 10h00 10h30 |
Atividade de sala |
| 10h30 11h00 |
Higiene |
| 11h00 11h30 |
Almoço |
| 11h30 12h00 |
Higiene |
| 12h00 14h00 |
Sesta |
| 14h00 15h00 |
Higiene/Atividades de Sala |
| 15h00 15h30 |
Lanche da tarde |
| 15h30 16h00 |
Higiene |
| 16h00 18h00 |
Brincadeira livre supervisionada |
| 18h00 19h00 |
Prolongamento de horário – brincadeira livre supervisionada |
Datas comemorativas
De modo a potenciar o contexto em que se insere, a creche comemora diversas datas, a partir das quais explora diversos conteúdos transversais. O facto de se encontrar associada a outras valências existentes na escola (Jardim de Infância, 1º, 2º e 3º ciclos) potencia também a existência de pequenos projetos nos quais se integram.
Temas mais significativos:
- Receção aos novos alunos – regresso à escola (2 de setembro)
- Início do outono (21 de setembro)
- Dia da Bengala Branca (15 de outubro)
- Dia de S. Martinho (11 de novembro)
- Dia Nacional do Pijama (20 de novembro)
- Início do inverno (21 de dezembro)
- Natal
- Carnaval (17 de fevereiro, mas comemoramos dia 13)
- Dia Mundial da Árvore (21 de março)
- Início da Primavera (21 de março)
- Páscoa (5 de abril)
- Dia da Família (15 de maio)
- Dia Mundial da Criança (1 de junho)
- Arraial CHK (26 de junho)
- Início do verão (21 de junho)
- Dia dos Avós (26 de julho)
- Ambiente (o CHK é uma Eco-Escola)
Avaliação
A avaliação das crianças deve ser encarada como contínua e sistemática. A fase de desenvolvimento em que se encontram é de profundo crescimento intelectual, afetivo, motor e pessoal.
Partindo deste pressuposto, as educadoras procedem a registos regulares nomeadamente listas de verificação onde vão assinalando as “conquistas” das crianças (Plano Desenvolvimento Individual). Essas evoluções vão sendo partilhadas e discutidas com os pais com grande regularidade, mantendo-se uma relação próxima que facilita o trabalho conjunto entre a escola e a família.
Não obstante das dinâmicas diárias, as educadoras realizam dois momentos de avaliação formal: em fins de janeiro e em junho/julho, sendo estas partilhadas com os pais de forma presencial.
Envolvimento parental
Os pais e restante família alargada são o alicerce de qualquer criança, contudo, é na escola que passam grande parte do seu dia sendo, por isso, crucial o trabalho em parceria. Nesta fase do desenvolvimento, mais do que em qualquer outra, os papeis da escola e da família entrelaçam-se assumindo ambas responsabilidades significativas no que respeita ao desenvolvimento integral da criança. À medida que vão crescendo – e não obstante da importância que esta parceria assume sempre – os papeis vão ficando mais bem definidos. No entanto, nesta fase precoce do desenvolvimento, famílias e escolas têm de estar em sintonia e “remar” todos na mesma direção, procedendo a contínuo de práticas que visam o desenvolvimento e estimulação da criança.
Ainda assim, é na escola que se encontram os profissionais aptos e munidos de competências e saberes relacionados com o desenvolvimento infantil. É por isso que a escola deve também assumir um papel formador e que promova a reflexão dos e entre os pais. Este percurso, embora nem sempre linear, ajuda a fomentar pontes benéficas entre a escola e a casa e ajuda a acalmar algumas ansiedades normais entre os pais. Torna-se reconfortante para os pais perceberem que outros vivem as mesmas angústias, desconstruindo-as em conjunto e antecipando potenciais crises. Estas partilhas – promovidas pela escola – ajudam ainda a fomentar a confiança nos profissionais que cuidam das crianças diariamente e que os guiam no seu crescimento pessoal.
O Colégio Helen Keller dinamiza, ao longo do ano letivo diversas ações de formação/ sensibilização para pais, sendo algumas delas alargadas a outros elementos da comunidade escolar.
| Formação | Dinamizador | Destinatário | Objetivos | Data Prevista |
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Tertúlia Sono e rotinas |
Psicóloga do CHK | Pais do Berçário e Creche |
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Novembro 2025 |
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Tertúlia Brincar Eurístico |
Coordenadora creche e JI | Pais do Berçário e Creche |
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Fevereiro 2026 |
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Tertúlia Limites e disciplina positiva |
Psicóloga CHK | Pais do Berçário e Creche |
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Abril 2026 |
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Tertúlia linguagem |
Terapeuta da Fala CHK | Pais do Berçário e Creche |
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Maio 2026 |
Conclusão
Conscientes de que a creche corresponde a um momento da evolução das crianças com um enorme potencial, e onde todos os dias surgem novas descobertas, novas aprendizagens, é fundamental contar com a colaboração de profissionais motivados e capazes, mas acima de tudo, com a capacidade de articular diretamente com as famílias, fazendo a ponte entre a casa e a escola.
O presente projeto pedagógico visa compilar a informação mais relevante e com maior impacto nas vivências das crianças e suas famílias.
O mesmo é sujeito a uma avaliação no final do ano letivo, a partir da qual se procedem às alterações para o ano seguinte.
