Colégio Helen Keller

Semana da educação inclusiva

Em prol dos direitos humanos, tem sido feito um longo caminho rumo à inclusão, de forma a eliminar barreiras e promover a igualdade de oportunidades. Neste sentido, a escola tem como missão criar um ambiente educativo capaz de promover uma educação para todos. Uma escola capaz de formar cidadãos autónomos, responsáveis, tolerantes e respeitadores.

Assim, de 16 a 20 de outubro de 2024, comemorámos a semana da educação inclusiva, que teve como principal objetivo a sensibilização de toda a comunidade escolar para a importância de conhecer, entender, respeitar e incluir!

Desde funcionários a alunos, do berçário ao 9.º ano foram várias as experiências e os desafios lançados.

Foram dinamizadas sessões de sensibilização sobre saúde mental, técnicas de guia para a deficiência visual, Braille e Língua Gestual Portuguesa.

No âmbito da deficiência visual, surgiram mais experiências… vendámos os olhos e assistimos a uma curta-metragem sem e com áudio descrição… Que desafio! Juntos, refletimos…

O desporto adaptado também esteve presente com o boccia, voleibol sentado, futebol para cegos e goalball. Oportunidades e experiências essenciais para o desenvolvimento dos alunos.

Os mais novos descobriram livros especiais, falaram sobre as emoções e divertiram-se em atividades multissensoriais.

Terminámos com momentos de partilha de experiências de um ex-aluno com deficiência visual, Aliu Baio.

Foi uma semana repleta de desafios, de saberes e práticas inclusivas que caracterizam o quotidiano no nosso Colégio Helen Keller.