Colégio Helen Keller
Mega Sprinter 2023
O Megasprinter é um projeto complementar do Desporto Escolar, que surgiu duma parceria entre a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e a Direção Geral de Educação / Desporto Escolar (DGE/DE) realizada nos últimos anos letivos, na procura de rentabilizar meios e interesses comuns: população alvo, instalações desportivas, material desportivo, recursos humanos.
Motivar e sensibilizar os alunos para a prática do Atletismo, são os grandes objetivos deste Projeto.
O Megasprinter consta da realização de provas de Velocidade de 40 metros e de atividades complementares como as estafetas mistas (envolvendo diferentes escalões e géneros), uma prova de Salto em Comprimento, uma prova de 1000 metros, uma prova de Lançamento do Peso e uma prova de Lançamento de Precisão, para alunos em cadeiras de rodas.
A corrida de 40 metros desenvolve-se tendo como referência a velocidade, uma qualidade física fundamental no desenvolvimento motor da criança/jovem, transversal à prática de quase todas as atividades desportivas. E apadrinhada desde o início por Francis Obikwelu, vice – campeão Olímpico nos 100 metros, campeão da Europa nos 60, 100 e 200 metros e co-recordista da Europa nos 100 metros. Tem ainda como patrono Arnaldo Abrantes vice – campeão Europeu Sub-23 da estafeta 4X100 metros e dezenas de vezes atleta internacional, com presenças em Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo e Campeonatos da Europa.
O Salto em Comprimento é apadrinhado pelos atletas olímpicos Naíde Gomes, campeã do Mundo e da Europa de salto em comprimento de pista coberta e Nelson Évora, campeão olímpico e do Mundo de triplo salto, além de medalhado e detentor de várias classificações de top em Campeonatos do Mundo e da Europa.
O KM é apadrinhado pelo atleta olímpico Rui Silva, medalha de bronze nos 1500 metros, nos Jogos Olímpicos de 2004 , tendo conquistado mais 14 medalhas em Campeonatos do Mundo e da Europa, 5 das quais de ouro.
O Mega Lançamento é apadrinhado pelo atleta olímpico Marco Fortes e vencedor de 6 medalhas em competições internacionais.
As atividades distribuem-se por três fases (fase escola, regional e nacional) com o objetivo de apurar os melhores alunos do País, em cada uma destas disciplinas do Atletismo. Para os nacionais, apenas se qualificam os melhores atletas jovens do país(1).
O Colégio Helen Keller faz-se representar habitualmente na competição da fase regional (escolas da Cidade de Lisboa) com os alunos que obtêm melhor classificação na prova interna, nas corridas de 40 metros e 1000 metros.
Em 2018, pela primeira vez o colégio teve o direito a participar na competição Nacional, através da aluna Francisca Maló, nos 1000 metros, tendo na altura obtido o 14.º Lugar. Este ano, a aluna Madalena Sousa, depois de se apurar nas duas fases preliminares, obteve com o tempo de 3′ 32” 39 o título de Campeã Nacional.