Colégio Helen Keller
XVI Congresso Nacional de Cientistas em Ação
As alunas Diana Barreto, Maria Teles, Carolina Cristiano e Ana Sofia Canejo, do 9º ano da nossa escola, conquistaram, no passado mês de abril, o 1. lugar no XVI Congresso Nacional de Cientistas em Ação, realizado em Estremoz. As jovens participaram com o trabalho “Análise de regurgitações de coruja-das-torres, Tyto alba“, desenvolvido no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, durante seis meses.
O trabalho consistiu na análise cuidadosa das regurgitações da coruja-das-torres, uma espécie de ave de rapina noturna bastante comum em Portugal. A partir das amostras recolhidas, as alunas investigaram os hábitos alimentares deste animal, identificando as diferentes espécies de pequenos mamíferos que compõem a sua dieta.
O mérito das nossas alunas é indiscutível, tendo em conta que o Congresso Nacional de Cientistas em Ação é um grande evento científico dirigido a jovens em Portugal, contando com a participação de muitos projetos de todo o país. Além disso, este é o segundo ano em que o colégio leva para casa o Prémio Déodat Dolomieu, que reconhece o trabalho de excelência na área das Ciências Naturais.
Ficámos muito orgulhosos pelo desempenho das nossas alunas e sabemos que este prémio é um testemunho do seu empenho, perseverança e talento. Mais do que uma conquista individual, esta é uma prova do valor do ensino que oferecemos e da qualidade das nossas alunas. Parabéns, Diana, Maria, Carolina e Ana Sofia! Continuem a explorar o mundo das ciências e a inspirar outros jovens a seguir os vossos passos.
Fica, ainda, um agradecimento ao Dr. Ricardo Tomé, biólogo ornitologista, pela cedência das regurgitações e pelo apoio na análise das mesmas, e um testemunho de uma das participantes…”Professora, nunca mais me vou esquecer deste dia!”